B2B é a sigla para Business To Business, termo que no jargão comercial se refere às empresas que vendem produtos para outras empresas. Em outras palavras, podemos chamar este mercado de atacado. Neste artigo, nós abordaremos o uso do E-mail Marketing B2B, uma ferramenta que certamente pode gerar mais conversões tanto de contatos quanto de clientes na sua empresa. Confira!
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E-MAIL MARKETING B2B: CONCEITO E USO
Ao pé da letra, E-mail Marketing B2B é a atividade na qual um profissional do ramo de vendas de uma empresa que deseja comercializar um produto envia sistematicamente mensagens de e-mail com ofertas para profissionais da área de compras de outras empresas que desejam adquirir tal produto.
Resumindo, o E-mail Marketing B2B é basicamente um vendedor corporativo tentando vender algo para vários compradores corporativos ao mesmo tempo. Em geral, este tipo de venda requer um estudo prévio por parte dos compradores, o que no linguajar raiz denomina-se “cotação”.
Então, valendo-se da fase de cotação dos compradores, o vendedor B2B pode realizar uma estratégia de E-mail Marketing integrada com Inbound Marketing e Automação de Marketing. Desse modo, ele poderá mostrar seu produto e condições de venda gradativamente para múltiplos compradores com interesses em comum, e fixar um relacionamento comercial de longo prazo com eles. Continue lendo!
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USANDO O E-MAIL MARKETING B2B
O primeiro passo para colocar em prática uma estratégia de E-mail Marketing B2B é definir o público. Logo, faça uma lista de empresas e setores do mercado que precisam daquilo que a sua empresa vende. Em seguida, com base na sua sondagem de mercado, desenvolva um projeto de Inbound Marketing.
O Inbound Marketing requer prever como será a Jornada de Compra dos seus clientes. E, com base nisso, deve-se criar conteúdo ideal para o seu público em formato de posts, e-books, vídeos, infográficos, pesquisas, etc., para as fases de Topo, Meio e Fundo de Funil de Vendas. Isso lhe permitirá captar uma lista de contatos abrangente de compradores potenciais, para os quais você poderá enviar mensagens de e-mail com ofertas no momento oportuno.
Além disso, na medida em que os compradores avançam nas etapas da Jornada de Compra e do Funil de Vendas, seu sistema de Inbound Marketing irá relacionar, qualificar ou segmentar seu público. Ou seja, ele separará contatos com interesses em comuns em listas diferentes. E aí você enviará mensagens de e-mail diferentes, personalizadas, com propostas e produtos conforme a necessidade de cada grupo. Prossiga para saber mais!
A Automação de Marketing
Em paralelo com o Inbound Marketing é importante trabalhar com Automação de Marketing. Por meio de uma plataforma como a RD Station, você pode distribuir as mensagens de E-mail Marketing B2B de forma automática, agilizando o processo. Em Marketing, chamamos isso de nutrição de leads.
A Automação de Marketing garante também uma segmentação automática de contatos. Desse modo, você não precisará ficar ligando para os compradores o tempo todo. Em verdade, só será preciso contatar por telefone os compradores mais indecisos e que precisarem de informações mais específicas.
Enfim, para que esta estratégia que leva em conta a aplicação de Inbound Marketing, Funil de Vendas, Jornada de Compras, Automação de Marketing e E-mail Marketing B2B funcione bem, é importante testar e otimizar sobretudo os fluxos de mensagens. Fique esperto(a) quanto a isso!
No mais, o E-mail Marketing B2B pode proporcionar muitas vantagens. Conheça algumas delas em seguida!
O QUE VOCÊ GANHA COM E-MAIL MARKETING B2B?
Utilizando o E-mail Marketing B2B em combinação com Inbound, Automação, Funil e Jornada você obtém:
- Mais facilidade para criar uma lista de compradores interessados nos produtos que sua empresa vende;
- Conhecimento abrangente dos contatos, o que permite personalizar mensagens e melhorar resultados;
- Distribuição de mensagens ampla e rápida, garantindo uma comunicação eficiente com compradores;
- Distribuição personalizada de mensagens de nutrição de leads, aumentando as chances de sucesso;
- Derrubada gradual de objeções dos compradores via conteúdo, gerando mais decisões de compras.
Como se pode ver, o E-mail Marketing B2B é uma ferramenta indispensável para quem pretende vender para outras empresas. Portanto, não fique fora disso! Implemente já no seu e-commerce!
COMO IMPLEMENTAR?
Para implementar E-mail Marketing B2B, Inbound Marketing, Jornada de Compra, Funil de Vendas e Automação de Marketing no seu e-commerce, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificação nas plataformas automatizadoras RD Station e E-goi e, portanto, tem habilitação para planejar, criar, implementar, testar, configurar, otimizar, evoluir, escalar e gerenciar projetos com estas tecnologias. Além disso, ela fornece serviços de treinamento, consultoria e assessoria.
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