Do Idioma Inglês, a palavra “grocery” significa mercearia e a sigla “e” é a abreviatura de electronic commerce (comércio eletrônico). O e-grocery é, desse modo, um termo que dá nome ao comércio de alimentos e mercadorias de uso doméstico via aparelhos eletrônicos sobretudo na internet.
De acordo com matéria do E-commerce Brasil, o setor de alimentos e bebidas foi o que mais cresceu nos últimos meses. As vendas online de alguns produtos deste ramo subiram acima dos 1000%. E se continuar assim, o e-grocery tem tudo para se tornar uma das categorias mais importantes do e-commerce nos próximos anos.
Por isso é que muitos donos de mercearias e mercados regionais de pequeno e médio porte como você já estão planejando e implantando lojas virtuais. Isto é, eles têm lojas físicas, mas agora querem apostar também no e-grocery. Será que vale a pena? Saiba a resposta em seguida!
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VANTAGENS DO E-GROCERY
Há benefícios para todo mundo. Por exemplo, no e-grocery os consumidores podem:
- Comprar em qualquer dia e a qualquer hora;
- Comprar a partir de qualquer lugar com acesso à internet;
- Selecionar produtos e fechar pedidos de um jeito mais fácil e ágil;
- Escapar do estresse dos congestionamentos de trânsito;
- Evitar a perda de tempo em filas;
- Fugir das aglomerações e, dessa forma, ficar longe da Covid-19;
- Retirar os produtos na porta de uma loja física ou receber em casa.
Como se pode observar, no e-grocery a experiência de compra melhora porque fica mais prática, rápida e segura. Uma vez que um consumidor experimenta esse serviço pela primeira vez fica muito difícil ele voltar para a condição anterior, a qual lhe toma tempo e causa estresse.
Do outro lado, isto é, do lado dos comerciantes, também há muitas vantagens. Ao abrir um e-grocery você pode, por exemplo:
- Vender online itens de limpeza, alimentos, bebidas, higiene, padaria, utensílios e muito mais;
- Abastecer os consumidores do seu bairro, distrito ou cidade de um jeito mais prático;
- Aproveitar o crescimento da categoria e crescer junto;
- Crescer mais que os seus concorrentes que preferem ficar só no varejo físico;
- Conquistar as novas gerações de consumidores que já nasceram conectadas;
- Vender ininterruptamente, ou seja, 24 horas por dia, todos os dias do ano;
- Divulgar suas páginas de produtos para além do regional, isto é, nacionalmente.
E, então, o que acha? Me diz aí se o e-grocery não é uma boa ideia? Que tal começar agora a montar o seu? Conte com mais esse canal de venda e aumente o poder do seu negócio!
COMO MONTAR UM E-GROCERY
De forma básica, para montar um e-grocery você deve passar pelas seguintes fases:
Empreendedorismo, legalização e regularidade:
O primeiro passo é colocar seu projeto no papel. Use para isso recursos de empreendedorismo como o Plano de Negócios e Business Model Canvas. Logo depois, abra uma empresa, isto é, legalize. Mantenha, enfim, a regularidade fiscal.
Caso já possua empresa aberta, então tome o cuidado de adequar o Cnae para e-commerce. Certamente você precisará contratar uma contabilidade para e-commerce para lhe ajudar com estes trâmites.
Implantação de e-commerce:
Depois de resolver a questão burocrática, passe para a fase de implantação de e-commerce. Escolha a melhor plataforma e-commerce para o seu projeto. Se você já tiver uma mercearia ou mercado no varejo físico, então opte por uma plataforma de comércio unificado.
Para criar o layout e Design da loja virtual, subir seu catálogo de produtos e outras providências peça ajuda para uma agência e-commerce. A agência e-Plus, por exemplo, já desenvolveu lojas virtuais para mais de 300 empreendedores(as) de dentro e de fora do Brasil.
Divulgação:
Tão logo o seu e-grocery tenha sido lançado, comece a investir em propaganda. Divulgue principalmente as páginas de produtos da loja virtual. Dessa forma, os consumidores ficarão muito mais perto de clicar no botão “Comprar”.
Teste várias campanhas de anúncios para o mesmo produto. Verifique qual das campanhas gera melhor ROI e dobre o orçamento dela. Otimize as campanhas que não dão bons resultados. Use o Marketing de Performance para melhorar continuamente.
PONTOS CRÍTICOS AO MONTAR UM E-GROCERY
Ao planejar seu e-grocery, leve em conta esses pontos críticos:
Armazenamento:
Você sem dúvida vai trabalhar com produtos perecíveis e, sendo assim, defina como irá armazená-los. Use técnicas de estocagem como a First In First Out (Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai) para lidar com as mercadorias e seus prazos de vencimento.
Separação:
Tenha um ou mais profissionais separadores, de acordo com a demanda. Treine-os para que eles possam realizar o cross-selling e upselling via WhatsApp com os clientes enquanto separam os produtos.
Entrega:
Defina ao menos dois modos de entrega. O primeiro deles poderá ser o de retirada na porta de uma loja física. E o segundo deve ser a tradicional entrega na residẽncia do cliente. Fica a cargo do cliente escolher a melhor opção para ele no momento.
Pós-venda:
Use recursos como o Net Promoter Score e Hotjar para descobrir mais sobre cliente. Saiba o quanto ele está ou não gostando da experiência de compra no seu e-grocery. Acate as críticas e faça o possível para melhorar e assim vender cada vez mais.
Lembre-se, ao criar um e-grocery e divulgá-lo todos os dias por meio de campanhas de links patrocinados para e-commerce as suas chances de se destacar na sua região aumentam. Logo a sua marca ficará muito mais conhecida e poderá ultrapassar fronteiras.
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