O “T-Index: the rankings for online markets” (Os rankings para mercados online) elaborado pela empresa de consultoria italiana Translated desde 2005 apresenta um quadro interessante, não convencional, acerca da evolução do e-commerce no mundo.
O quadro do T-index revela a classificação atual dos mercados online por idiomas e projeta como ela estará em 2020, o que nos dá uma dica de mercados promissores para investir no exterior, além de mostrar a evolução dos países cujos cidadãos falam a mesma língua que nós, o Português.
Observe:
Os dados desse quadro são de 2016. Eles mostram que no mercado online, os países de Língua Portuguesa como o Brasil e Portugal, entre outros, ocupam a sétima posição, com 3,8% de participação.
Mas isso não é tudo. A seta verde do lado esquerdo da imagem mostra que um mercado está crescendo em relação aos outros e, ao contrário, a seta vermelha aponta que um determinado mercado está diminuindo ou caindo. O traço azul indica estabilização em um patamar ou posição.
Como vemos, o mercado online para o idioma Português está em crescimento. De acordo com a projeção do T-index, ele passará de 3,8% para 5,5% em 2020, o suficiente para ultrapassar os mercados onde se fala a Língua Francesa e a Língua Alemã.
E, por fim, para os empreendedores brasileiros como você que pretendem investir no exterior, os mercados de Língua Espanhola e Língua Chinesa, Língua Russa e Língua Árabe estão em franco crescimento e são, por isso, bons lugares para a implantação de e-commerce.