Quanto os e-commerces brasileiros deveriam gastar com Marketing? Qual o percentual de faturamento da sua loja virtual que você separa para investir em ações de Marketing e Marketing Digital? Seu e-commerce tem um percentual mensal específico? Enfim, você sabe quanto deveria gastar?
Pois bem, para tentarmos responder estas questões, vejamos o que nos revela a “Pesquisa Nacional do Varejo Online” realizada pelo Sebrae nos anos 2014, 2015 e 2016, cuja última edição levou em conta a opinião de 800 gestores de e-commerces:
• Em 2014: a média de investimento em Marketing das empresas foi de 14% do faturamento
• Em 2015: 13%
• Em 2016: 12%
• Média dos três anos: 13%
Sendo assim, com esses resultados, nota-se que houve um decréscimo de 1% ao ano nos gastos com Marketing no setor. Seja como for, veremos nas próximas edições do estudo se essa tendência a redução do orçamento de Marketing continua ou se aumenta.
• Acesse e leia também o artigo “Divulgar e-commerce” e descubra como transformar sua loja virtual em uma fonte de consultas e pesquisas de produtos e com isso atraia a atenção de mais consumidores.
Ademais, a edição 2016 da mencionada pesquisa expõe ainda a média de gastos por categorias, observe:
• Microempreendedor Individual (MEI): 15%
• Microempresa (ME): 12%
• Empresa de Pequeno Porte (EPP): 11%
• Média e Grande Empresa (MGE): 9%
Como se pode observar, esta última série de dados nos mostra que, no mundo real (no período analisado), quanto menor a empresa de e-commerce, maiores foram os gastos com Marketing. Nesse caso é preciso também verificar nos próximos estudos se essa tendência se confirma.
E-commerces brasileiros: como estipular um orçamento para o Marketing
Na minha opinião, não há um número padrão para ser gasto em Marketing pelas empresas. Tudo vai depender da “Visão” de cada uma delas. Por exemplo, se a sua empresa tem como “Visão” (vide artigo sobre “Missão, Visão e Valores” para saber mais) se tornar o maior e-commerce de moda do Brasil nos próximos 5 anos, você terá que calcular com base na realidade o quanto deverá gastar com Marketing mensalmente para conseguir chegar a tal resultado.
Em outras palavras, se você precisa vender 50 mil calças, 70 mil camisas e 30 mil bermudas mensalmente para bater as metas (KPIs) dos seus planos Estratégico, Tático e Operacional (o que lhe fará conquistar a sua “Visão”) e o investimento de 5% do seu faturamento for suficiente para converter essas vendas, então, não há porque trabalhar com um percentual de 13%, entende?
Enfim, saiba que mesmo em períodos econômicos ruins é preciso manter o investimento em Marketing. Para entender o motivo disso leia o artigo “Por que um e-commerce deve anunciar em períodos de crise?”