E-commerce template: como obter um tema para sua loja virtual

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba também as vantagens do layout personalizado exclusivo sobre o modelo pronto

Em longo prazo, um layout original exclusivo é geralmente mais vantajoso que um e-commerce template.

Em longo prazo, um layout original exclusivo é geralmente mais vantajoso que um e-commerce template.

E-commerce template é uma estrutura de códigos preconcebida a qual gera a aparência de interface, navegação interna e prateleiras de uma loja virtual. Em termos mais práticos, trata-se de um layout pronto que serve para ajudar os consumidores a identificar uma loja virtual, pesquisar produtos dentro dela e finalizar uma ou mais compras online.

Da Língua Inglesa, a palavra “template” significa “modelo”. Dessa maneira, um e-commerce template é uma fórmula de layout padrão que pode ser reproduzida fielmente ou com algumas modificações em outras múltiplas lojas.

Vantagens e desvantagens do e-commerce template

São vantagens do e-commerce template:

• Já vem pronto para ser instalado (não requer desenvolvimento);

• Permite pular várias etapas e lançar um e-commerce mais rapidamente;

• É mais barato que um layout personalizado, o qual requer desenvolvimento.

Além de benefícios, um e-commerce template tem também desvantagens como:

• Pode ser reproduzido e usado por outras lojas, que terão aparência similar;

• Pode conter aspectos que não são customizáveis, o que limita seu uso;

• Pode conter códigos que não facilitam um carregamento ágil das páginas.

Como você pode observar, um e-commerce template pode ser barato, instantâneo e de fácil instalação, entretanto, e se as suas limitações travarem a escalabilidade do seu negócio e impedirem o seu crescimento? Aí o barato vai sair caro não é mesmo?

• Leia também: “As agências, as plataformas de e-commerce e a síndrome do pato

Enfim, reflita sobre isso antes de adquirir um template.

Como obter um e-commerce template?

Adquirir um e-commerce template não é a coisa mais difícil do mundo. Dependendo do tipo de plataforma e-commerce que estiver usando, você poderá obter um modelo layout pronto gratuitamente ou pagando uns poucos Reais (R$) por ele.

Para tanto, basta acessar as lojinhas de templates online e/ou os vendedores avulsos. Muitos destes comerciantes de templates são parceiros do desenvolvedor da plataforma e-commerce, de modo que eles até são divulgados dentro da própria plataforma.

Seja como for, na hora de comprar ou obter gratuitamente um e-commerce template, procure escolher um que:

Design responsivo é o mínimo que um bom e-commerce template deve ter.

Design responsivo é o mínimo que um bom e-commerce template deve ter.

• Tenha a maior abertura possível para personalização;

• Que permita uma navegação intuitiva;

• Que possua um Design que combine com a sua categoria e-commerce;

• Que permita uma navegação com boa usabilidade;

• Que seja fácil de gerenciar e customizar;

• Que seja capaz de se adaptar aos mais diferentes tamanhos de telas;

• Que tenha uma codificação que permita uma navegação ágil.

Pois bem, aí está. Contudo, e se você estiver convencido de que precisa de um layout original e exclusivo ao invés de um modelo pronto instantâneo? Como fazer neste caso? É o que veremos a seguir.

Principal vantagem do layout exclusivo sobre um e-commerce template

Antes de abordar as vantagens de um sobre outro, aproveito para expor a diferença básica entre eles, confira:

• E-commerce template:

Tem princípio de criação de fora para dentro.

• Layout original:

Tem princípio de criação de dentro para fora.

Desta diferenciação decorre a primeira vantagem do layout original exclusivo, que é o fato de que ele parte do cerne do empreendedor e-commerce para o mercado e não o contrário e, sendo assim, é pensado e voltado para a expansão sem limites do seu negócio.

Este viés de criação original voltada para o crescimento é, por sua vez, o grande diferencial da Agência e-Plus no comércio eletrônico brasileiro. Então, aqui nós não trabalhamos com templates, mas com a criação de layouts exclusivos a partir do zero, isto é, a partir das ideias de um(a) empreendedor(a) como você.

Basicamente, nós fazemos uma reunião inicial com o cliente, na qual levantamos os aspectos importantes do negócio dele. Criamos um documento chamado Briefing, com o qual captamos as expectativas do cliente em relação ao layout, marca, cores, símbolos, logotipos, etc. Quando possível, anexamos o manual da marca.

Agência e-Plus não trabalha com e-commerce template, mas com a criação de layouts originais exclusivos.

Agência e-Plus não trabalha com e-commerce template, mas com a criação de layouts originais exclusivos.

 

Em seguida, com base nesta documentação, nossa equipe de designers e especialistas em programação Front-end desenvolve um layout original, exclusivo e com usabilidade adaptada para o público-alvo de consumidores em questão.

As demais vantagens do layout exclusivo são consequências.

Mais vantagens do layout exclusivo sobre o e-commerce template

São também vantagens do layout original exclusivo sobre o e-commerce template:

• O layout original não é uma cópia mal feita de outros layouts, o que pode ocorrer no caso do template e-commerce;

• Um layout original leva em conta os fatores de indexação ao Google atuais. Muitos templates, criados há anos, são desatualizados neste quesito;

• Um layout original pode receber extensões e aplicações com mais liberdade, o que gera mais economia em longo prazo para você.

Então, pense bem. Pense sobretudo em longo prazo. Pense, por exemplo, em o que você espera da sua loja virtual nos próximos 5 ou 10 anos. Será que com um e-commerce template, o qual pode ser a cópia da cópia de um outro layout qualquer (vai saber), irá conseguir alcançar o sucesso e a evolução que está almejando?