E-commerce template é uma estrutura de códigos preconcebida a qual gera a aparência de interface, navegação interna e prateleiras de uma loja virtual. Em termos mais práticos, trata-se de um layout pronto que serve para ajudar os consumidores a identificar uma loja virtual, pesquisar produtos dentro dela e finalizar uma ou mais compras online.
Da Língua Inglesa, a palavra “template” significa “modelo”. Dessa maneira, um e-commerce template é uma fórmula de layout padrão que pode ser reproduzida fielmente ou com algumas modificações em outras múltiplas lojas.
Vantagens e desvantagens do e-commerce template
São vantagens do e-commerce template:
• Já vem pronto para ser instalado (não requer desenvolvimento);
• Permite pular várias etapas e lançar um e-commerce mais rapidamente;
• É mais barato que um layout personalizado, o qual requer desenvolvimento.
Além de benefícios, um e-commerce template tem também desvantagens como:
• Pode ser reproduzido e usado por outras lojas, que terão aparência similar;
• Pode conter aspectos que não são customizáveis, o que limita seu uso;
• Pode conter códigos que não facilitam um carregamento ágil das páginas.
Como você pode observar, um e-commerce template pode ser barato, instantâneo e de fácil instalação, entretanto, e se as suas limitações travarem a escalabilidade do seu negócio e impedirem o seu crescimento? Aí o barato vai sair caro não é mesmo?
• Leia também: “As agências, as plataformas de e-commerce e a síndrome do pato”
Enfim, reflita sobre isso antes de adquirir um template.
Como obter um e-commerce template?
Adquirir um e-commerce template não é a coisa mais difícil do mundo. Dependendo do tipo de plataforma e-commerce que estiver usando, você poderá obter um modelo layout pronto gratuitamente ou pagando uns poucos Reais (R$) por ele.
Para tanto, basta acessar as lojinhas de templates online e/ou os vendedores avulsos. Muitos destes comerciantes de templates são parceiros do desenvolvedor da plataforma e-commerce, de modo que eles até são divulgados dentro da própria plataforma.
Seja como for, na hora de comprar ou obter gratuitamente um e-commerce template, procure escolher um que:
• Tenha a maior abertura possível para personalização;
• Que permita uma navegação intuitiva;
• Que possua um Design que combine com a sua categoria e-commerce;
• Que permita uma navegação com boa usabilidade;
• Que seja fácil de gerenciar e customizar;
• Que seja capaz de se adaptar aos mais diferentes tamanhos de telas;
• Que tenha uma codificação que permita uma navegação ágil.
Pois bem, aí está. Contudo, e se você estiver convencido de que precisa de um layout original e exclusivo ao invés de um modelo pronto instantâneo? Como fazer neste caso? É o que veremos a seguir.
Principal vantagem do layout exclusivo sobre um e-commerce template
Antes de abordar as vantagens de um sobre outro, aproveito para expor a diferença básica entre eles, confira:
• E-commerce template:
Tem princípio de criação de fora para dentro.
• Layout original:
Tem princípio de criação de dentro para fora.
Desta diferenciação decorre a primeira vantagem do layout original exclusivo, que é o fato de que ele parte do cerne do empreendedor e-commerce para o mercado e não o contrário e, sendo assim, é pensado e voltado para a expansão sem limites do seu negócio.
Este viés de criação original voltada para o crescimento é, por sua vez, o grande diferencial da Agência e-Plus no comércio eletrônico brasileiro. Então, aqui nós não trabalhamos com templates, mas com a criação de layouts exclusivos a partir do zero, isto é, a partir das ideias de um(a) empreendedor(a) como você.
Basicamente, nós fazemos uma reunião inicial com o cliente, na qual levantamos os aspectos importantes do negócio dele. Criamos um documento chamado Briefing, com o qual captamos as expectativas do cliente em relação ao layout, marca, cores, símbolos, logotipos, etc. Quando possível, anexamos o manual da marca.
Em seguida, com base nesta documentação, nossa equipe de designers e especialistas em programação Front-end desenvolve um layout original, exclusivo e com usabilidade adaptada para o público-alvo de consumidores em questão.
As demais vantagens do layout exclusivo são consequências.
Mais vantagens do layout exclusivo sobre o e-commerce template
São também vantagens do layout original exclusivo sobre o e-commerce template:
• O layout original não é uma cópia mal feita de outros layouts, o que pode ocorrer no caso do template e-commerce;
• Um layout original leva em conta os fatores de indexação ao Google atuais. Muitos templates, criados há anos, são desatualizados neste quesito;
• Um layout original pode receber extensões e aplicações com mais liberdade, o que gera mais economia em longo prazo para você.
Então, pense bem. Pense sobretudo em longo prazo. Pense, por exemplo, em o que você espera da sua loja virtual nos próximos 5 ou 10 anos. Será que com um e-commerce template, o qual pode ser a cópia da cópia de um outro layout qualquer (vai saber), irá conseguir alcançar o sucesso e a evolução que está almejando?