O comércio eletrônico no Brasil ficou 3,07% mais caro no primeiro mês deste ano em relação a dezembro de 2014. É a maior alta mensal já medida pelo Fipe/Buscapé.
Iniciado em janeiro de 2011 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com um dos maiores websites de comparação de serviços, produtos e preços da América Latina, o Buscapé, o Índice Fipe/Buscapé visa mensurar e publicar estatísticas mensais acerca do comércio eletrônico no Brasil.
Basicamente, este índice monitora 10 categorias (eletrodomésticos, eletrônicos, informática, telefonia, fotografia, cosméticos e perfumaria, esportes e lazer, casa e decoração, brinquedos e games, moda e acessórios), cada qual com divisões que desembocam em mais de 150 subcategorias e aproximadamente 11 milhões de produtos.
Desde a sua criação, há 48 meses, o Fipe/Buscapé registra uma variação entre os meses de dezembro e janeiro, que já mostrava uma tendência à inflação neste início de 2015. Observe:
• Dezembro de 2011 a janeiro de 2012: – 1,98%
• Dezembro de 2012 a janeiro de 2013: + 1,07%
• Dezembro de 2013 a janeiro de 2014: + 1,10%
• Dezembro de 2014 a janeiro de 2015: + 2,88%
O índice traz, ainda, informações mais detalhadas, que podem ser utilizadas pelas agências de e-commerce e as agências de Marketing Digital para ajustar as ações de divulgação de produtos para seus clientes. Entre estas informações estão os aumentos e as baixas de preços nas 10 categorias de produtos pesquisadas:
• Brinquedos e games: + 5,88%
• Eletrodomésticos: + 5,66%
• Esportes e lazer: + 4,37%
• Telefonia: + 4,18%
• Informática: + 4,16%
• Casa e decoração: + 3,86%
• Fotografia: + 3,36%
• Cosméticos e perfumaria: + 2,04%
• Moda e acessórios: – 0,97%
• Eletrônicos: – 0,88%
Um dos parâmetros que levam os produtos a terem quedas nos preços, como são os casos das categorias de eletrônicos, moda e acessórios (listadas anteriormente) é a alta concorrência no setor. O inverso, por sua vez, também é válido. Ou seja, se os preços estão mais altos, talvez seja porque a concorrência está baixa.
Logo (com base no Índice Fipe/Buscapé), que tal dar uma mexida neste caldo ao baixar um pouco os preços de uma determinada categoria com baixa concorrência para poder vender mais? Dados como estes são, portanto, uma mão na roda para um contra-ataque demolidor de Marketing Digital na concorrência. Abra o olho! Fique esperto!