E-commerce RJ está “voando”. De acordo com pesquisa recentemente lançada pelo Instituto Fecomercio de Pesquisa e Análises (IFec/RJ), as vendas online superaram as vendas das lojas físicas para 47% dos empreendedores de comércio eletrônico do estado.
Ao todo, 549 empreendedores(as) responderam o questionário do IFec/RJ.
Com efeito, a grande maioria é dono(a) de pequena empresa com com até nove colaboradores com carteira assinada.
MAIS ESTATÍSTICAS DO E-COMMERCE RJ
Conforme o IFec/RJ:
• 33% apenas das empresas do estado do Rio de Janeiro estão presentes na internet
• 60,8% destas empresas usam canais de vendas online há dois anos ou menos
• 42,4% de seus empreendedores visam gerar mais visibilidade ao negócio
• 29,7% visam atingir clientes de outras regiões
• 16,4% pretendem integrar mercado atual às mídias sociais
• 06,1% querem criar uma extensão de loja física
Além disso, como já dito, as vendas online dessas empresas de e-commerce do Rio de Janeiro superaram as realizadas nas lojas físicas para 47% dos empreendedores.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO USADOS NO E-COMMERCE RJ
O IFec/RJ apontou, ainda, os principais canais de comunicação com os clientes utilizados no e-commerce Rio de Janeiro.
Das empresas pesquisadas:
• 70,9% empregam o WhatsApp
• 64,6% usam o Facebook
• 55,7% empregam o Instagram
• 26,6% usam o próprio site e-commerce
Vale lembrar, o site e-commerce é sem dúvida a ferramenta de comércio eletrônico mais moderna da atualidade.
Um site do tipo pode contar com múltiplos sistemas de pagamento, logística e fechamento automático de vendas, o que possibilita realizar vendas 24 horas por dia.
COMO MONTAR UM SITE E-COMMERCE
O primeiro passo para montar um e-commerce é investir em conhecimento sobre empreendedorismo e comércio eletrônico.
Esse conhecimento pode ser obtido, por exemplo, a partir de:
• Livros
• Cursos em escolas como a ComSchool
• Leitura de blogs como o blog da e-Plus
• Algum bom curso de e-commerce RJ
Uma vez vez obtida uma “consciência e-commerce”, você deverá criar um Plano de Negócios. Na sequência, será necessário abrir uma empresa e-commerce. Só dessa forma será possível obter um CNPJ e emitir notas fiscais aos clientes.
O passo seguinte é alugar uma plataforma de e-commerce e criar a loja virtual.
• Acesse e leia o post “VTEX RJ” e descubra como obter consultoria para criação de loja virtual no Rio de Janeiro.
Talvez você esteja se perguntando: “Quanto custa uma loja virtual?”.
A resposta é: depende dos recursos que você pretende integrar a ela.
Quanto mais sofisticada, mais cara ela será para produzir e também para fazer a manutenção.
Todavia, uma loja online pode custar desde R$ 1 mil a até mais de R$ 1 milhão.
Isso significa, enfim, que desde uma empresa MEI a até uma empresa de grande porte, passando pelas pequenas e médias empresas, podem ter um site e-commerce.