E-commerce RJ: vendas online superam vendas físicas para 47% das empresas

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Empresas de comércio eletrônico locais têm o WhatsApp como principal canal de atendimento aos clientes

E-commerce RJ: 29,7% dos empreendedores do setor visam atingir clientes de outras regiões

E-commerce RJ: 29,7% dos empreendedores do setor visam atingir clientes de outras regiões

E-commerce RJ está “voando”. De acordo com pesquisa recentemente lançada pelo Instituto Fecomercio de Pesquisa e Análises (IFec/RJ), as vendas online superaram as vendas das lojas físicas para 47% dos empreendedores de comércio eletrônico do estado.

Ao todo, 549 empreendedores(as) responderam o questionário do IFec/RJ.

Com efeito, a grande maioria é dono(a) de pequena empresa com com até nove colaboradores com carteira assinada.

MAIS ESTATÍSTICAS DO E-COMMERCE RJ

Conforme o IFec/RJ:

• 33% apenas das empresas do estado do Rio de Janeiro estão presentes na internet

• 60,8% destas empresas usam canais de vendas online há dois anos ou menos

• 42,4% de seus empreendedores visam gerar mais visibilidade ao negócio

• 29,7% visam atingir clientes de outras regiões

• 16,4% pretendem integrar mercado atual às mídias sociais

• 06,1% querem criar uma extensão de loja física

Além disso, como já dito, as vendas online dessas empresas de e-commerce do Rio de Janeiro superaram as realizadas nas lojas físicas para 47% dos empreendedores.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO USADOS NO E-COMMERCE RJ

E-commerce RJ: 26,6% usam o próprio site e-commerce como canal de comunicação com os consumidores

E-commerce RJ: 26,6% usam o próprio site e-commerce como canal de comunicação com os consumidores

O IFec/RJ apontou, ainda, os principais canais de comunicação com os clientes utilizados no e-commerce Rio de Janeiro.

Das empresas pesquisadas:

• 70,9% empregam o WhatsApp

• 64,6% usam o Facebook

• 55,7% empregam o Instagram

• 26,6% usam o próprio site e-commerce

Vale lembrar, o site e-commerce é sem dúvida a ferramenta de comércio eletrônico mais moderna da atualidade.

Um site do tipo pode contar com múltiplos sistemas de pagamento, logística e fechamento automático de vendas, o que possibilita realizar vendas 24 horas por dia.

COMO MONTAR UM SITE E-COMMERCE

Primeiro passo para criar um e-commerce RJ é conhecer o ramo. O segundo é planejar.

Primeiro passo para criar um e-commerce RJ é conhecer o ramo. O segundo é planejar.

O primeiro passo para montar um e-commerce é investir em conhecimento sobre empreendedorismo e comércio eletrônico.

Esse conhecimento pode ser obtido, por exemplo, a partir de:

• Livros

• Cursos em escolas como a ComSchool

• Leitura de blogs como o blog da e-Plus

• Algum bom curso de e-commerce RJ

Uma vez vez obtida uma “consciência e-commerce”, você deverá criar um Plano de Negócios. Na sequência, será necessário abrir uma empresa e-commerce. Só dessa forma será possível obter um CNPJ e emitir notas fiscais aos clientes.

O passo seguinte é alugar uma plataforma de e-commerce e criar a loja virtual.

• Acesse e leia o post “VTEX RJ” e descubra como obter consultoria para criação de loja virtual no Rio de Janeiro.

Talvez você esteja se perguntando: “Quanto custa uma loja virtual?”.

A resposta é: depende dos recursos que você pretende integrar a ela.

Quanto mais sofisticada, mais cara ela será para produzir e também para fazer a manutenção.

Todavia, uma loja online pode custar desde R$ 1 mil a até mais de R$ 1 milhão.

Isso significa, enfim, que desde uma empresa MEI a até uma empresa de grande porte, passando pelas pequenas e médias empresas, podem ter um site e-commerce.