E-commerce ou ecommerce? Como você escreve? Você separa a letra “e” da palavra “commerce” com um tracinho (hífen) ou emenda tudo? Como os dicionários grafam esta palavra? Quais os conflitos de SEO que ela gera? Bem, como perguntaria o Sérgio Chapelin do Globo Repórter, “O que ela significa?”.
Se você tem dúvidas como estas, pois então não deixe de ler este artigo. Fique por dentro do jeito certo de escrever e do “jeitinho” que os produtores de conteúdo dão para otimizar o termo para os motores de buscas e assim ganhar algumas visitas a mais em seus blogs.
Acesse e leia também o post “Definição de e-commerce”. Conheça, desse modo, os tipos e nomenclaturas que envolvem este termo!
DICIONÁRIOS GRAFAM E-COMMERCE OU ECOMMERCE?
Você vai se espantar, mas boa parte dos principais dicionários online como o Priberam, Aulete e o Michaelis não contam com o termo “e-commerce” e nem “ecommerce”. Nem mesmo no dicionário do Google há referência para estes vocábulos. De acordo com tais dicionários, estas palavras não são encontradas na norma brasileira, na grafia posterior ao Acordo Ortográfico.
Todavia, compilações online como as dos sites Wikcionário, Significados, Dicionário Informal e Cambridge Dictionary, entre outros, sempre grafam “e-commerce”, isto é, com hífen. É assim porque esta palavra, que é de origem inglesa, é uma abreviatura.
Neste contexto, a letra “e” significa “electronic” e “commerce” significa “comércio”. Ou seja, “comércio eletrônico” em Língua Portuguesa, um termo que se refere às vendas realizas por intermédio de equipamentos eletrônicos (aparelhos com telas, telefones, totens, etc., por exemplo).
Mas se o termo correto é “e-commerce”, então por que muitos blogueiros e produtores de conteúdo escrevem “ecommerce” (tudo junto)? É o que você ficará sabendo no próximo tópico. Avante!
POR QUE O TERMO É ESCRITO DE FORMA ERRADA NA INTERNET?
Boa parte dos blogueiros e desenvolvedores de conteúdo perceberam muito cedo que a procura na web pelo vocábulo “ecommerce” é maior do que pelo “e-commerce”. Segundo ferramentas de palavras-chave como o Ubersuggest, o primeiro é buscado 90.500 vezes mensais pelos internautas em motores de buscas como o do Google, enquanto que o segundo vocábulo é buscado apenas 60.500 vezes no mesmo período.
Sendo assim, do ponto de vista SEO, vale mais a pena grafar o termo de forma errada do que do jeito certo. Ora, se a maioria dos internautas ignora o hífen na hora de buscar a mencionada palavra-chave no Google, então, para ganhar mais visitas nos sites e blogs é preciso ignorar o hífen também na hora de produzir o conteúdo.
Ademais, ferramentas de SEO como a Yoast não reconhecem atualmente o termo “e-commerce” como uma palavra-chave. Para esse tipo de ferramenta, o hífen é um elemento que divide ao invés de agregar. Isso, por sua vez, compromete o “Slug“, que é a parte de um URL que identifica uma página específica de um site em um formato fácil de ler.
Enfim, vale lembrar, múltiplas atualizações do Google ocorrem continuamente. Em uma dessas, pode ser que o famoso buscador integre os dois termos. Dessa forma, não importará mais se um termo é buscado com hífen ou sem hífen, posto que para o Google, os dois termos significarão a mesma coisa.
Acesse e leia também a nossa página “SEO para e-commerce”. Dessa maneira, saiba como divulgar a sua loja virtual com o suporte especializado da equipe de SEO da agência e-Plus!