
Nos últimos 30 anos, o comércio eletrônico mudou totalmente a forma como compramos e vendemos coisas, abrindo assim um universo de possibilidades para os consumidores e também para nós lojistas. E o Brasil, vale dizer, está bombando nesse cenário, com cada vez mais lojas online e um mercado que não para de crescer. Todavia, comparado com países como os Estados Unidos, ainda temos um longo caminho pela frente. Conheça, neste post, alguns dados sobre o comércio eletrônico brasileiro e a respeito do e-commerce no mundo! Continue lendo!
- Assim que puder leia também: “Varejo global: e-commerce gera mais de 20% das vendas no mundo“
DADOS DO E-COMMERCE NO MUNDO
Você saberia dizer quantas lojas virtuais existem no mundo atual? De acordo com dados do Built With compilados pelo Practical Ecommerce, elas ultrapassam a casa dos 26 milhões. É muita loja, não é mesmo? Mas elas ainda não estão nem perto de dominar o comércio como um todo. Isso porque em 2023 o e-commerce representou 19% das vendas globais do varejo e espera-se que em 2027 atinja 25%. Portanto, ainda há muito espaço no e-commerce para a sua próxima loja, fique tranquilo.
Só para contextualizar, quando o assunto é e-commerce no mundo, os EUA estão em primeiro lugar. Isso porque este país possui metade dos sites de e-commerce do planeta. Estamos falando de mais de 13 milhões, conforme dados do Practical Ecommerce / Built With. Para você ter uma ideia da dominância dos EUA, o segundo lugar no ranking, o Reino Unido, possui só 1,2 milhão.
Já o Brasil vem em terceiro, mas com apenas 811.000 sites de e-commerce. Dizemos “apenas” porque é muito pouco em relação aos EUA. Enquanto os EUA detém 50,6% das lojas de e-commerce no mundo, o Brasil tem apenas 3,1%. Na sequência vem a Alemanha com 728.000, a Austrália com 691.000, a França com 573.000 e a Rússia com 543.000 sites de e-commerce.
Como se pode observar, apesar de estar em terceiro lugar no ranking, o Brasil precisa acelerar o passo, trazer mais varejistas para o e-commerce. E ferramentas para isso não faltam. Confira, em seguida, algumas das ferramentas mais importantes utilizadas por aqui neste contexto!
TECNOLOGIAS EM ALTA NO BRASIL
De acordo com informações de fevereiro de 2025 obtidas no site Built With, entre as tecnologias em alta no Brasil, que podem ser utilizadas para implementar, gerenciar e alavancar e-commerces estão:
Ferramentas de Marketing:
- Paypal Marketing Solutions: 24.687 sites brasileiros usam essa tecnologia;
- RD Station: em uso em 24.661 sites brasileiros;
- Activecampaign: presente em 20.849 sites tupiniquins.
Soluções hospedadas de comércio eletrônico:
- Shopify: em uso em 118.312 sites de e-commerce no Brasil;
- Wix Stores: em uso em 99.102 lojas virtuais;
- Nuvemshop: presente em 64.093 lojas online.
Soluções para grandes empresas:
- VTEX: em uso em 2.720 lojas virtuais no Brasil;
- JET eCommerce: 521 sites usam essa plataforma no país;
- Wake Commerce: usada por 445 lojas online.
Mesmo com o e-commerce no mundo bombando, ainda tem muito espaço para crescer em vários países. Com a internet cada vez mais acessível e a tecnologia avançando, o e-commerce continuará sendo peça-chave no comércio mundial nos próximos anos.
RECOMENDAÇÕES PARA VAREJISTAS
Diante do cenário exposto, o e-commerce no mundo continua em expansão, mas o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer em relação a outros países, como os Estados Unidos. Assim, aqui estão algumas recomendações importantes para os varejistas brasileiros neste sentido:
- Invista em tecnologias modernas;
- Melhore a experiência dos consumidores online;
- Atraia mais consumidores por meio de ferramentas de Marketing Digital;
- Tenha uma logística eficiente;
- Implemente um sistema de atendimento personalizado;
- Faça análises de dados e crie ações para melhoria contínua.
Seguindo essas recomendações, os varejistas brasileiros como você certamente poderão aproveitar melhor o potencial do e-commerce no mundo e construir negócios de sucesso no mercado online. Dê o seu jeito!