E-commerce no Facebook: aprendizado de máquina influencia visualização de posts

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Mais de 100 mil fatores pesam sobre o feed de notícias da rede

E-commerce no Facebook: como seus posts são distribuídos no feed de notícias desta rede social.

E-commerce no Facebook: como seus posts são distribuídos no feed de notícias desta rede social?

Já colocou seu e-commerce no Facebook? Uma vez que sua loja virtual possua uma fanpage nesta rede social, qualquer post que você publique lá é submetido a um algoritmo de classificação, que seleciona o que será visto primeiro e por quem.

Há quem chame este algoritmo de EdgeRank. Na verdade, este era o nome original do sistema. Entretanto, tal termo não é mencionado dentro da companhia há muitos anos revela-nos o artigo “EdgeRank está morto”, publicado pelo jornalista Matt McGee no site Marketing Land, em 2013.

Enfim, se o EdgeRank está morto, então quem está no comando do feed de notícias da maior rede social do planeta?

O que comanda a distribuição dos posts do seu e-commerce no Facebook?

De acordo com McGee, o que controla o feed de notícias do Facebook é um algoritmo baseado em aprendizagem de máquina. Este algoritmo conta com mais de 100 mil fatores que pesam e priorizam a exibição de posts orgânicos.

E-commerce no Facebook: a fórmula básica do EdgeRank, que abrange Afinidade, Relevância e Tempo é o básico.

E-commerce no Facebook: a fórmula básica do EdgeRank, que abrange Afinidade, Relevância e Tempo é o básico.

Apesar disso, o jornalista explica que ainda hoje o algoritmo leva em conta três elementos originais do EdgeRank, são eles:

1. Afinidade:

Quanto mais um usuário da rede interage com o conteúdo do seu e-commerce no Facebook, mais conteúdo do seu e-commerce é exibido para tal usuário.

2. Relevância:

Quanto mais curtidas, reagidas, compartilhadas, comentadas e interações recebe um post, maior é a prioridade para que tal post seja exibido no feed.

3. Tempo:

Quanto mais novos forem os posts, maiores são as chances de serem exibidos no feed de notícias. Por isso, manter média de 2 posts por dia é recomendado.

Novos fatores que controlam os posts do seu e-commerce no Facebook

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Dentre os mais de 100 mil fatores de ranqueamento do novo algoritmo do Facebook estão elementos como:

• Tempo gasto pelo usuário em cada post (quanto mais tempo mais prioridade)

• Diversidade de fontes (o algoritmo mostrará conteúdo de vários editores)

• Vídeos ao vivo têm mais prioridade de exibição do que vídeos gravados

• Ajustes de preferência (seguidores, não seguidores, ver primeiro, etc.)

• Ajustes de relacionamento (bloqueios, modo soneca, etc.)

• Quem interage mais com links, verá mais postagens com links no feed

• Quem interage mais com fotos, verá mais postagens de fotos

• Velocidade da conexão de internet

• Tipo de dispositivo que está sendo usado para acessar a rede social

Seja como for, o algoritmo é programado para mudar o tipo de exibições do feed na medida em que o usuário muda seu estilo de interagir com os posts. Isto é, com o passar do tempo o sistema percebe a mudança de comportamento e passa a oferecer novos conteúdos conforme a demanda do usuário.

Resumindo, tudo agora é extremamente mais complexo do que o EdgeRank e merece estudos aprofundados. Por exemplo, se você posta apenas fotos, então é provável que não conseguirá atingir muitos usuários que veem apenas links. Isso sem falar em quem vê apenas vídeos. Falando nisso, você publica vídeos e-commerce?

O básico, contudo, continuam sendo os parâmetros do velho EdgeRank para o qual a afinidade, a relevância e o tempo são fatores-chave para uma boa exibição de posts. Mas se quiser avançar neste contexto, comece então a estudar e aplicar os fatores de classificação do novo algoritmo do Facebook.