Já colocou seu e-commerce no Facebook? Uma vez que sua loja virtual possua uma fanpage nesta rede social, qualquer post que você publique lá é submetido a um algoritmo de classificação, que seleciona o que será visto primeiro e por quem.
Há quem chame este algoritmo de EdgeRank. Na verdade, este era o nome original do sistema. Entretanto, tal termo não é mencionado dentro da companhia há muitos anos revela-nos o artigo “EdgeRank está morto”, publicado pelo jornalista Matt McGee no site Marketing Land, em 2013.
Enfim, se o EdgeRank está morto, então quem está no comando do feed de notícias da maior rede social do planeta?
O que comanda a distribuição dos posts do seu e-commerce no Facebook?
De acordo com McGee, o que controla o feed de notícias do Facebook é um algoritmo baseado em aprendizagem de máquina. Este algoritmo conta com mais de 100 mil fatores que pesam e priorizam a exibição de posts orgânicos.
Apesar disso, o jornalista explica que ainda hoje o algoritmo leva em conta três elementos originais do EdgeRank, são eles:
1. Afinidade:
Quanto mais um usuário da rede interage com o conteúdo do seu e-commerce no Facebook, mais conteúdo do seu e-commerce é exibido para tal usuário.
2. Relevância:
Quanto mais curtidas, reagidas, compartilhadas, comentadas e interações recebe um post, maior é a prioridade para que tal post seja exibido no feed.
3. Tempo:
Quanto mais novos forem os posts, maiores são as chances de serem exibidos no feed de notícias. Por isso, manter média de 2 posts por dia é recomendado.
Novos fatores que controlam os posts do seu e-commerce no Facebook
Dentre os mais de 100 mil fatores de ranqueamento do novo algoritmo do Facebook estão elementos como:
• Tempo gasto pelo usuário em cada post (quanto mais tempo mais prioridade)
• Diversidade de fontes (o algoritmo mostrará conteúdo de vários editores)
• Vídeos ao vivo têm mais prioridade de exibição do que vídeos gravados
• Ajustes de preferência (seguidores, não seguidores, ver primeiro, etc.)
• Ajustes de relacionamento (bloqueios, modo soneca, etc.)
• Quem interage mais com links, verá mais postagens com links no feed
• Quem interage mais com fotos, verá mais postagens de fotos
• Velocidade da conexão de internet
• Tipo de dispositivo que está sendo usado para acessar a rede social
Seja como for, o algoritmo é programado para mudar o tipo de exibições do feed na medida em que o usuário muda seu estilo de interagir com os posts. Isto é, com o passar do tempo o sistema percebe a mudança de comportamento e passa a oferecer novos conteúdos conforme a demanda do usuário.
Resumindo, tudo agora é extremamente mais complexo do que o EdgeRank e merece estudos aprofundados. Por exemplo, se você posta apenas fotos, então é provável que não conseguirá atingir muitos usuários que veem apenas links. Isso sem falar em quem vê apenas vídeos. Falando nisso, você publica vídeos e-commerce?
O básico, contudo, continuam sendo os parâmetros do velho EdgeRank para o qual a afinidade, a relevância e o tempo são fatores-chave para uma boa exibição de posts. Mas se quiser avançar neste contexto, comece então a estudar e aplicar os fatores de classificação do novo algoritmo do Facebook.