O E-commerce Marketing possui várias terminologias e é importante saber distingui-las para que se possa alcançar um entendimento melhor de como o processo de divulgação de um produto, serviço ou marca funciona e assim vender mais.
Por isso, minha ideia para este artigo de hoje é expor as principais diferenças entre Buyer Persona e perfil de cliente e mostrar onde e como cada uma dessas terminologias deve ser utilizada, confira:
• Perfil de cliente:
É a obtenção de informações personalizadas de um cliente. O perfil de cliente pode incluir, por exemplo, o nome dele ou dela, o e-mail, o endereço, a idade, o sexo, a profissão, o comportamento nas redes sociais, o número de compras, o número de vezes que ele ou ela abandou um carrinho em uma loja virtual, a quantia (Ticket Médio) que costuma gastar por mês em sites e-commerce, a quantidade de vezes que acessa a sua loja virtual por dia, semana ou mês, o ciclo de vida e fidelização, entre outras coisas.
Perceba que todas essas informações são individuais, isto é, se referem a uma mesma pessoa. Isso pode ajudar você administrador de e-commerce a oferecer o produto certo, na hora adequada, da forma correta e na quantia exata para cada cliente individualmente, o que reduzirá o abandono de carrinho e aumentará as vendas. Para entender melhor, leia também o post “Como usar o Histórico do Cliente para vender mais na sua loja virtual?”.
• Buyer Persona:
É a obtenção de dados que se referem a um determinado grupo de clientes que possuem características similares e a transformação desses dados em uma personagem que representará todo o grupo. No artigo “Buyer Persona para e-commerce” eu explico onde adquirir essas informações e como dar vida ao projeto.
Basicamente, você irá selecionar as informações em comum de um determinado nicho ou segmento de consumidores do comércio eletrônico e transformá-las em uma personagem que, por sua vez, poderá ter idade, um nome, uma renda, um gênero (masculino ou feminino), uma profissão, um estado civil, uma religião, uma região onde vive, um objetivo de vida, um tipo de habitação (casa ou apartamento, por exemplo), um comportamento específico.
Essa personagem que poderá ser um boneco ou um desenho deverá ficar exposta para que toda a equipe de E-commerce Marketing e vendas possa visualizá-la e obter ideias de abordagens e promoções tendo em vista aumentar as vendas da loja virtual.
A Buyer Persona também pode ser utilizada para criar a interface de um público para uma mídia de conteúdo. Pode ter certeza, fica mais fácil para o redator produzir textos quando ele visualiza e mentaliza as características gerais do público. Acesse e leia “5 dicas para criar uma Buyer Persona para o seu blog e-commerce” e fique por dentro.
Então, o perfil de cliente é algo individual enquanto que a Buyer Persona é uma personagem baseada em dados coletivos. Ambos os recursos permitem que você melhore o desempenho de Marketing do seu e-commerce e fature mais no final do mês. Continue estudando o perfil de cliente e a Buyer Persona para evoluir e chegar ao “e-commerce outlier”.