Imagine acessar o aplicativo de uma grande loja virtual brasileira e se deparar com um descontão de R$ 1 mil. Pois foi exatamente isso o que aconteceu no e-commerce Magazine Luiza.
Mas, enfim, será que isso foi um erro ou uma estratégia de Marketing?
Saiba mais sobre o desdobramento desta história em seguida.
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ERRO NO SISTEMA VIRA PROMOÇÃO NO E-COMMERCE MAGAZINE LUIZA
Eram por volta das 4h do dia 11 de julho de 2019, quinta-feira, quando alguns internautas que navegavam no aplicativo do Magazine Luiza se depararam com um super desconto.
O app estava concedendo um cupom de R$ 1 mil para compras acima de R$ 1 mil, ou seja, uma promoção irresistível.
Sem demora, esses internautas adquiriram televisores, notebooks e smartphones caros pagando apenas R$ 50,00 a R$ 400,00.
Nas redes sociais, algumas pessoas publicaram posts sobre os produtos que conseguiram comprar. Outras, porém, sobre a frustração de não terem visto do cupom.
Todavia, não se sabe quantas pessoas conseguiram realizar uma compra.
Posteriormente, a varejista informou que a promoção só ocorreu por conta de um erro no sistema. Apesar disso, a empresa afirmou vai entregar os produtos comprados.
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ERRO OU ESTRATÉGIA DE MARKETING?
E aí, hein? O e-commerce Magazine Luiza errou ou realizou uma ação de Marketing?
O fato é que na manhã da mesma quinta-feira, o assunto já estava no trend topics do Twitter.
Depois, no decorrer do dia, o perfil do Twitter “Lu do Magalu” publicou um post no qual mencionava o seguinte texto:
“Galera, vocês viram que essa madrugada eu buguei, né? Quem nunca!”
Na sequência, o perfil solicita que os internautas baixem o app da empresa.
Galera, vocês viram que essa madrugada eu buguei, né? Quem nunca! 😂
— Lu do Magalu (@magazineluiza) 11 de julho de 2019
Quem tinha o app do Magalu se deu bem. Baixe o app você também, quem sabe eu não dou outra bugada… #BugDaLu pic.twitter.com/lvMqLibM0m
No fim, de acordo com o UOL Economia, o presidente do magazine, Frederico Trajano, teria decidido transformar o episódio em ação de Marketing só depois do “erro”.
Seja como for, para engajar mais internautas no app, a varejista já avisou que a ação poderá se repetir no futuro.
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USANDO O MARKETING PARA CAUSAR IMPACTO
O Marketing conta com várias estratégias que possibilitam divulgar um comércio eletrônico como o seu de um jeito convencional, isto é, que todo mundo faz.
Entretanto, se você quiser causar um impacto extra, daí é preciso ir além do convencional.
A título de exemplo, no período em que foi CEO da Pepsi, o empresário britânico Kevin Roberts metralhou (com balas de borracha) uma vending machine da Coca-Cola durante uma convenção de vendas que tratava sobre a concorrência entre as duas empresas, no Canadá.
Imagine um cara com uma metralhadora metendo balas em uma máquina de refrigerantes. Antes que você me pergunte, tudo isso foi feito com o consentimento da Royal Canadian Mountain Police.
Na sequência, a equipe de Roberts explodiu a máquina para dar um efeito especial à encenação.
Nas três semanas seguintes, segundo o próprio Roberts, a mídia abordou o episódio em toda a parte, sempre com o slogan: “Aqui está a Pepsi. Vai passar pela Coca-Cola”.
Obviamente, você não precisa ir tão longe.
Basta fazer como o Magazine Luiza, cuja promoção de R$ 1 mil totalmente fora do convencional atraiu a atenção de muita gente. Não dá para saber exatamente se foi um erro ou se foi uma ação de Marketing proposital, mas o que importa?
O que importa é que deu certo! =)