Trabalho com e-commerce desde 2009 e, por meio da análise de pesquisas e da minha experiência no setor, sei que o comércio eletrônico influência o comércio realizado nas lojas físicas. Mas como?
Basicamente, o consumidor de lojas físicas usa a internet para pesquisar as características dos produtos que pretende obter e, depois disso, vai até a loja mais próxima de sua casa e faz a aquisição.
Além disso, o consumidor acessa as lojas virtuais para:
– Verificações de preço
O consumidor entra em várias lojas virtuais para analisar a média de preço de um determinado produto que, posteriormente, ele comprará em uma loja física.
– Visualização de fotos dos produtos
O potencial cliente visita lojas virtuais somente para ver as imagens em diferentes ângulos, verificar pequenos detalhes no Design e visualizar a aparência geral do produto para, depois, compra-lo em uma loja física.
– Comparação de produtos
O consumidor entra nas lojas virtuais a fim de comparar as características de produtos similares, informações que ele usará para tomar uma decisão de compra em uma loja física.
Como você pode perceber,existem consumidores que usam as lojas virtuais apenas para pesquisas de produtos que eles comprarão em lojas físicas. Então, o que nós que trabalhamos com e-commerce precisamos fazer é quebrar esse hábito e capturar esses clientes.
A seguir proponho algumas formas de fazer com que os consumidores de lojas físicas parem com o hábito de usar a internet só para fazer pesquisas de preços e de características de produtos e, assim, comprem efetivamente na sua loja virtual:
– Marketing
Use as técnicas do Neuromarketing e os princípios de Cialdini para criar conteúdo altamente persuasivo, capturar os visitantes da sua loja virtual e evitar que eles evadam para as lojas físicas.
– Comentários de usuários
Deixe bem à vista os comentários daqueles usuários que dizem o quanto eles adoraram comprar na sua loja virtual. Esses comentários são uma Prova Social – um dos princípios persuasivos de Cialdini – que convencem mais do que um discurso de vendas.
– Selo “Site Sincero”
A certificação “Site Sincero” conferida pela empresa Trustvox garante aos visitantes que os comentários realizados por usuários na sua loja virtual foram feitos por pessoas que realmente compraram e testaram seus produtos, o que gera maior credibilidade.
– Fotografias
Aparência conta muito, por isso contrate uma empresa que produz fotos profissionais ou tenha o seu próprio estúdio de fotografia. Coloque apenas as imagens de alta qualidade na sua loja virtual.
– Formas de pagamento
Saiba escolher o sistema de pagamento do seu e-commerce. Quanto mais abrangente, maior a possibilidade de atingir públicos distintos. Pense que, pessoas que não têm cartão de crédito, por exemplo, precisam da opção “Boleto”.
– Entrega
As pessoas querem comprar e ter o produto agora e essa é uma das razões pelas quais elas vão até uma loja física. Porém, se a sua loja virtual tiver um serviço de entrega rápida, será mais fácil evitar a evasão do potencial cliente para o comércio em lojas físicas.
– Compra com um clique
Use sistemas como o Smartcheckout®na sua loja virtual, pois eles oferecem maior praticidade e favorecem a compra por impulso.
Não se preocupe, porém, se não tiver nenhum desses recursos em sua loja virtual atualmente. Tente implantá-los pouco a pouco e com o tempo você conseguirá influenciar os consumidores de lojas físicas que visitam a sua loja virtual a se desfazerem desse hábito e comprarem apenas com você.