“E-commerce global” é um termo que confere nome ao conjunto de milhares de sites de comércio eletrônico que atuam nos mais de 190 países ao redor do mundo. Use-se esse termo sobretudo quando se pretende publicar estatísticas do varejo e atacado em nível mundial. Pois é justamente isso que faço neste post. Acompanhe!
NÚMEROS DO E-COMMERCE GLOBAL
Como verdadeiro Big-Bang de vendas, o e-commerce global continua em franca expansão. De acordo com dados do Statista, a receita prevista para 2023 é de US$3,65 trilhões. Já o faturamento projetado para 2027 é de US$5,58 trilhões. Ou seja, estamos falando de uma taxa de crescimento anual composta na casa dos 11%.
O Statista revela, ainda, que a China é o principal player entre os países, gerando US$1,1 trilhão em vendas ainda neste ano. Com um crescimento de pouco mais de 7% ao ano, este país alcançará uma receita de US$1,6 trilhão em 2027 e, sendo assim, continuará liderando o mercado daqui quatro anos.
Enquanto isso, os EUA vêm em segundo lugar no e-commerce global com um faturamento de US$904,9 bilhões em 2023. Já a terceira colocação vai para a Europa, cuja receita poderá atingir US$662,5 bilhões ainda neste ano. Os demais países também crescem em ritmo acelerado, mas ainda não conseguem obter faturamentos tão grandes.
A Forbes, por sua vez, publicou recentemente algumas estatísticas ainda mais otimistas. De acordo com artigo do blog Forbes Advisor, o e-commerce global totalizará US$6,3 trilhões em vendas já em 2023. E para 2026 espera-se um faturamento de US$8,1 trilhões.
ESTATÍSTICAS DE COMPRAS ONLINE
Conforme o já mencionado blog Forbes Advisor, 20,8% das compras de varejo devem ocorrer online em 2023. Enquanto isso, em 2026, essa métrica subirá para 24%. Em outras palavras, existe uma tendência para o aumento da adesão dos consumidores às compras em lojas virtuais.
As compras no e-commerce global, vale dizer, não ocorrem só localmente. Isto é, boa parte dos consumidores já se acostumou a fazer compras internacionais. O blog Forbes Advisor informa que 57% dos compradores online relatam ter feito compras em outros países via internet.
A frequência de compras também é grande. Nada menos do que 79% dos consumidores compram online ao menos uma vez por semana. Enfim, isso mostra o enorme potencial do comércio eletrônico, o qual empreendedores(as) como você precisam aproveitar.
COMO VENDER NO E-COMMERCE GLOBAL?
Para vender no e-commerce global é necessário criar um comércio eletrônico transfronteiriço. Para tanto, invista em uma plataforma de e-commerce como a VTEX, por exemplo, que possui um sistema preparado para automatizar operações de cross border. Assim, você conseguirá recolher impostos sobre produtos, e cuidar da burocracia de vendas e embarque de forma muito mais prática.
A plataforma VTEX é um sistema amplamente utilizado no e-commerce global por marcas como a Samsung, Carrefour e Under Armour, por exemplo. Com mais de 20 anos de otimizações, a VTEX é uma das plataformas mais maduras para a prática do e-commerce transfronteiriço na atualidade.
- Assim que puder clique em “O que é VTEX” e leia o nosso artigo no qual apresentamos alguns dos principais recursos dessa plataforma de comércio eletrônico!
Enfim, para criar ou migrar um e-commerce de outra plataforma para a VTEX, contrate a agência de comércio eletrônico Agência e-Plus. A Agência e-Plus é certificada em VTEX desde 2015 e é reconhecida globalmente pelo Quadrante VTEX. Esta agência atua no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Equador. Para falar sobre o seu projeto com a nossa equipe clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro em qualquer idioma: