E-commerce europeu: mais de 67% dos negócios B2C ocorrem no lado Oeste do continente

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

95% da população da região têm acesso à internet

E-commerce europeu é mais forte no lado Ocidental do continente. Foto meramente ilustrativa: @frimufilms
E-commerce europeu é mais forte no lado Ocidental do continente. Foto meramente ilustrativa: @frimufilms

O e-commerce europeu continua em expansão há alguns anos, no entanto, seu crescimento é desigual. O lado Ocidental do continente tem um papel preponderante nas vendas online B2C, enquanto as demais regiões não possuem tanta força. Neste artigo, nós mostraremos alguns dados sobre isso. Acompanhe!

Considere se inscrever na página da Agência e-Plus no Instagram para receber conteúdo grátis sobre e-commerce e Marketing Digital. Acesse @agenciaeplus agora mesmo e, logo depois, clique no botão “Seguir”! Queremos que você tenha sucesso no comércio eletrônico.

De acordo com o relatório European E-commerce Report 2023, 95% da população da Europa têm acesso à internet. Destes, 78% compram ou já fizeram compras no e-commerce até o momento. Todavia, a maior parte dessas compras ocorrem no lado Ocidental, em países como a Bélgica, França e Alemanha. Saiba mais em seguida!

ESTATÍSTICAS DO E-COMMERCE EUROPEU

O estudo European E-commerce Report abrange dados de 37 países do continente europeu, incluindo todos os países da UE-27 e alguns vizinhos. Conforme este relatório, 92% da população europeia tinha acesso à internet em 2018, passando para 95% em 2023. 

Na Irlanda, Noruega e Suíça, 100% dos cidadãos têm acesso à internet. Não muito longe desses países estão o Reino Unido com 99%; e Luxemburgo, Dinamarca e Finlândia, cada qual com 98%. Como se pode observar, em termos de acesso à internet, este é um excelente cenário para o e-commerce B2C.

Ainda de acordo com o European E-commerce Report, 67% dos usuários de internet na Europa compraram bens ou serviços online em 2018. Já em 2023, esse número aumentou para 78%. O relatório aponta que os países com maior número de compradores online são o Reino Unido com 95%, Holanda e Noruega com 92% cada, Dinamarca e Suíça com 90%.

Apesar do sucesso do e-commerce europeu no setor B2C, as estatísticas mostram que o desenvolvimento desse mercado é muito desigual. No próximo tópico apresentaremos os números que confirmam isso. Continue a leitura!

DESENVOLVIMENTO E-COMMERCE É MAIOR NO LADO OCIDENTAL DA EUROPA

Conforme dados do  European E-commerce Report:

  • 67% do volume de negócios do e-commerce B2C concentra-se na Europa Ocidental;
  • 16% no Sul da Europa;
  • 8% na Europa Central;
  • 7% no Norte da Europa;
  • 2% apenas no lado Oriental da Europa.

O lado Ocidental do continente é onde situam-se países como Bélgica, França, Alemanha e Holanda. O Sul, por sua vez, conta com Portugal, Espanha, Grécia e Chipre, entre outros. Já no Centro estão Áustria, Hungria, Polônia e Suíça, por exemplo. Ao Norte temos Dinamarca, Finlândia, Noruega, etc. E, enfim, no Leste localizam-se Albânia, Bulgária, Romênia e Ucrânia e outros países mais.

Vídeo: conheça o programa VTEX BOOST (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

O Sul, Centro, Norte e sobretudo o Leste europeu precisa aumentar o número de negócios na área de e-commerce B2C para, desse modo, equilibrar a balança em relação à Europa Ocidental. No próximo tópico, você comerciante europeu poderá descobrir como fazer isso. Leia!

E-COMMERCE EUROPEU: COMO IMPLEMENTAR LOJA VIRTUAL NO CONTINENTE?

Para implementar lojas virtuais em países da Europa, recorra ao suporte da Agência e-Plus. Desde 2015, a Agência e-Plus possui certificação em VTEX, uma das melhores plataformas de e-commerce do mundo utilizada por Samsung, Motorola, New Balance, Aramis e outras grandes marcas. Por 7 anos consecutivos, de 2018 a 2024, esta agência recebeu o prémio Quadrante VTEX de qualidade. 

VTEX IO

Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente o e-book “VTEX IO” produzido pela Agência e-Plus!

Sendo assim, a Agência e-Plus tem habilitação, credibilidade e vasta experiência para planejar, criar, implementar, avaliar, testar, configurar, evoluir, atualizar, escalar, divulgar, performar e gerenciar e-commerce com a plataforma VTEX. Além disso, ela fornece serviços de consultoria, assessoria e treinamento para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Saiba mais sobre a Agência e-Plus!

Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 grandes projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Embelleze (Europa), Wahl Clipper (Latam), Pierre Cardin, Speedo, Le Coq Sportif, Xerox e Pirelli, por exemplo, na Espanha, Portugal, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Equador e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro com a nossa equipe agora mesmo: