Um estudo realizado pela Opinion Box com 1.020 pessoas, entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2018, demonstrou que boa parte dos consumidores do varejo online já compraram no ramo de e-commerce de serviços.
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Estatísticas do setor de e-commerce de serviços
De acordo com a referida pesquisa, cerca de:
• 84% dos entrevistados já compraram no ramo de e-commerce de serviços;
• 30% já usaram aplicativos como o iFood e o Uber;
• 33% classificaram suas compras no ramo como “necessidades imediatas”;
• 60% compraram serviços online por meio de tecnologias móveis.
Além de transporte e alimentação, outras categorias também são consideradas serviços. Também são serviços, por exemplo, aqueles prestados por:
• Oficinas mecânicas
• Guias de Turismo
• Grupos de Animação para festas
• Professores de idiomas
• Agências de experiências de aventura
Estes são, enfim, alguns exemplos.
Como trabalhar com serviços no e-commerce?
Primeiramente, para poder trabalhar neste setor é preciso saber diferenciar o Marketing tradicional voltado para produtos do Marketing de Serviços.
Enquanto o Marketing comum leva em conta produto, preço, promoção e praça, o Marketing de Serviços engloba:
1. Perfil ou local de prestação de serviço;
2. Processos ou passo a passo da prestação do serviço;
3. Procedimentos ou atuação prática do prestador de serviço;
4. Pessoas (mão de obra) que realizarão o serviço.
Sendo assim, o empreendedor deve criar uma loja virtual com foco em venda de pacotes de serviços. Na sequência, ele deverá usar as ferramentas de Marketing para oferecer um serviço ou um mix de serviços para as pessoas de um determinado nicho de mercado.
Exemplo de e-commerce de serviços
Um exemplo de e-commerce de serviços de aventura é a Agência Marcos Pontes, que pertence ao astronauta brasileiro de mesmo nome.
No site desta agência, Pontes comercializa pacotes de serviços como os de “voo espacial”, “cosmonauta por 10 dias”, “voo de gravidade zero” e “passeio em carro de combate”, entre outros.
Assim como Pontes, pense em um ou mais serviços que você possa realizar, faça uma implantação de e-commerce, divulgue nos meios online e/ou impressos. Por fim, otimize tudo até chegar próximo da perfeição. Quanto mais qualidade melhor.