E-commerce de luxo: números e tendências

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Por que lançar uma loja virtual neste ramo?

As joias estão entre os produtos de maior destaque no e-commerce de luxo. Foto: @jannoon028
As joias estão entre os produtos de maior destaque no e-commerce de luxo. Foto: @jannoon028

E-commerce de luxo é o nome dado ao comércio eletrônico especializado na venda de produtos exclusivos, de marcas premium e de preços altos para um público seleto de consumidores extremamente ricos.

Quando digo “consumidores extremamente ricos”, eu me refiro aos mais de 56 milhões de pessoas milionárias e aos pouco mais de 2 mil bilionários que habitam o mundo contemporâneo, conforme dados veiculados no site Poder360 e no blog da Oxfam Brasil respectivamente.

Ou seja, neste artigo eu vou abordar o que podemos chamar de “e-commerce de luxo raiz”, o qual se destina às classes econômicas mais altas. Se você tem cacife para lançar um e-commerce assim, por que não fazê-lo? Logo em seguida, eu vou lhe apresentar alguns números e tendências desse mercado para que você possa ter um gostinho do quanto sucesso poderá fazer. Continue lendo!

NÚMEROS E TENDÊNCIAS DO E-COMMERCE DE LUXO

A categoria “e-commerce de luxo” vem ganhando cada vez maior evidência no varejo online mundial, sobretudo após o baque da pandemia de Covid-19. Vale lembrar, o setor já vinha em crescimento antes do coronavírus, teve uma queda, mas logo recuperou o fôlego.

Para você ter uma ideia, de acordo com dados de um relatório da Fortune Business Insights, o tamanho do mercado global de bens de luxo era de US $316 bilhões em 2019. Todavia, a pandemia gerou um encolhimento de mais de 18% em 2020, o que reduziu o faturamento para US $257 bilhões. Agora, estima-se uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 4,6% de 2020 a 2027. Assim, projeta-se que este mercado valerá cerca de US $352 bilhões em 2027.

O relatório aponta, ainda, que o mercado sul-americano de luxo crescerá em um ritmo constante daqui em diante devido ao fato de que em países como o Chile e o Brasil, por exemplo, cada vez mais pessoas estão vivendo em áreas urbanas e aumentado seus padrões de vida. No Brasil, especialmente, produtos como relógios, joias, malas, bolsas e roupas de luxo poderão ter mais saída.

Neste contexto, o varejo online merece destaque. Conforme estudo da Mckinsey, as vendas online de artigos de luxo representavam 8% do mercado global global de luxo em 2016, passando para 12% em 2020. Mas em 2025, isto é, daqui a apenas 3 anos, elas representarão 19%.

Já nos EUA, de acordo com dados do Insider Intelligence, as receitas das marcas de luxo Hermès aumentaram 23% na primeira metade do ano em relação ao mesmo período do ano anterior. O mesmo ocorreu com o Grupo Kering (16%), com a Louis Vuitton’s (27%) e com o Grupo Armani (20%). Enfim, abrir um e-commerce de luxo neste cenário pode ser uma ótima ideia.

COMO PROSPERAR COM UM E-COMMERCE DE LUXO?

Uma das principais dicas para se dar bem com um e-commerce de luxo é contratar vendedores com alto grau de especialização no produto que você pretende comercializar. Esse tipo de vendedor pode oferecer via conversational commerce, um tratamento altamente personalizado para um público que, sabemos, é bastante diferenciado.

Outro recurso fundamental em um e-commerce de luxo é o live commerce. Usando plataformas e-commerce como a VTEX, por exemplo, você tem acesso ao recurso de live shopping, com o qual os seus vendedores especializados poderão apresentar produtos em um ambiente interativo e com recursos de compras online.

Vídeo: conheça o VTEX Live Shopping!

Além disso, na maioria das vezes, os e-commerces de luxo possuem lojas físicas. E, sendo assim, você poderá integrar sua loja virtual com as suas lojas tradicionais espalhadas pela cidade, o que lhe permitirá oferecer experiências omnichannel como a ship from store (cada loja se torna um centro de distribuição); ship to home (cliente de loja física pode escolher qualquer endereço de entrega), ship to store (loja envia produto para outra loja para satisfazer um cliente local) e pick up in store (cliente compra em qualquer canal e retira em uma loja física), entre outras.

Por último, mas não menos importante, para prosperar com um e-commerce de luxo é fundamental realizar campanhas de Marketing, veiculando anúncios sobretudo em plataformas Ads como a Google Ads e Meta Ads, por exemplo.

Enfim, você pode precisar de uma equipe de e-commerce e Marketing para levar a cabo um projeto de e-commerce de luxo. A Agência e-Plus, por exemplo, conta com uma equipe especializada em VTEX, Google Ads e Meta Ads, a qual você poderá contratar a qualquer momento. Para tanto, clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via app mensageiro: