A Visa Consulting & Analytics publicou na segunda semana de abril de 2018 uma pesquisa com dados de compras realizadas com os cartões da marca em livrarias físicas e online ao longo dos anos de 2016 e 2017, na qual constatou que o setor de e-commerce de livros cresceu mais no período.
Declínio das livrarias físicas
O estudo indica que as lojas físicas declinaram nos dois últimos anos. Elas sofreram com:
• 9,6% de queda no faturamento;
• 14,7% de queda no número de consumidores;
• 14,4% de queda no número de transações financeiras.
Apesar disso, as livrarias físicas obtiveram 5,5% de aumento do Ticket Médio.
Crescimento do setor de e-commerce de livros
De acordo com a pesquisa, no mesmo período o ramo de e-commerce de livros obteve:
• 10,4% de aumento no faturamento;
• 9,4% de aumento no número de consumidores;
• 7,8% de crescimento no número de transações financeiras.
Com isso, a participação do e-commerce no varejo de livros em geral que era de 23% em 2016 passou a ser de 27% em 2017.
Declínio do varejo de livros em geral
No geral, a pesquisa demonstrou que o varejo de livros em geral (online e físico) declinou 5% no período estudado, porém, verifica-se que esse resultado se deu muito mais em consequência da queda do varejo físico.
Como montar e gerenciar um e-commerce de livros?
Montar um e-commerce de livros requer os seguintes passos:
1. Criação de um Modelo de Negócios e de um Plano de Negócios;
2. Abertura de empresa (formalização);
3. Escolha da plataforma e-commerce;
4. Implantação da loja virtual;
5. Realização de campanhas de Marketing Digital;
6. Gestão e otimização dos resultados.
Em geral, o tempo de criação de uma loja virtual pode variar entre 60 e 120 dias. Os profissionais da Agência E-Plus levam em média 90 dias úteis para entregar uma loja virtual desenvolvida por meio da plataforma Vtex.