E-commerce de livros cresce mais que livrarias físicas, revela pesquisa

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Leia também neste artigo algumas dicas sobre como criar a sua loja virtual de livros!

Setor de e-commerce de livros é um bom mercado para quem pensa em abrir uma loja virtual

Setor de e-commerce de livros é um bom mercado para quem pensa em abrir uma loja virtual

A Visa Consulting & Analytics publicou na segunda semana de abril de 2018 uma pesquisa com dados de compras realizadas com os cartões da marca em livrarias físicas e online ao longo dos anos de 2016 e 2017, na qual constatou que o setor de e-commerce de livros cresceu mais no período.

Declínio das livrarias físicas

O estudo indica que as lojas físicas declinaram nos dois últimos anos. Elas sofreram com:

• 9,6% de queda no faturamento;

• 14,7% de queda no número de consumidores;

• 14,4% de queda no número de transações financeiras.

Apesar disso, as livrarias físicas obtiveram 5,5% de aumento do Ticket Médio.

Crescimento do setor de e-commerce de livros

De acordo com a pesquisa, no mesmo período o ramo de e-commerce de livros obteve:

• 10,4% de aumento no faturamento;

• 9,4% de aumento no número de consumidores;

• 7,8% de crescimento no número de transações financeiras.

Com isso, a participação do e-commerce no varejo de livros em geral que era de 23% em 2016 passou a ser de 27% em 2017.

Declínio do varejo de livros em geral

No geral, a pesquisa demonstrou que o varejo de livros em geral (online e físico) declinou 5% no período estudado, porém, verifica-se que esse resultado se deu muito mais em consequência da queda do varejo físico.

Como montar e gerenciar um e-commerce de livros?

Montar um e-commerce de livros requer os seguintes passos:

1. Criação de um Modelo de Negócios e de um Plano de Negócios;

2. Abertura de empresa (formalização);

3. Escolha da plataforma e-commerce;

4. Implantação da loja virtual;

5. Realização de campanhas de Marketing Digital;

6. Gestão e otimização dos resultados.

Em geral, o tempo de criação de uma loja virtual pode variar entre 60 e 120 dias. Os profissionais da Agência E-Plus levam em média 90 dias úteis para entregar uma loja virtual desenvolvida por meio da plataforma Vtex.