E-commerce de 1 produto é possível?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as vantagens de investir nesta estratégia!

O e-commerce de 1 produto é ideal para quem está começando no varejo online. Imagem: @storyset
O e-commerce de 1 produto é ideal para quem está começando no varejo online. Imagem: @storyset

E-commerce de 1 produto ou monoproduto é o nome dado às lojas virtuais que contam com apenas um item no catálogo. É uma estratégia que pode proporcionar uma grande economia para um varejista como você e, além disso, aumentar as suas chances de sucesso.

Quando decide que irá vender só 1 produto, você de cara já obtém maior facilidade para estabelecer um público, desenvolver uma persona, criar um Plano de Negócios e estipular as linhas gerais do empreendimento. Mas não é só isso…

Um e-commerce de 1 produto também facilita a montagem e a gestão de estoque, bem como os envios. Ele proporciona muito mais simplicidade para negociar com fornecedores e para criar discursos de vendas para os seus clientes.

Além disso, uma loja virtual de 1 produto é mais fácil de operar. Você também obtém maior praticidade para coletar, armazenar e analisar dados de acessos de clientes, e consegue realizar um atendimento melhor, entre outros benefícios, que geram mais economia de tempo e de dinheiro.

COMO CRIAR UM E-COMMERCE DE 1 PRODUTO?

O primeiro passo para criar um e-commerce de 1 produto é pensar em um produto que possa ser usado por um grande número de pessoas com personalidades, estilos e gostos variados. Um tênis, por exemplo, é uma ideia.

Você pode começar vendendo um único tênis casual unissex. Esse tipo de produto atende homens e mulheres de várias faixas etárias. É possível até trabalhar com um tamanho único como o número 39, por exemplo, ou estipular uma faixa de 36 a 44.

Inclua esse monoproduto em uma loja virtual com uma marca bem produzida. Envolva a loja com um ar de credibilidade. Daí, comece a divulgar o produto usando mecanismos de tráfego pago. Se tudo der certo e você fizer uma boa quantidade de vendas no início, então passe a investir também em tráfego orgânico. Mas se não, então mude de produto e tente outra vez.

Vídeo: saiba por que usar vídeos nas suas páginas de produtos!

Vendas de produtos complementares

Assim que você conseguir estabelecer o seu produto no mercado, comece a vender produtos complementares. Por exemplo, no caso do seu e-commerce de 1 produto no qual você vende um par de tênis, passe a vender um par de meias para quem já comprou o tênis.

DO E-COMMERCE DE 1 PRODUTO PARA 1 TIPO DE PRODUTO

Muito bem, digamos que o seu e-commerce monoproduto prosperou e agora você quer mais. Neste caso, é possível expandir seu negócio de 1 produto para um tipo de produto. Ou seja, você vendia um par de tênis e agora passará a vender vários tipos de tênis.

Em outras palavras, integre ao seu mix uma variedade de tipos de tênis. Passe a vender, por exemplo, tênis esportivos, além dos casuais que você já vende. Isto é, diversifique, atinja novos públicos e aumente o poder da sua marca e-commerce gradativamente.

Assim que puder clique em “Q-commerce” e conheça os e-commerces de alta velocidade!