E-commerce da Saraiva acaba de migrar para a plataforma VTEX, depois de utilizar a Magento por cinco anos consecutivos.
A troca acontece em um momento em que a centenária livraria (fundada em 1914) enfrenta problemas com dívidas e queda no faturamento.
Adiante, saiba mais sobre essa história!
Acesse e leia também o artigo “Blog da Saraiva”. Leia, então, uma análise completa da mídia de comunicação com os consumidores de uma das maiores livrarias brasileiras.
POR QUE O E-COMMERCE DA SARAIVA MIGROU PARA VTEX?
A Saraiva apresentou recentemente um plano de recuperação judicial para uma dívida de R$ 684 milhões, de acordo com o site Baguete.
Além disso, a empresa viu seu faturamento cair 17,5% em 2018.
Foram fechadas 20 de suas 104 lojas físicas no período.
Mas agora os seus diretores estão tentando mudar o jogo.
A migração da loja virtual da livraria para a plataforma VTEX é um dos primeiros acenos para esta mudança.
Com a troca, os diretores da Saraiva pretendem:
Reduzir os custos:
Como a VTEX é um sistema cloud commerce, as suas atualizações são feitas pela equipe VTEX uniformemente para todos os usuários via nuvem.
Desse modo, a Saraiva poderá reduzir a sua equipe de tecnologia própria.
Isso, sem dúvida, lhe permitirá diminuir seus gastos com infraestrutura para comércio eletrônico.
Otimizar o omnichannel:
A VTEX conta com soluções singulares para omnichannel, tais como as que se relacionam ao conceito de “prateleira infinita”, que viabiliza a unificação de estoques.
Assim, a livraria poderá otimizar a integração de suas lojas físicas com a loja online de um jeito muito mais interessante e prático.
Compras online poderão ser feitas nas lojas físicas com praticidade e os produtos comprados na loja virtual poderão ser retirados em pick up stores, por exemplo.
Ampliar o marketplace:
Com o suporte VTEX, a Saraiva ampliará seu marketplace.
Ao abrir a porta para parceiros estratégicos em seu shopping online, a livraria poderá comercializar uma linha mais extensa de produtos e de categorias de produtos.
E graças à tecnologia de split de pagamento, os consumidores poderão comprar em múltiplas empresas conectadas ao marketplace da Saraiva com apenas um pedido.
Acesse e leia também o post “Ferramentas omnichannel”. Conheça, dessa maneira, cinco recursos que integram as suas lojas físicas ao seu site e-commerce e potencializam suas vendas.
COMO MONTAR UMA LIVRARIA E-COMMERCE?
Para entrar no ramo de livrarias online é necessário antes de tudo planejar coisas como:
- Nicho
- Abertura de empresa e-commerce
- Uso de estoque, que pode ser próprio ou do fornecedor
- Mix de produtos, que pode ser uma lista curta ou uma Long Tail
- Plataforma e-commerce
Ademais, além do processo de empreender e-commerce, você terá que contratar uma agência e-commerce para montar a loja virtual.
A agência e-Plus, por exemplo, já produziu mais de 300 sites de e-commerce nos últimos seis anos, incluindo o da Livraria Unesp (com plataforma Ciashop) e Livraria Vozes (com plataforma VTEX). Fica essa dica.
Uma vez com uma loja online você poderá integrá-la a múltiplos marketplaces como o da Amazon e talvez até mesmo o da Saraiva, e assim ampliar o seu mercado.
Clique em “Como montar uma loja virtual de livros” para ler um post complementar. Dessa forma, fique por dentro de mais dicas para iniciar um projeto de comércio eletrônico no setor.