Acaba de ser concluída, neste mês de fevereiro de 2020, a migração do site e-commerce da Livraria Cultura para a plataforma VTEX. Com a troca, a empresa pretende simplificar o atendimento e melhorar as vendas via loja virtual.
A troca de sistema vem em um momento de reorganização. Em outubro de 2018, a Cultura devia R$ 285 milhões e não tinha como pagar. Desse modo, a empresa entrou em um processo de recuperação judicial. Tal medida tem como objetivo evitar a falência.
Já em janeiro de 2020, a livraria vendeu o marketplace Estante Virtual para o Magazine Luiza. Assim, a empresa capitalizou e ganhou mais fôlego no mercado. A migração para a VTEX, por sua vez, vai de encontro a uma possível recuperação.
Não foi divulgado, contudo, qual era o antigo sistema de comércio eletrônico utilizado pela livraria. Todavia, você poderá saber no próximo tópico um pouco mais sobre como será a nova loja online da Cultura. Continue lendo!
Acesse e leia também o artigo “Magazine Luiza compra Estante Virtual”. Fique sabendo, dessa maneira, como foi a aquisição do maior marketplace online de livros usados do Brasil.
COMO É O NOVO E-COMMERCE DA LIVRARIA CULTURA
O novo e-commerce da Livraria Cultura, agora construído sob a plataforma VTEX, conta com as mais modernas tecnologias de vendas online. Ele vem com SmartCheckout, novos meios de pagamento, integrações de canais e muito mais.
Uma das novidades é o sistema de pagamento PayMee, o qual possibilita que os consumidores possam fazer transferência bancária ao comprarem produtos na loja virtual. Dessa forma, a livraria poderá captar aqueles clientes que não têm cartão de crédito, entre outros.
Outra inovação que vem no mesmo pacote é o VTEX OMS, um software de gestão de pedidos que unifica os estoques. Assim por meio de um painel único é possível administrar pedidos em múltiplos canais de vendas.
Isso certamente permitirá que a Cultura trabalhe com uma prateleira infinita, o que lhe ajudará a evitar perdas de vendas por falta de produtos em suas unidades físicas. Ademais, a livraria poderá controlar melhor o fluxo de pedidos e oferecer mais praticidade na entrega, que é uma das áreas mais críticas do comércio eletrônico hoje em dia.
Com efeito, dessa forma a plataforma VTEX ajudará a Cultura a simplificar o atendimento, reduzir os custos e aumentar a rentabilidade. Decerto, isso permitirá que a livraria volte a se destacar no setor.
Acesse e leia também o post “E-commerce da Saraiva migra da Magento para VTEX”. Descubra, então, por que a concorrente da Cultura também optou pelo referido sistema cloud commerce brasileiro.
COMO MIGRAR PARA A PLATAFORMA VTEX
A melhor forma de migrar para a plataforma VTEX é por meio da contratação de uma agência e-commerce certificada como a e-Plus, por exemplo. Agências como esta possuem uma equipe multidisciplinar treinada e qualificada para integrar sua loja virtual ao novo sistema.
O team e-Plus, por sua vez, conta com estrutura para migrar e também para recriar o Design da loja online. O processo de Redesign é feito com base no estudo do seu público-alvo e na Cultura Organizacional (cores, símbolos, etc.) da sua empresa.
A criação do novo layout leva em conta a forma como o seu consumidor se comporta. Em outras palavras, ela visa facilitar a navegação para que as compras sejam realizadas com mais praticidade e com menos abandonos de carrinho.
Para saber mais sobre o processo de migração de loja virtual para a plataforma VTEX clique no botão em seguida a partir do seu smartphone. Inicie uma conversa com um programador da e-Plus agora mesmo: