E-commerce cross border é o nome dado ao comércio online transnacional. É a venda e exportação de produtos por meio da sua loja virtual. Em outras palavras, é a internacionalização das operações do seu comércio eletrônico. Enfim, que tal dominar o mundo?
Estatísticas do e-commerce cross border
O e-commerce cross border vem crescendo a passos largos no mundo. De acordo com estudo da Pitney Bowes recentemente mencionado no blog E-commerce News, 70% dos compradores entrevistados de 12 países compraram em sites internacionais em 2017. Esse percentual representa um aumento de 6% em relação ao ano anterior.
Uma segunda pesquisa confirma a evolução. De acordo com números de relatório do DHL veiculado no blog da VTEX, esse mercado será ampliado em 25% até 2020. Com isso, ele alcançará vendas no valor de US$ 900 bilhões no período.
Certamente, como bom(ao) empreendedor(a) e-commerce, você vai querer a sua fatia desse bolo, não é mesmo?
Como implantar um e-commerce cross border?
Confira a seguir, 10 coisas que você precisa conhecer e planejar para se dar bem com um e-commerce cross border:
• Panorama:
Conheça a cultura do país destino das suas mercadorias. Vai ajudar se você souber falar e/ou escrever o idioma local. Se puder, faça uma viagem para lá, pois isso lhe ajudará a conhecer as pessoas e a ter insights para suas vendas.
• Legalidade:
Informe-se sobre a legislação e-commerce do lugar. Analise o código do consumidor local. Observe detalhes. Por exemplo, saiba os prazos para devoluções de produtos, se há regras para o layout da loja virtual, etc. Conheça também as leis brasileiras para o setor.
• Impostos:
Avalie quais os impostos terá que pagar. Dessa maneira, você poderá estimar o custo final dos seus produtos na região e analisar se os consumidores estão dispostos a pagar por eles.
• Plataforma:
Alugue uma plataforma e-commerce multinacional. Dessa forma, se o seu e-commerce cross border der certo, você poderá expandir seu modelo de negócios para outros países e gerenciar tudo com mais praticidade.
• Marketing:
Defina qual a opção de Marketing mais viável no país onde pretende estabelecer seu negócio. Seria o Marketing tradicional? Ou o Marketing Digital? Vale a pena investir em publicidade em TVs e rádios da grande imprensa local?
• Atendimento:
Invista em atendimento online automatizado. Use, por exemplo, FAQs e chatbots com Inteligência Artificial. Se preciso e possível, trabalhe com atendentes humanos, isto é, com assistência pessoal personalizada.
• Pagamento:
Contate os desenvolvedores da plataforma e-commerce que alugou para saber quais opções de pagamento estão disponíveis na região onde pretende atuar. Quanto mais alternativas, maiores as chances de realizar vendas.
• Exportação:
Escolha o tipo de exportação mais viável. Na exportação direta, por exemplo, você realiza todos os procedimentos de envio. Já na exportação indireta, contrata-se uma empresa intermediadora, a qual fará tudo em seu lugar.
• Logística:
Faça parcerias com empresas que poderão fazer o transporte, armazenamento, entrega e até a logística reversa dos seus produtos no exterior. Pesquise empresas do tipo na internet e entre em contato com elas para saber mais.
• Otimização:
Tenha uma mentalidade voltada à melhoria contínua. Dia após dia, otimize o modelo de negócios e operações de e-commerce cross border, mesmo que isso lhe confira poucos benefícios. A soma dos benefícios lhe ajudará a crescer.
Use o conceito de Visão para expandir seu e-commerce cross border
Recentemente, os diretores da VTEX declararam que pretendem instalar filiais de sua companhia em 100 países até 2022. Esta é uma Visão do futuro abertamente compartilhada, o que lhes dá um caminho a seguir nos próximos anos e, além disso, integra os esforços de seus colaboradores, fornecedores, investidores e parceiros em geral.
Igualmente, quando sentir que há oportunidade para uma expansão maior, então não pense duas vezes. Estabeleça uma Visão e vá em frente!