A faturamento do comércio eletrônico no Brasil segue crescendo em ritmo acelerado. Em 2012 foram movimentados R$ 22 bilhões. Agora, a expectativa de crescimento para 2013 é de 25%, segundo a consultora do Sebrae, Suely Mioto. Os dados foram divulgados durante o Ciclo MPE, na última quinta-feira (28) em São Paulo.
Faturamento do comércio eletrônico em 2013: cenário propício para novas lojas virtuais
O ótimo momento econômico do Brasil é impulsionado pela ascensão das classes sociais. De fato, cerca de 53% dos domicílios com acesso à internet pertencem às classes C, D e E. A soma disso ao aumento expressivo no número de acessos por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets, por exemplo, colaboram para que o faturamento do comércio eletrônico estimado para 2013 seja efetivamente alcançado.
Entretanto, mesmo com os números do e-commerce tão animadores para 2013, muitos empresários ainda não se deram conta dessa oportunidade. Em outras palavras, dados do Sebrae revelam que apesar de muitas empresas estarem migrando para o e-commerce, quase 53% das micro, pequenas e médias empresas no Brasil ainda não possuem uma loja virtual. Muitas dessas empresas ainda resistem e preferem se manter apenas com a loja física.
Hora de abrir uma loja virtual e aproveitar o potencial de faturamento do comércio eletrônico
Os números não mentem. O faturamento do comércio eletrônico não para de crescer. Por isso, chegou a hora de você aproveitar esse momento e criar uma loja virtual.
Um projeto de e-commerce (criar a loja virtual, fazer a divulgação, manter o relacionamento com os clientes, estar antenado com as novidades, etc.) pode ser complexo, mas como mostram as estatísticas, esse esforço sem dúvida vale a pena.
Pois bem, o ato de desenvolver um e-commerce pode ser feito de duas formas, que abordarei adiante.
Na primeira alternativa, você realiza um curso e aprende um pouco sobre Design e programação front-end. Faz um treinamento em uma plataforma de e-commerce em seguida e finalmente poderá criar seu site e-commerce.
Na segunda opção, você contrata uma agência de e-commerce, que criará a loja e você só precisará administrá-la.
• Acesse e leia também o artigo “Etapas para desenvolvimento de uma loja virtual” e fique por dentro!
Enfim, seja como for, não fique fora do comércio eletrônico.