E-commerce checkout é o processo de verificação de endereços de entrega e dados de pagamento, entre outras informações, a que os consumidores são submetidos para fins de conclusão de uma compra em uma loja virtual. Certamente é uma das etapas mais importantes em um site de comércio eletrônico como o seu.
Quando o processo de checkout é bom, as vendas fluem com poucas desistências. Entretanto, não é o que geralmente ocorre. De acordo com o Estudo de Propensão ao Consumo, da SAP, publicado em setembro de 20918 na Folha de Londrina, 82 em cada 100 consumidores abandona a loja virtual onde selecionaram produtos quando estão próximos de fechar uma compra.
De fato, em muitos destes casos, tamanho abandono se dá por causa de problemas de usabilidade, credibilidade, segurança e conveniência. Enfim, como solucionar tais problemas e otimizar o checkout? Veremos!
Como otimizar o e-commerce checkout?
Para diminuir o abandono na hora do e-commerce checkout, invista em otimização:
• Da usabilidade:
Checkouts que requerem 5 ou até mais de 10 minutos para serem preenchidos são inviáveis. São muito burocráticos. Por isso, conte com um sistema que requeira dos consumidores somente as informações essenciais para o fechamento da venda.
O sistema SmartCheckout da VTEX, por exemplo, solicita apenas um e-mail, dados do cartão e endereço. Além disso, todo o processo é feito em uma só uma página. Tudo pode ser preenchido em 1 minuto e meio. Nas compras seguintes, o processo é ainda mais rápido, pois todos os dados ficam armazenados. Não requer senha, mas somente um e-mail para acessar.
Ademais, você precisa fazer com que sua loja virtual seja rápida. Isso, por sua vez, depende de múltiplos fatores como o provedor da plataforma e-commerce e a maneira como as fotos para loja virtual são tratadas.
A loja virtual deve ser também responsiva. Isto é, ela precisa se adaptar aos múltiplos tamanhos e formatos de telas. Os campos de cadastro devem ser acessíveis em todos os dispositivos.
Por fim, botões como “comprar” devem estar nos lugares mais adequados e os argumentos de vendas do tipo “Call-to-actions” precisam refletir aquilo que o público de consumidores da loja espera.
• Da conveniência:
Trabalhe para que o seu e-commerce checkout possua utilidades que atendam às necessidades dos consumidores. Dessa maneira, não podem faltar recursos como sistema para redefinição de senhas e variadas formas de pagamento.
Além disso, o frete não pode ser alto demais. Conforme o relatório “Consumer Propensity Study”, 70% dos consumidores abandonam o carrinho por causa de fretes abusivos. O mesmo relatório expôs que tempo de entrega muito longo gera 39% de abandono.
• Da credibilidade:
Na hora do e-commerce checkout, os consumidores precisam acreditar que a sua loja virtual é séria. Então, eles observarão se há endereços, telefones e meios de contato da loja disponíveis, para o caso de haver algum problema.
Exponha, ainda, links para que os usuários possam ler as políticas de experimentações, entregas, trocas, devoluções e privacidade. Apresente também os termos de uso e as condições de compra e venda.
Os consumidores também precisarão verificar os custos da compra antes de fazer o pagamento. Sendo assim, certifique-se de manter a descrição e o valor da compra bem visíveis.
• Da segurança:
O ambiente onde os consumidores inserirão seus dados pessoais, bancários e de localização precisa ser totalmente seguro contra cibercriminosos. Por isso, contrate protocolos e certificações de segurança como SSL, HTTPS e Site Blindado, por exemplo.
Conclusão
Otimize a área de checkout e-commerce da sua loja virtual. Fale com os seus desenvolvedores (os profissionais da agência e-commerce) sobre as possibilidades de otimização da usabilidade, conveniência, credibilidade e segurança. Peça para eles lhe ajudarem a melhorar e aumentar as suas vendas. Ou, se preferir, escolha uma plataforma e-commerce como a VTEX, que possui um dos melhores sistemas de checkout do mercado e realiza centenas de otimizações ao longo do ano.