E-commerce automotivo crescerá mais de 14% em 2018, revela pesquisa

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Saiba como desenvolver um modelo de negócios para a criação de uma loja virtual neste setor

Desenvolva um modelo de negócios no e-commerce automotivo e aproveite o bom momento do setor

Desenvolva um modelo de negócios no e-commerce automotivo e aproveite o bom momento do setor

Em 2018, o e-commerce automotivo crescerá 14,3% em relação ao ano de 2017.

Assim, isso gerará um faturamento de R$ 15,2 bilhões para o setor.

Os dados são de uma pesquisa realizada pela E-Consulting.

No ano passado, o varejo automotivo online faturou R$ 13,3 bilhões, segundo o mesmo estudo.

Modelos de negócios no e-commerce automotivo

Nos últimos anos, empresas consideradas grandes e também algumas startups têm investido no e-commerce automotivo.

São os casos, por exemplo, da Citroën e da AutoAvaliar.

Só para lembrar, a Citroën lançou sua primeira loja virtual de carros em 2016.

Além da Citroën, outras grandes montadoras, como a Fiat e a Volkswagen, também possuem sites.

Tais sites possibilitam, sobretudo, que os consumidores montem/configurem um automóvel antes de adquiri-lo.

Já a AutoAvaliar, uma startup que conta com uma plataforma de vendas de veículos entre revendedores e concessionárias, comercializou 96 mil carros entre janeiro e dezembro de 2017, conforme informações do site Falando de Varejo.

Outro grande case do setor de e-commerce automotivo tem sido o do site Canal da Peça (um tipo de marketplace com 800 mil produtos), o qual foi criado em 2013 com investimento de R$ 16 milhões e faturou R$ 6 milhões em 2016.

Segundo o site Automotive Business, o ambiente de negociação da loja virtual Canal da Peça tem registrado um crescimento anual de 240% desde a sua fundação.

Outro modelo de negócio interessante neste ramo é o do Menu do Carro.

O Menu do Carro auxilia motoristas que estão em busca de serviços automotivos a encontrarem o que precisam mais perto de onde estão e mais rápido.

Até agora, essa plataforma possui 3 mil lojas registradas, que fornecem mais de 40 serviços, segundo o site Motor Show.

Crie o seu modelo de negócios no setor de e-commerce automotivo

Existe uma ferramenta de empreendedorismo chamada Business Model Canvas (BMC), a qual possibilita que você crie um modelo de negócios rapidamente.

Além de rapidez, essa ferramenta permite que você otimize o modelo de negócios com praticidade ao longo do tempo.

Com a ferramenta BMC você poderá criar múltiplos modelos de negócios no setor de e-commerce automotivo, verificar qual desses modelos é o mais eficiente e, só então, partir para a criação de um Plano de Negócios.

Para saber mais sobre o BMC, recomendo a leitura do livro “Business model generation: inovação em modelos de negócios”.

Esse livro, de autoria de Alexander Osterwalder, está à venda nas melhores livrarias.

O BMC ajudará você a testar e avaliar um negócio antes de realizar qualquer investimento.

Com isso, as possibilidade de você alcançar sucesso na criação de uma loja virtual no ramo automotivo ficam maiores.