E-commerce 2025: ABComm prevê faturamento de R$224,7 bilhões no Brasil

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Nova onda de compras online aumenta o espaço do e-commerce no país

Foto: um homem e uma mulher em frente a um laptop com um cartão de crédito, representando as compras no e-commerce 2025.
E-commerce 2025 terá um tsunami de compras, conforme dados da ABComm. Foto meramente ilustrativa: @gpointstudio

O e-commerce 2025 será ótimo. Pelo menos é isso o que está prevendo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). De acordo com esta associação, o faturamento do setor será de R$224,7 bilhões esse ano, no Brasil. Em outras palavras, será um faturamento 10% maior em relação ao ano de 2024. 

Divulgado pelo portal E-commerce Brasil, o relatório da ABComm revela que 2025 será o oitavo ano consecutivo em que ocorre expansão no comércio online no país. Isso acontece devido às mudanças nos hábitos de consumo e ao aceleramento da transformação digital das empresas. Saiba mais em seguida!

E-COMMERCE 2025: EXPANSÃO CONTÍNUA

O tsunami de compras online previsto pela ABComm deve movimentar R$20 bilhões a mais no e-commerce 2025 em relação ao ano anterior. Diversos fatores vão alavancar esse crescimento, entre eles:

  • Transformação digital: em aceleração desde a pandemia, a digitalização das empresas vem aumentando o número e a qualidade dos e-commerces;
  • Mudanças nos hábitos de consumo: as gerações nativas digitais, mais acostumadas a comprar online, estão chegando ao mercado de trabalho e aos cargos de liderança, aumentando assim o poder de compra. Enquanto isso, os consumidores das gerações anteriores estão cada vez mais acostumados a adquirir produtos pela internet;
  • Aumento do ticket médio: há uma previsão de 4,7% de aumento do ticket médio no e-commerce 2025. Dessa maneira, ele atingirá a marca de R$515,80. Ou seja, os consumidores vão gastar mais esse ano.

Ainda de acordo com o relatório da ABComm, o número de consumidores no e-commerce 2025 deve superar em 3 milhões o de 2024, chegando a 94 milhões. Além disso, a associação estima um aumento de 5% no número de pedidos. A previsão é que ocorrerão 435 milhões de compras online neste ano.

OPORTUNIDADES

Com o crescimento do e-commerce em 2025, abre-se um mar de possibilidades para empreendedores como você. Neste cenário é possível criar novas lojas virtuais ou apenas otimizar e escalar as lojas que você já tem.

Agora, portanto, é a hora de investir em tecnologias e inovações. A Inteligência Artificial, por exemplo, pode ser um fator preponderante para o sucesso de empresas de comércio eletrônico como a sua. Esta é uma tecnologia que certamente pode ser muito útil para melhorar o atendimento, automatizar o Marketing, criar campanhas de tráfego pago que geram mais retorno, e muito mais.

Vídeo: saiba mais sobre o uso da Inteligência Artificial no e-comerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Além disso, continua em alta a personalização da experiência dos consumidores. Portanto, é importante utilizar ferramentas que lhe permitam entender como esses consumidores se comportam. Com esse tipo de informação é possível oferecer produtos sob medida e, desse modo, aumentar significativamente a satisfação dos clientes e fidelizar muito mais.

Outra oportunidade para o e-commerce 2025 é a implementação de layouts de lojas virtuais mais rápidos e estáveis e que, por conta disso, melhoram os indicadores de Core Web Vitals. Em decorrência disso, as páginas de vendas do seu e-commerce poderão ficar mais visíveis e “encontráveis” em buscadores como o Google, gerando mais visitas e mais vendas.

CONCLUSÃO

Resumindo, existe a previsão de que o e-commerce 2025 terá uma onda de crescimento. Sendo assim, o  cenário é promissor e está cheio de possibilidades e oportunidades.

Nesse momento, a chave para o sucesso é investir em tecnologias capazes de potencializar o crescimento do seu negócio digital. Agir rápido pode fazer a diferença. Portanto, comece agora mesmo a planejar e implementar avanços no seu comércio eletrônico.