Conhecer os números e as tendências do e-commerce 2023 é fundamental para que os(as) empreendedores(as) do ramo possam se planejar e agir. Por isso, neste post, eu venho lhes apresentar três pesquisas que revelam o futuro breve do comércio eletrônico. Acompanhem em seguida!
QUAL SERÁ O FATURAMENTO DO E-COMMERCE 2023?
O faturamento e-commerce 2023 no Brasil será de R $185,7 bilhões, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Além disso, a ABComm prevê para o mesmo ano um ticket médio de R $470, e um montante de 395,1 milhões de pedidos feitos por 87,8 milhões de compradores online. Esses números superam todos os resultados dos últimos oito anos.
Ainda conforme dados da ABComm, o faturamento do e-commerce terá um aumento constante nos próximos quatro anos. Em 2024, por exemplo, a estimativa é que o comércio eletrônico nacional fature R $205,1 bilhões. Já em 2025 a previsão é de R $225,6 bilhões e em 2026 é de R $248,1 bilhões. E para 2027, enfim, prevê-se um faturamento de R $273 bilhões para o setor.
A PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES
De acordo com pesquisa da Octadesk em parceria com a Opinion Box, os consumidores brasileiros estão preferindo comprar no e-commerce em 2023. Segundo o estudo, 61% dos 2 mil entrevistados disseram que compram mais via internet do que nas lojas físicas. O relatório também apontou que mais de 40% dos pesquisados compraram online mais de uma vez por semana no período do estudo.
Os editores do estudo da Octadesk comentam que essa preferência dos consumidores pelo e-commerce ocorre porque as compras online têm menos atrito. Isto é, é mais fácil para os consumidores comprarem produtos na web, pois não precisam se deslocar até uma loja. Ademais, as formas de pagamento e entrega estão ficando cada vez mais avançadas, o que gera maior praticidade ao e-commerce em 2023.
E-COMMERCE 2023: OS PRINCIPAIS PLANOS DOS(AS) EMPRESÁRIOS(AS) DO SETOR
A 8ª edição do estudo NuvemCommerce traz informações sobre os principais planos dos(as) empresários(as) para o e-commerce 2023. Conforme este relatório, a prioridade para 64% dos lojistas online é aprender mais sobre estratégias de e-commerce. Enquanto isso, 41% querem ampliar os canais de divulgação; 36% pretendem expandir o portfólio de produtos; e 33% almejam aumentar os canais de vendas online.
O mesmo estudo revela que 87% dos lojistas pretendem investir em soluções para o e-commerce em breve. A intenção de 47% dos(as) empreendedores(as) do ramo é investir em automação de Marketing; enquanto 36% querem implantar um atendimento automatizado; e 34% novos gateways de pagamento. Outros 28% querem investir em ERP e mais 28% em plataforma de e-commerce. Enfim, 19% pretendem contar com sistema antifraude; e 17% querem implementar novos gateways de envio.
No e-commerce 2023, o modelo de negócios também é uma preocupação dos lojistas. De acordo com o estudo NuvemCommerce, 62% dos(as) empreendedores(as) do setor querem fazer vendas em marketplaces; 40% pretendem fazer vendas diretas em redes sociais; e 25% almejam vender no atacado. Além disso, 23% querem ter loja física e 19% visam operar com múltiplos centros de distribuição.
CONCLUSÃO
O crescimento do e-commerce 2023 supera os números dos anos anteriores e, sendo assim, a tendência é de prosperidade. Os consumidores estão preferindo comprar no e-commerce porque tem sido cada vez mais fácil e prático agir assim. E como a tendência é de prosperidade, os(as) empreendedores(as) do setor têm muitos planos de melhorias e expansão.
- Assim que puder leia também o post “VTEX Marketplace” e aprenda tanto a abrir o seu marketplace quanto trabalhar como seller em marketplaces de terceiros!