DMARC é a sigla inglesa para “Domain-Based Message Authentication, Reporting & Conformance”, o que em Português significa “Mensagem Baseada em Domínio de Autenticação, Relatório e Conformidade”. Trata-se de um padrão de autenticação, o qual identifica e elimina e-mails falsos e, desse modo, protege a credibilidade da sua marca de e-commerce no E-mail Marketing.
Em outras palavras, o DMARC é um recurso que bloqueia SPAM, phishing e outros tipos de mensagens mal intencionadas enviadas por cibercriminosos para os consumidores em nome da sua empresa. Ele impede que a maior parte desses tipos de mensagens chegue nas caixas de e-mail do seu público, mantendo assim a boa reputação da sua marca.
O DMARC, vale dizer, funciona em conjunto com os protocolos Sender Policy Framework (SPF) e Domain Keys Identified Mail (DKIM). Enquanto esses protocolos identificam a autenticidade do remetente, o DMARC define o que deve ser feito com a mensagem. Para funcionar, ele deve ser configurado no Domain Name System (DNS).
Dessa maneira, assim que um servidor recebe uma mensagem, ele averigua a política DMARC contida no DNS. Logo depois, ele realiza uma análise tendo em vista validar a legitimidade da mensagem. Enfim, ele aplica a política que você definiu no seu domínio para decidir se aceita, rejeita ou rotula a mensagem como SPAM.
POR QUE CONFIGURAR O DMARC?
Ao configurar o DMARC, você obtém vários benefícios em termos de E-mail Marketing. O primeiro deles é que o recurso determina se uma mensagem de e-mail foi legitimamente enviada por você. Isso, por si só, contribui para a credibilidade da sua marca.
Mas não é só isso, o DMARC também define o que fazer com as mensagens falsas. Isto é, você pode estabelecer que as mensagens falsas sejam bloqueadas, colocadas em quarentena ou descartadas, por exemplo.
Além disso, o recurso distingue se uma mensagem partiu de uma pessoa desconhecida ou não autorizada, ou ainda, de um funcionário que não tinha autorização para enviar mensagens em nome da sua empresa. Em resumo, ele assegura a autenticidade de quem está enviando a mensagem. Assim, ele proporciona maior taxa de entrega e abertura para os seus e-mails em processos de automação de Marketing como o de nutrição de leads, por exemplo.
COMO CONFIGURAR?
Para configurar o DMARC você deve criar um registro TXT no seu DNS. Desse modo, encontre o Gerenciador de DNS do seu serviço de hospedagem e defina as entradas “p” (política), “v” (ação) e “rua” (destino dos relatórios). Caso tenha dúvidas nesse processo, não se preocupe, pois você sempre poderá contar com o suporte da Agência e-Plus. Entre em contato conosco, se precisar!
Assim que puder clique em “Automação de Marketing RD Station” e saiba como essa plataforma pode ser útil em projetos de E-mail Marketing no e-commerce!