Influenciadores digitais são pessoas que possuem ótima credibilidade, carisma de sobra e alto poder de comunicação, e que sobretudo sabem usar tais características em meio às tecnologias de internet (canais de vídeos, blogs, redes sociais, etc.) para convencer o público online a aderir a uma causa. E, no caso da divulgação de e-commerce, os influenciadores certamente podem ajudar a persuadir consumidores para a compra de um produto ou serviço, entre outras vantagens.
Mais vantagens de trabalhar com influenciadores digitais na divulgação de e-commerce
Dentre os principais benefícios de contratar um influenciador digital para a divulgação de e-commerce temos:
– Eles são conhecidos (têm fama) e podem tornar sua loja mais conhecida também;
– Eles conseguem captar a mente e o coração das pessoas e obter a atenção delas;
– Eles têm a confiança das pessoas e podem transmitir isso para o seu e-commerce;
– Eles podem indicar seus produtos e serviços para o público que eles fidelizaram;
– Com a audiência e a confiança proveniente deles, sua loja poderá aumentar as vendas;
– Eles podem lhe ajudar a obter mais seguidores (valiosos leads);
– Com eles, é possível aumentar o engajamento na sua loja e blog e-commerce;
– Eles podem lhe ajudar a aumentar o poder e a presença da sua marca na web.
Além disso, com o influenciador com perfil adequado, você poderá ter acesso a um público específico de pessoas. Ou seja, você pode segmentar a divulgação de e-commerce para atingir somente os potenciais consumidores dos produtos e serviços que comercializa.
Tipos de influenciadores digitais
De fato, existem vários tipos de influenciadores digitais. A ferramenta Traackr, citada pelo blog Saia do Lugar, por exemplo, lista 10. São eles:
– Celebridade: que tem milhares de seguidores;
– Autoridade: que tem alta credibilidade dentro de um nicho;
– Conector: que conecta o público com as marcas;
– Marca: que são – eles próprios – uma marca valiosa;
– Analista: que examina e aumenta o saber sobre determinado assunto ou objeto;
– Ativista: que defende uma causa e influencia seguidores para tal;
– Expert: que possui ótimo know-how em um determinado ramo ou objeto;
– Insider: que tem informações privilegiadas de dentro de alguma instituição;
– Disruptivo: que alimenta ideias inovadoras;
– Jornalista: que domina a Comunicação Social.
Fundamentalmente, conhecer esses tipos é importante para o momento em que você precisar decidir qual influenciador digital deverá ser o divulgador do seu negócio e-commerce.
Como escolher um influenciador digital para divulgação de e-commerce?
Primeiramente, você deverá conhecer alguns profissionais do setor. Uma das maneiras descobrir isso é dando uma olhada em estudos como “O raio-X dos influenciadores digitais no Brasil“, que apresentam rankings e perfis.
Logo depois, para escolher um influenciador digital para divulgar loja virtual, avalie dos seguintes tópicos:
– Tipo: o perfil dele se encaixa ao projeto?
– Afinidade: ele conhece (ou tem disposição para aprender) sobre os seus produtos?
– Relevância: ele é importante no setor de atividades do seu e-commerce?
– Audiência: ele já possui público fidelizado no setor de atividades do seu e-commerce?
– Carisma: ele é capaz de influenciar o público-alvo do seu e-commerce com facilidade?
– Propagação: ele é capaz de gerar engajamento, fidelização e Link Baits?
– Preço: o custo-benefício da parceria será vantajoso para o seu e-commerce?
Enfim, ao escolher um influenciador, tome o cuidado de verificar se este já não trabalha com lojas virtuais que são concorrentes das suas. Analise também os problemas de reputação que tal influenciador possa ter tido no passado e se os mesmos já foram superados.
Ademais, não tenha receio de ligar para o influenciador. Marque uma reunião. Exponha sua proposta. Se o profissional não gostar, negocie. Em seguida, defina as normas de divulgação. E se os resultados forem bons, ora, renove o contrato!