Headless Commerce
Headless Commerce refere-se à arquitetura que separa a interface de usuário (front-end) da funcionalidade de back-end de uma plataforma de comércio eletrônico. Essa separação permite que desenvolvedores trabalhem na frente e no back-end independentemente um do outro, usando APIs para a integração de ambos.
- Flexibilidade: Permite que as empresas escolham as tecnologias que desejam usar para o front-end sem se preocupar com a compatibilidade com o back-end.
- Personalização: Os desenvolvedores podem criar experiências únicas para diferentes dispositivos e canais sem alterar a lógica do back-end.
- Rapidez na Implementação: Alterações no front-end podem ser feitas rapidamente, sem afetar o back-end.
Composable Commerce
Composable Commerce é um conceito mais amplo e flexível que envolve a composição de várias partes distintas de uma plataforma de comércio eletrônico para criar uma solução personalizada. Pode ser visto como um tipo de abordagem “lego” para construir uma plataforma de comércio eletrônico, usando componentes pré-construídos que podem ser montados de várias maneiras.
- Modularidade: Permite que empresas montem, reconfigurem e ampliem suas plataformas usando componentes separados e serviços independentes.
- Interoperabilidade: Facilita a integração de várias tecnologias e serviços através de APIs e padrões abertos.
- Inovação Acelerada: As empresas podem experimentar e inovar rapidamente, adicionando ou removendo componentes conforme necessário.
Entendendo a diferença entre headless e composable
- Headless Commerce está focado principalmente na separação do front-end e do back-end, enquanto Composable Commerce envolve uma abordagem mais abrangente para construir sistemas modulares e flexíveis.
- Headless Commerce pode ser visto como um subconjunto de Composable Commerce, já que a separação de front-end e back-end é uma forma de modularização.
- Composable Commerce oferece uma maior liberdade na escolha de tecnologias e fornecedores, permitindo uma personalização mais profunda da plataforma.
Ambos os conceitos visam fornecer maior flexibilidade e agilidade na implementação e manutenção de plataformas de comércio eletrônico, mas o fazem de maneiras ligeiramente diferentes. A escolha entre eles dependerá das necessidades específicas e dos objetivos de negócio da empresa.
Aqui na Agência e-Plus estamos acelerando muitas operações de Digital Commerce com a Arquitetura Headless a partir da utilização do back-end de diversas plataformas de e-commerce como VTEX, WAP Store, Wake Commerce, VNDA e outras em conjunto com a deco.cx que é uma Plataforma de Experiência Digital unindo CMS, Analytics, Teste A/B e mais.
Com a nossa profunda experiência em performance e deco.cx temos conquistado notas Mobile acima de 90 no Google Page Speed.
Quer uma loja com performance total e nota acima de 90? Fale agora mesmo com o nosso time de especialistas.