Muitos consumidores e até novatos empreendedores do comércio eletrônico não sabem as diferenças entre os botões “Comprar” e “Comprar com um click”, que muitas lojas virtuais têm utilizado ultimamente. Pois bem, vou tirar essas dúvidas agora. Confira:
Botão “Comprar”
Quando o cliente seleciona um produto em uma loja virtual pela primeira vez e clica no botão “Comprar”, ele é conduzido para uma página onde deve inserir uma sequência de dados, são eles:
* E-mail
* Nome
* CPF
* Telefone
* CEP
* Nome e número da rua
* Estado
* Endereço de entrega
* Número do cartão de Crédito
* Nome do titular do Cartão de Crédito
* Validade do Cartão de Crédito
* Código de Segurança do Cartão de Crédito
Resumindo, esse é um processo bem demorado e chato de fazer para o cliente, ao passo que muitos consumidores abandonam o carrinho só de pensar que vai ser preciso inserir esses dados para fechar a compra.
Esses dados, no entanto, são fundamentais para o fechamento e entrega do pedido. Por isso, para diminuir a burocracia do processo, alguns desenvolvedores de plataformas e-commerce criaram um sistema que permite comprar mais rápido.
Na plataforma e-commerce Vtex, por exemplo – no viés do criador de loja virtual (como é o caso da agência de Marketing Digital E-Plus) – esse sistema é chamado de SmartCheckout®.
Já para os consumidores, o mesmo sistema é frequentemente representado em um botão denominado “Comprar com um click”, na loja virtual, e funciona assim:
Botão “Comprar com um click”
Ao fazer a primeira compra na sua loja virtual, o cliente insere todos os seus dados normalmente (como faria ao clicar no botão “Comprar”). Porém, ao final, ele demarca a caixa “comprar mais rápido da próxima vez”, o que habilita o botão “Comprar com um click”.
Desta forma, nas próximas compras que fizer na mesma loja virtual, ao pressionar o botão “Comprar com um click”, o consumidor só terá que confirmar a compra (sem precisar redigitar dados).
Assim, esse sistema se torna:
– Mais vantajoso para o consumidor, que não perde seu tempo preenchendo dados em formulários que parecem não ter fim;
– Mais vantajoso para o empreendedor de e-commerce, que consegue reduzir o abandono de carrinho, vender por impulso e aumentar os lucros.
Na prática, enquanto o botão “Comprar” leva a um processo burocrático que pode demorar entre 2 e 10 minutos para se preencher (conforme a habilidade do cliente) um formulário, o botão “Comprar com um click” permite fechar uma compra em menos de 15 segundos. É a compra por impulso na sua loja virtual!