Dicas de Marketing Digital para obter resultados para a sua empresa

9 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Informações práticas que você poderá começar a aplicar agora mesmo

Dicas de Marketing Digital: tenha um site de qualidade, crie um blog e invista nas redes sociais, entre outras ações
Dicas de Marketing Digital: tenha um site de qualidade, crie um blog e invista nas redes sociais, entre outras ações

Se pretende divulgar sua empresa, mas não tem tempo a perder, então você precisa de boas dicas de Marketing Digital. Isto é, do tipo que te leva direto ao ponto.

Pois é exatamente este o objetivo deste artigo.

Cada dia mais, o Marketing Digital torna-se uma ferramenta essencial para as empresas. Isso porque diante de um mercado altamente competitivo e dinâmico é necessário que as marcas conquistem maior visibilidade.

Uma das melhores formas da atualidade para que as empresas se consolidem dentro do mercado é por meio da internet. É dentro deste ambiente que é possível criar e direcionar ações para onde os consumidores estão mais presentes. Ou seja, para o mundo digital.

Nesse sentido, o texto a seguir visa demonstrar de forma rápida e eficaz o que é Marketing Digital. Além disso, ele aponta as melhores estratégias para a conquista de resultados positivos pelas empresas.


O QUE CARACTERIZA O MARKETING DIGITAL?

A expressão “Marketing Digital” é o nome dado para o ato de promover produtos, serviços ou marcas via canais digitais. O objetivo principal desta área do Marketing é gerar uma comunicação entre empresas e público consumidor de uma maneira mais direta.

Além disso, o Marketing Digital é caracterizado por:

  • Atrair novos negócios para as companhias
  • Criar a identidade de uma marca
  • Desenvolver relacionamentos comerciais

Tudo isso por meio de uma comunicação personalizada e estabelecida na hora certa e no lugar certo.

Com isso, ao observar todos os conceitos acima, pode-se dizer que o termo Marketing Digital resume todos os esforços de uma empresa dentro da internet para criar uma imagem positiva de sua marca, impulsionando negócios.


COMO O MARKETING DIGITAL FUNCIONA NA PRÁTICA?

O Marketing Digital acontece dentro do ambiente empresarial por meio das diversas estratégias digitais que podem ser utilizadas pelas empresas. É válido dizer que a melhor estratégia a ser usada é aquela que mais se adequa à capacidade e aos objetivos de uma marca.

Seguindo essa lógica, confira em seguida algumas dicas de Marketing Digital essenciais para empresas como a sua.

1 – Antes de tudo, defina a sua persona:

O primeiro passo para aplicar técnicas do Marketing Digital na sua empresa é ter em mente o destinatário da divulgação. E essa é a tarefa da persona.

O conceito de persona assemelha-se ao que conhecemos a respeito de público-alvo. Porém, a diferença é que a persona trata-se de um perfil fictício. Ela representa algo que seria o cliente ideal de um empreendimento.

Assim, por exemplo, se uma empresa de licenciamento ambiental já tem uma persona bem definida, esta consegue direcionar melhor as suas ações. Dessa maneira, aumentam-se as chances dos consumidores adquirirem seus produtos e serviços.

Para definir a persona deve-se utilizar informações aprofundadas. Além dos dados que compõem o público-alvo, empregue também:

  • As motivações que definem seu público;
  • Os seus desafios;
  • Os seus hobbies;
  • As suas preocupações;
  • Os seus hábitos;
  • E muito mais.

Portanto, percebe-se que definir uma persona é uma tarefa muito mais trabalhosa, porém mais eficiente.

Defina a persona que caracteriza seu público de consumidores e foque nela
Defina a persona que caracteriza seu público de consumidores e foque nela

Persona, um exemplo prático:

Para uma compreensão mais consistente sobre o que é persona, podemos analisar a persona de uma loja que venda chapa de aço inox:

“Pedro tem 26 anos. Ele é formado em arquitetura e trabalha na elaboração de projetos de decoração para casa. Durante o tempo livre, Pedro gosta de vagar pela internet vendo fotos de ideias para decoração residencial. Esta persona está à procura de uma empresa capaz de fornecer materiais de qualidade, como produtos em aço inox, para montar um projeto estilizado na sua casa.”

A definição de uma persona pode ser feita por meio de um questionário enviado para clientes de uma empresa. Desse modo, você poderá reunir o máximo de informações possíveis que possam ser aplicadas sobre um único perfil de pessoa.

2 – Tenha um site de qualidade:

Ter um site é considerado um dos primeiros passos para que uma empresa consiga se posicionar dentro da internet. Contudo, essa tarefa pode não ser tão fácil, caso os profissionais responsáveis não busquem otimizar a qualidade de um site como forma de atrair mais clientes.

Para a melhoria e bom posicionamento de um site é necessário ficar atento a dois itens principais. Estou falando da estratégia de SEO e do visual do site.

Em primeiro lugar, SEO é a sigla que representa a expressão “otimização para motores de busca”.

Trata-se de todos os fatores que as ferramentas de busca, como Google, Yahoo ou Bing, utilizam para ranquear as páginas no momento em que uma pessoa faz uma pesquisa.

Dessa forma, se alguém resolve procurar por “madeira para telhado preço”, o site de empresas que fabricam esse produto poderá aparecer entre os primeiros resultados, caso aplique adequadamente as técnicas de SEO.

Dentre os fatores que são levados em consideração pelos buscadores, têm-se:

  • A utilização de palavras-chave;
  • A descrição feita para cada página de um site;
  • O layout do site;
  • A relação dos conteúdos com o que foi pesquisado;
  • Entre outros.

Com essas especificações, torna-se importante valorizar o aspecto visual dos sites. As ferramentas de busca costumam ranquear melhor as páginas que possuem um layout mais acessível, o qual permite uma leitura dinâmica por parte dos usuários.

Com isso, uma empresa que desenvolve projeto elétrico predial, por exemplo, pode pensar em utilizar um visual padronizado, como o uso de cores amarelas, muito presentes em empresas desse ramo, e manter um formato de texto pautado em títulos, subtítulos, palavras-chave e listas. Valorizando os aspectos do site e possibilitando melhor alcance de resultados.

3 – Crie um blog:

Ter um blog é uma ótima opção de colocar em prática o que definimos como Marketing de Conteúdo. Este conceito é baseado na criação e compartilhamento de conteúdos considerados relevantes e importantes por parte dos consumidores de uma certa empresa.

Pode-se considerar um exemplo, uma fábrica de móveis sob medida, quando desenvolve um blog para postar textos abordando temas como decoração, essa empresa aumenta as chances de ser encontrada pelas pessoas dentro da internet.

Isso acontece porque os usuários estão constantemente pesquisando sobre vários assuntos, e ter as respostas que eles precisam dentro do site de uma empresa que atua no mesmo seguimento permite a conquista da confiança desses buscadores e potenciais clientes.

4 – Invista nas redes sociais:

Se você pensa em investir em Marketing Digital, precisa levar em consideração o fato de que as pessoas, hoje em dia, tem um grande contato com redes sociais. E procuram em suas necessidades, a mesma praticidade proporcionada pelas redes. Desse modo, depois dos buscadores de pesquisa, o local mais indicado para a pesquisa de um produto ou serviço é via redes sociais.

Dicas de Marketing Digital: crie fanpages e tire dúvidas dos seus consumidores nas redes sociais
Dicas de Marketing Digital: crie fanpages e tire dúvidas dos seus consumidores nas redes sociais

Portanto, é importante investir nesse seguimento, até mesmo para gerar mais interação para sua empresa, e atingir maiores clientes.

Nesse contexto, uma locadora de andaimes, por exemplo, pode investir na criação de um perfil dentro do Facebook, Instagram, Twitter e entre outras redes.

Essa ação, permite que potenciais consumidores do serviço dessa locadora possam ter um acesso mais específico, já que os algoritmos das redes sociais fazem com que usuários que demonstram ter interesse por assuntos de construção, por exemplo, tornam-se mais propensos a receber conteúdos provenientes da página da locadora citada.

Outro detalhe importante é que, dentro das redes sociais, os consumidores conseguem ter um contato muito mais direto com uma empresa.

Ou seja, uma fabricante de manequim infantil, por exemplo, consegue tirar dúvidas de seus clientes, ouvir reclamações e sugestões, de uma forma muito mais dinâmica, algo essencial para companhias que trabalham com produtos mais personalizados, como é o caso de manequins.

5 – Não deixe o E-mail Marketing de lado:

Durante muito tempo, o E-mail Marketing foi rejeitado pelas pessoas e pelas empresas. Isso porque muita gente considera que esse tipo de ação de Marketing consiste na prática e spam, algo que oferece uma visão bastante negativa das empresas.

Entretanto, o E-mail Marketing de qualidade é aquele capaz de atrair um cliente para uma compra, buscando engajá-lo. Tudo isso é feito por meio do envio de e-mails para pessoas as quais, após compulsoriamente oferecem os seus endereços, recebem conteúdos exclusivos e até mesmo personalizados como forma de incentivar a aquisição de um produto ou serviço.

Com isso, uma empresa que realiza o transporte de equipamentos pesados, por exemplo, pode enviar ofertas exclusivas para visitantes de um site, sendo um potencial cliente. Assim, promoções para o transporte dessas cargas podem influenciar alguém a enxergar a empresa citada como sendo a melhor do mercado.

DE SIMPLES USUÁRIO A GRANDE COMPRADOR

Como se pode observar, é possível perceber que o Marketing Digital é um mundo muito mais vasto e complexo do que se imagina.

Seja como for, as dicas de Marketing Digital que você acabou de estudar podem ser um grande passo para as empresas que buscam melhorar o seu posicionamento dentro da internet, auxiliando na conversão de simples usuários em grandes compradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.