DIA Supermercado: um case de sucesso com tecnologias VTEX

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Entenda como a plataforma e-commerce brasileira ajudou a famosa rede de mercados a melhorar a experiência de compra na Argentina!

Foto: homem com camiseta e boné vermelho segura uma caixa com frutas e verduras. O objetivo desta imagem é remeter ao DIA Supermercado Argentina, que é o foco deste artigo.
DIA Supermercado Argentina usa plataforma VTEX para unificar canais físicos e digitais, e passa a fornecer serviços de entrega na porta de suas lojas físicas. Foto meramente ilustrativa: @benzoix

Olá, olá, amigos e amigas da Agência e-Plus, tudo bem? Aqui estamos nós mais uma vez para lhes apresentar mais um case de sucesso com tecnologias VTEX. Só para lembrar, este é mais um artigo de uma série mensal que iniciamos em janeiro de 2023. Desde então já publicamos aqui as histórias do Carrefour, Aramis, Ri Happy, Decathlon, Under Armour, Samsung, Unilever, Electrolux, Sony, Motorola, Swift, Mondelēz, Colgate, L’Oréal, C&A, Panasonic, Oster, Nestlé, Whirlpool e AB InBev. Hoje é a vez do DIA Supermercado. Acompanhe em seguida!

  • Assim que puder clique em “VTEX” e saiba mais sobre esta plataforma de comércio eletrônico!

Considere se inscrever na página da Agência e-Plus no Instagram para receber conteúdo grátis sobre e-commerce e Marketing Digital. Acesse @agenciaeplus agora mesmo e, logo depois, clique no botão “Seguir”! Queremos que você tenha sucesso no comércio eletrônico.

HISTÓRIA DO DIA SUPERMERCADO

A Distribuidora Internacional de Alimentación (DIA) ou, se você preferir, DIA Supermercado, é uma rede de mercados que surgiu na Espanha, no ano de 1979. Seu sucesso no país ampliou o potencial da marca que, assim, expandiu-se para Portugal, Argentina e Brasil nos anos e décadas seguintes.

Hoje com 4.000 lojas e 45.000 funcionários, o DIA tem como pilares a comercialização de produtos de marca própria junto com itens de outras empresas; a construção de lojas o mais próximo possível dos consumidores; foco em produtos perecíveis; e preço acessível.

Entre os itens de marca própria que o DIA Supermercado comercializa estão os achocolatados e bebidas lácteas como o Moko e Choko, por exemplo. Além disso, há outros produtos interessantes como pipocas de micro-ondas, fraldas baby smiles e lâminas de barbear.

Em 2018, no entanto, os diretores do DIA na Argentina quiseram inovar para crescer. Eles pensaram em unificar as lojas físicas com a loja virtual da marca no país. Assim, tiveram a ideia de criar um projeto omnichannel com a plataforma VTEX. Continue lendo para saber mais!

O PROJETO DO DIA SUPERMERCADO COM A VTEX

O projeto da rede de supermercados consistiu na remodelação de sua loja virtual. Neste processo de reformulação, eles utilizaram a plataforma VTEX. O serviço teve início em 2018, mas precisou ser acelerado em 2020 por conta dos percalços da pandemia de Covid-19. Leia, adiante, sobre algumas soluções deste projeto!

Vídeo: conheça a plataforma VTEX (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

SOLUÇÕES

Entre as soluções da VTEX que o DIA Supermercado implantou podemos citar, por exemplo, o Order Management System (OMS) nativo e o sistema de pick and pack. Com este e outros recursos, a rede de mercados integrou mais de 900 lojas físicas com a loja virtual. Essa integração ocorreu em um ritmo de 25 a 30 lojas por semana. 

Vídeo: conheça o VTEX OMS (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Além disso, o DIA passou a contar com maior visibilidade do estoque. Em outras palavras, os funcionários passaram a ter consciência da quantidade de itens disponíveis ao todo, e não apenas em uma ou outra loja. 

Outro aspecto importante do projeto do DIA Supermercado Argentina com a plataforma VTEX é o ship from store, que transformou as lojas físicas da rede em centros de distribuição. Isso funcionou muito bem, sobretudo durante a pandemia, pois permitiu que os consumidores pudessem retirar produtos que compraram online na porta das lojas ou na calçada, evitando aglomerações.

Enfim, ao facilitar o fulfillment, a VTEX proporcionou ao DIA Supermercado maior agilidade na separação e entrega dos produtos. Com estas e outras soluções, o DIA diminuiu prazos de entrega, entre outras vantagens. Confira os resultados a seguir!

RESULTADOS DO PROJETO DO DIA SUPERMERCADO

Com a VTEX, o DIA Supermercado obteve:

  • 352 lojas integradas com o e-commerce na Argentina;
  • 300.000 clientes diários positivamente impactados com ship from store e retirada na loja;
  • 100% de aumento na taxa de conversão em 2020 em comparação com 2019;
  • 50% mais clientes novos na loja online do DIA;
  • 583% de crescimento em grandes eventos do varejo Hot Sale;
  • 316% de crescimento na Cyber Monday;
  • 50% dos pedidos de e-commerce retirados na loja em novembro de 2020.

Como se pode observar, a plataforma VTEX revolucionou a forma do DIA Supermercado Argentina interagir, vender e entregar produtos para seus clientes. E o mais interessante é que você, comerciante, também pode aplicar esta estratégia no seu comércio, esteja onde estiver. Saiba como em seguida!

COMO IMPLEMENTAR A VTEX NO SEU E-COMMERCE?

Para implementar um e-commerce e um comércio unificado com a plataforma VTEX na sua empresa, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com certificação em VTEX desde 2015 e é condecorada com o prêmio de qualidade Quadrante VTEX há 7 anos consecutivos, desde 2018. Sendo assim, ela tem habilitação para planejar, criar, implementar, testar, configurar, evoluir, escalar, atualizar, divulgar, performar e gerenciar projetos com essa tecnologia. Além disso, ela fornece serviços de treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Download E-book VTEX IO

Baixe gratuitamente o e-book “VTEX IO” produzido pela Agência e-Plus!

Clique no botão abaixo para fazer o download!

Saiba mais sobre a Agência e-Plus!

A Agência e-Plus surgiu na história em 2013 e, desde então, já realizou mais de 400 grandes projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Pirelli, Xerox e Sonda, por exemplo, no Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, Costa Rica, Colômbia e Equador, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro com a nossa equipe agora mesmo: