Dia dos Namorados no e-commerce: estratégias para vender mais

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Prepare sua loja virtual para uma das datas mais importantes do comércio eletrônico!

Dia dos Namorados no e-commerce: vitrine online decorada para a data é uma das estratégias que pode ajudar a vender mais. Imagem: @pch.vector
Dia dos Namorados no e-commerce: vitrine online decorada para a data é uma das estratégias que pode ajudar a vender mais. Imagem: @pch.vector

Vem chegando o Dia dos Namorados no e-commerce, uma das melhores datas para vender produtos online. Com efeito, varejistas como você precisam se preparar para o momento criando estratégias que possam melhorar o desempenho e os lucros.

Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Shopee Brasil, a intenção de preço médio por presente para o período do dia 12 de junho é de R$ 240,00. O valor, portanto, é maior do que o do Dia das Mães, que tinha intenção de preço médio de R$ 210,00.

Por isso, é importante criar um ambiente tal na loja virtual, que faça com que os consumidores que pretendem fazer compras para o Dia dos Namorados não só comprem como também gastem mais no seu e-commerce. Isto é, além de vender é preciso aumentar o ticket médio. Pois saiba como fazer isso adiante! Continue lendo!

ESTRATÉGIAS PARA O DIA DOS NAMORADOS NO E-COMMERCE

Existem várias estratégias que você pode criar para melhorar as suas vendas online no Dia dos Namorados. Confira, em seguida, algumas delas:

Promoções:

As promoções podem ativar o desejo de compra instantaneamente nos consumidores. Crie, então, promoções especiais para a data. Há diversos tipos delas, observe:

  • Regulares: ofereça descontos de forma dinâmica e flexível no valor total da compra, no valor do frete, no valor do produto quando este for definido como presente, etc.;
  • Mais por menos: esse tipo de promoção se aplica quando um cliente compra várias unidades do mesmo produto. Por exemplo, “compre 4 e pague 3!”;
  • Desconto progressivo: ofereça um percentual de desconto por quantia de produto que o cliente adicionar ao carrinho. Por exemplo, “compre 10kg e ganhe 5% de desconto”;
  • Compre e ganhe: se o cliente comprar um produto específico, você concede um brinde ou um benefício como frete grátis. “Compre um tênis e ganhe um par de meias”, por exemplo;

Além destas, você pode trabalhar com cupons de desconto. Tente fazer também promoções do tipo “compre junto”, na qual você oferece descontos na compra de dois produtos colocados ao mesmo tempo no carrinho virtual. Existem ainda as promoções relâmpago. E se quiser, use um cronômetro de ofertas para gerar mais compras por impulso.

Conteúdo:

Outra ótima estratégia para ativar mais compras na sua loja virtual na semana do Dia dos Namorados é fazer o Marketing de Conteúdo. Se você tiver um blog de e-commerce, então comece a escrever artigos sobre a data e relacione-os com as suas principais promoções. Conduza, assim, leitores do blog direto para as páginas de vendas do seu e-commerce e deixe-os a um passo de comprar.

Anúncios:

Vá além do Marketing de Conteúdo, isto é, crie anúncios especiais para o período do dia 12. Separe um orçamento para criar anúncios em plataformas como a Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, entre outras relevantes. 

Vitrine:

Prepare sobretudo a homepage da sua loja virtual com um visual adequado para a data. Contate a sua equipe de design e peça para criar uma decoração atraente e ao mesmo tempo leve, ou seja, que não torne o carregamento demorado. Se você usa plataformas de e-commerce como a VTEX, que conta com CMS 100% editável, então poderá fazer isso de um jeito muito mais fácil.

Aposte ainda na personalização da vitrine. Para tanto, faça uso de apps como o SmartHint, que por meio de Inteligência Artificial gera vitrines customizadas de forma automática conforme a demanda de cada consumidor.

Vídeo: personalização de vitrine com Smarthint

Experiência:

Otimize a sua loja virtual por meio de CRO e UX. CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão. UX, por sua vez, significa User Experience ou Experiência do Usuário.

O CRO permite medir a taxa de conversão de leads e de vendas e logo depois estabelecer uma KPI, isto é, uma meta para melhoria. Para bater tal meta, você deverá analisar e otimizar a UX da sua loja online, o que pode ser feito por meio de ferramentas como o Google Analytics, Google Optimize, Hotjar, Microsoft Clarity, CMS, etc.

Vídeo: a ferramenta Hotjar permite analisar e melhorar a usabilidade de sites como uma loja virtual (use os controles do player para ativar a tradução da legenda para a Língua Portuguesa)

DIA DOS NAMORADOS NO E-COMMERCE: IMPORTÂNCIA DA ESCALABILIDADE

No e-commerce, a escalabilidade é o poder que um sistema possui de ampliar a sua capacidade sem contudo aumentar os custos; e de suportar esse crescimento sem perdas de qualidade.

A escalabilidade se aplica sobretudo ao contexto de uma loja virtual. Em datas importantes como a do Dia dos Namorados, o fluxo de consumidores aumenta e com isso as lojas com baixa escalabilidade travam, ficam lentas e fazem com que você tenha perdas de vendas.

Sendo assim, é importante investir na melhor plataforma e-commerce que o seu dinheiro pode alugar, a qual possua uma boa escalabilidade, que suporte um grande número de consumidores online fazendo compras ao mesmo tempo.

Além disso, a escalabilidade também se aplica a sua logística, ao atendimento, aos fornecedores, entre outras coisas, que também precisam suportar o crescimento que datas como o Dia dos Namorados proporcionam.

Assim que puder clique em “10 datas importantes para o e-commerce brasileiro” e leia um post complementar.