Vem aí o Dia do Consumidor 2020, o qual ocorrerá no dia 15 de março. Quem acompanha as notícias de negócios, economia e empreendedorismo sabe que esta data comercial vem crescendo há anos tanto no e-commerce quanto no omnichannel. Mas será que este evento tem potencial para se tornar tão grande quanto a Black Friday?
De acordo com o relatório “Dia do Consumidor 2020” desenvolvido pelo Google isso tem tudo para acontecer. No entanto, para ganhar força no mercado e se tornar um grande evento recorrente é preciso que lojistas como você comecem a divulga-lo e torna-lo cada vez mais popular. Assim, enfim, será possível gerar cada vez mais oportunidades para sua loja virtual.
Logo em seguida você poderá conhecer alguns dados do referido relatório e dicas para alavancar mais vendas na data. Continue lendo e fique por dentro!
Acesse e leia também o post “Dia do Cliente”. Conheça, então, este evento comercial comemorativo que ocorre anualmente todo dia 15 de setembro.
DIA DO CONSUMIDOR 2020
O relatório “Dia do Consumidor 2020”, do Google, expõe tendências e dicas para a data. Segundo este estudo, as buscas pelos termos-chave “Dia do Consumidor” e “Semana do Consumidor” vêm aumentando desde 2015. Em 2019, por exemplo, elas cresceram 20% em relação a 2018.
O mesmo relatório sustenta que a confiança do consumidor está maior em 2020. Sendo assim, com este otimismo, a intenção de compra também aumenta. Isso, por sua vez, gera o cenário ideal para um bom aproveitamento da data comercial.
E para melhor aproveitamento do evento, o relatório sugere três insights:
01 – Conhecimento da data:
Apesar do aumento nas buscas, como mencionado anteriormente, a maioria dos consumidores ainda não vê este dia como um evento especial. Portanto, é necessário expor aos consumidores o que é, quando é e quem são os organizadores.
Ademais, nenhuma marca associou a data ao seu próprio nome. Desse modo, o evento é praticamente um outdoor sem anúncio. Trata-se de um espaço que está livre para quem quiser construir algo de valor.
02 – Benefícios:
O estudo apresenta uma pesquisa feita pelo próprio Google, na qual foram entrevistadas 1.000 pessoas, que aponta que os consumidores querem mais do que descontos. Eles também buscam por frete grátis (53%) e condições de pagamento especiais (15%), entre outras coisas.
Dessa maneira, enquanto o apelo da Black Friday é principalmente o desconto (o mais alto possível), o Dia do Consumidor pede outros mimos. Por isso, os lojistas devem investir na expansão de serviços agregados.
03 – Além do consumo:
Por se tratar de um evento dedicado ao consumidor há uma tolerância menor em relação aos desrespeitos aos direitos do mesmo. Neste aspecto, há uma desconfiança no ar herdada da Black Friday, que muitas vezes tem sido chamada de “Black Fraude”.
Sendo assim, os varejistas online e offline precisam resgatar a origem da data, que diz respeito aos direitos do consumidor. É necessário criar uma identidade própria para o dia, isto é, uma marca. Esta marca deve estar verdadeiramente conectada com o respeito pelo homenageado.
CONCLUSÃO
O Dia do Consumidor tem potencial para deslanchar e se tornar um dos maiores eventos recorrentes dos primeiros semestres anuais. Contudo, para que isso seja possível, é preciso que a data seja mais divulgada, que ela resgate a essência de sua origem e ofereça mais do que descontos aos consumidores.
Por ora, o Dia do Consumidor 2020 apresenta todos os indicativos de que poderá ser o maior evento do tipo já realizado até então. Bem, dia 15 de março veremos.
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