Design de loja virtual: 5 dicas úteis

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Otimize a interface do seu site e-commerce para que este tenha formas e funções avançadas, isto é, que levem mais consumidores a fecharem compras!

Design de loja virtual: interface mais bonita e com melhor usabilidade garante mais vendas.

Design de loja virtual: interface mais bonita e com melhor usabilidade garante mais vendas.

“Design de loja virtual” é o termo que define a forma (beleza) e a função (usabilidade) da interface de um site e-commerce. Essa interface – também chamada de Front-end – precisa ser bonita o suficiente para atrair consumidores. Além disso, ela deve ser funcional ao ponto de garantir a realização de compras com praticidade.

Dado o contexto, existem várias maneiras de assegurar que o Front-end do seu site e-commerce tenha ótimas formas e funções, como você poderá ler a seguir.

5 dicas de otimização do Design de loja virtual

Ao realizar a otimização do Design de loja virtual:

• Customize seu site e-commerce conforme a sua Cultura Organizacional:

A Cultura Organizacional é aquilo que padroniza o discurso e o Design da sua empresa. Com ela, sua empresa será apresentada para os colaboradores, investidores, fornecedores e também aos consumidores de forma unificada.

Sendo assim, deve-se usar na interface as cores, símbolos, logos, discursos e outros recursos exatamente como documentados na Cultura Organizacional. Uma mudança, uma cor errada, um símbolo mal feito e a credibilidade da loja pode ir por água abaixo.

• Conte com páginas responsivas:

Design responsivo é aquele que se adapta aos diferentes tipos e tamanhos de telas. Ele possibilita que a leitura, a visualização e a utilização da sua loja virtual seja perfeita tanto nos smartphones quanto nos PCs, por exemplo.

Ter um Design de loja virtual responsivo é importante em um cenário em que as tecnologias móveis vêm ganhando fôlego. Conforme a 37ª edição do relatório WebShoppers, 37% das compras serão feitas via mobile em 2018.

• Adeque suas páginas de produtos à zona do polegar:

Concebido em 2011 pelo norte-americano especializado em interface móvel, Steven Hoober”, o termo zona do polegar se refere à região da tela de um smartphone mais alcançável ou confortável para o toque com o polegar.

É fato que muitas pessoas usam o celular com apenas uma mão. Por isso, é prudente pensar em um Design de loja virtual para essas pessoas. Nesse tipo de Design, os botões principais como o “Comprar”, por exemplo, devem ser facilmente alcançáveis pelo polegar.

• Cuide bem das fotos do seu site e-commerce:

De acordo com a pesquisa “Hábitos do consumidor”, da Birdie, 24,2% dos consumidores prezam por boas fotos de produto para fazer uma escolha e 30,6% já passaram pela situação em que o produto estava com a foto errada.

Dessa maneira, é crucial que além de contar com boas imagens, estas correspondam a cada produto adequadamente. Isso certamente possibilitará que mais pessoas tomem a decisão de comprar na sua loja virtual.

• Integre um bom sistema de buscas à sua loja virtual:

Se a sua loja virtual possui dezenas ou centenas de produtos, então é importante integrar a ela um bom sistema de buscas, com campo de pesquisa e múltiplos filtros (preço, cor, tipo, etc.).

Com isso, você assegura que os consumidores encontrem os produtos que desejam comprar com mais facilidade. Essa praticidade lhe renderá mais vendas e mais lucro no final de cada mês.

Vantagens de um bom Design de loja virtual

Com um bom Design de loja virtual você otimiza as formas e funções das suas páginas, o que gera aumento de visitação, visualização e interação, e consequentemente mais vendas.