Design de embalagem é uma ciência contígua ao design gráfico, a qual tem como objetivo o desenvolvimento de embalagens internas e externas para produtos, tendo em vista melhorar a experiência estética, ergonômica e sensorial dos consumidores, além de oferecer proteção contra impactos.
De fato, uma boa embalagem pode gerar maior consumo. Para você ter uma ideia, 72% dos consumidores americanos afirmam que o design de embalagem de um produto impacta diretamente em suas decisões de compra, de acordo com dados da Ipsos. Por isso, é bom caprichar neste quesito.
IMPORTÂNCIA DO DESIGN DE EMBALAGEM NO E-COMMERCE
Uma das principais atribuições do design de embalagem é favorecer a comunicação de marca. Por meio da embalagem, você comerciante pode expor ao público em geral o nome e o logotipo da sua empresa. Isso, sem dúvida, aumenta a consciência das pessoas acerca da sua marca.
Outro ponto que revela a importância do design de embalagem é que, se bem feito, proporciona experiências de unboxing agradáveis. Existe uma grande diferença entre abrir uma linda embalagem e uma embalagem ruim. É claro que todo mundo prefere embalagens impecáveis.
Uma embalagem bela, funcional e prática, enfim, tem o poder de gerar mais desejo de compra. Aliás, boa parte dos consumidores prefere comprar um produto por conta de sua embalagem sofisticada. Isso é muito válido sobretudo para empresas concorrentes que vendem produtos de etiqueta branca, situação na qual a embalagem é um diferencial.
Por isso, o design de embalagem é tão importante. Por meio dele é possível transmitir aos consumidores o diferencial da sua marca e estabelecer uma conexão mais profunda com eles, fidelizando-os.
COMO CRIAR EMBALAGENS PARA O E-COMMERCE?
O primeiro passo para criar o design de embalagem para o seu e-commerce é fazer um planejamento. Identifique quais produtos serão embalados, pois assim você poderá definir o tamanho e os formatos das caixas.
Levando em consideração as particularidades de cada produto, crie o conceito da embalagem. Logo depois, contrate um designer para elaborar o projeto. Faça a impressão e realize alguns testes, isto é, entregue alguns produtos e peça a opinião dos clientes.
Lembre-se, a embalagem deve ser simples e eficiente. Ela deve proteger o produto e ao mesmo tempo comunicar a sua marca. Os materiais devem ser, de preferência, sustentáveis. A abertura deve ser prazerosa, ao ponto dos clientes quererem adquirir mais produtos da sua marca.
Assim que puder clique em “Embalagem para e-commerce padronizada” e saiba qual a importância disso para o seu comércio digital!