Quer saber se a sua loja virtual m-commerce é rápida ou lenta? Saiba que uma ferramenta desenvolvida pela empresa Google oferece um relatório completo sobre a velocidade do seu site em apenas 30 segundos, saiba como a seguir.
Tudo o que você tem a fazer é abrir o Test My Site, inserir a URL da sua loja virtual no campo indicado e apertar a tecla “Enter”. Pronto! A ferramenta começa a analisar o desempenho do seu m-commerce em aspectos como:
• Conexão 3G
• HTML/CSS
• JavaScript
• Velocidade
• Compactação
Além disso, o recurso Test My Site também verifica sites semelhantes, informações que são utilizadas para fins de comparação da sua loja com outras lojas do mesmo ramo.
No final da verificação, a ferramenta emite um relatório estatístico para os seguintes itens:
• Tempo de carregamento
• Percentual de perda de visitantes devido ao tempo de carregamento
• Comparação com outras empresas do setor
O recurso também lhe dá a opção para você receber um relatório por e-mail, o qual oferece uma lista de dicas (com links informativos) para você reduzir o peso das páginas do seu m-commerce e, assim, torná-lo mais ágil. Dentre essas dicas estão ações como:
• Compactar imagens
• Habilitar armazenamento em cache do navegador
• Eliminar códigos JavaScript e CSS que bloqueiam renderização acima da dobra
• Evitar redirecionamentos
• Carregar conteúdo visível antes dos arquivos CSS e JavaScript
• Reduzir tempo de resposta do servidor
Ora, sabemos que a praticidade é relevante para 81% dos consumidores m-commerce e a agilidade o é para 71% deles, logo, é muito importante que você habitue-se a verificar e otimizar essas características da sua loja virtual.
Quer conhecer mais ferramentas de teste para o seu m-commerce? Acesse o artigo “5 dicas de otimização da sua loja virtual ao índice mobile first do Google” e tenha acesso a mais 5 recursos para analisar e otimizar as suas páginas!