Descubra quantos clientes seu m-commerce perde devido à lentidão

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Ferramenta do Google mostra perda estimada durante o carregamento de páginas

Verifique e otimize a velocidade do seu site m-commerce regularmente
Verifique e otimize a velocidade do seu site m-commerce regularmente

Quer saber se a sua loja virtual m-commerce é rápida ou lenta? Saiba que uma ferramenta desenvolvida pela empresa Google oferece um relatório completo sobre a velocidade do seu site em apenas 30 segundos, saiba como a seguir.

Tudo o que você tem a fazer é abrir o Test My Site, inserir a URL da sua loja virtual no campo indicado e apertar a tecla “Enter”. Pronto! A ferramenta começa a analisar o desempenho do seu m-commerce em aspectos como:

• Conexão 3G

• HTML/CSS

• JavaScript

Usabilidade

• Velocidade

• Compactação

Além disso, o recurso Test My Site também verifica sites semelhantes, informações que são utilizadas para fins de comparação da sua loja com outras lojas do mesmo ramo.

No final da verificação, a ferramenta emite um relatório estatístico para os seguintes itens:

• Tempo de carregamento

• Percentual de perda de visitantes devido ao tempo de carregamento

• Comparação com outras empresas do setor

O recurso também lhe dá a opção para você receber um relatório por e-mail, o qual oferece uma lista de dicas (com links informativos) para você reduzir o peso das páginas do seu m-commerce e, assim, torná-lo mais ágil. Dentre essas dicas estão ações como:

• Compactar imagens

• Habilitar armazenamento em cache do navegador

• Eliminar códigos JavaScript e CSS que bloqueiam renderização acima da dobra

• Evitar redirecionamentos

• Carregar conteúdo visível antes dos arquivos CSS e JavaScript

• Reduzir tempo de resposta do servidor

Ora, sabemos que a praticidade é relevante para 81% dos consumidores m-commerce e a agilidade o é para 71% deles, logo, é muito importante que você habitue-se a verificar e otimizar essas características da sua loja virtual.

Quer conhecer mais ferramentas de teste para o seu m-commerce? Acesse o artigo “5 dicas de otimização da sua loja virtual ao índice mobile first do Google” e tenha acesso a mais 5 recursos para analisar e otimizar as suas páginas!