A descrição para loja virtual de roupas deve levar em conta ao menos duas coisas. Uma delas é mostrar ao público o que, como, por que, onde, quando e quem fundou a loja para assim gerar credibilidade. A outra é expor cada produto adequadamente e dessa forma fazer mais vendas.
Descrição para loja virtual de roupas: apresente seu negócio e-commerce
Na minha opinião, todo site e-commerce deveria ter aquela página que geralmente é chamada de “Sobre” ou “Institucional”, pois é nela que você deverá demonstrar de onde veio e para onde vai o seu comércio eletrônico.
Desse modo, ao fazer uma boa descrição para loja virtual de roupas, você aumenta a credibilidade do seu negócio. Isso acontece porque – por receio de serem enganados – os consumidores preferem saber de quem realmente estão comprando.
Para descrever seu negócio adequadamente, leve em conta o checklist a seguir. Ao criar o texto de apresentação da página “Sobre”:
• Comece dando as boas-vindas aos visitantes da sua loja virtual de roupas;
• Conte a história (o que, como, por que, onde, quando, quem) do sua loja;
• Mencione a sua Cultural Organizacional (Missão, Visão e Valores);
• Apresente alguns depoimentos de clientes satisfeitos;
• Mostre selos e certificados de segurança (os quais protegem os consumidores);
• Exponha endereços físicos, telefones, e-mails e outros meios de contato;
• Cite no rodapé o nome e CNPJ da empresa.
Ademais, seja breve. Se preferir, ao contar a história do seu comércio eletrônico crie uma linha do tempo com datas, imagens e tudo o que puder para ilustrar.
Por fim, leia também os artigos “Como descrever minha loja virtual?” e “Loja virtual: como criar a página “Sobre”?” para ficar ainda mais por dentro do processo de criação de páginas de apresentação.
Descrição para loja virtual de roupas: apresente seus produtos
Além de descrever o negócio na página “Sobre”, você precisará apresentar também cada uma das roupas, que são os produtos que irá comercializar no seu site e-commerce.
De acordo com a pesquisa “Hábitos do consumidor” feita pela Birdie, “Descrição de produto boa é fundamental para 51,2% dos consumidores no e-commerce”. Ou seja, sem isso o consumidor não toma a chamada “decisão de compra”.
Seja como for, cada roupa terá uma página de produto dentro da sua loja virtual. Isso significa que cada uma dessas página deverá ser preenchida com informações equivalentes ao produto em questão e ao mesmo tempo relevantes para o consumidor. Em geral, cada uma delas deverá conter:
• Apresentação da roupa com argumentos persuasivos (redação publicitária);
• Ficha técnica da roupa em questão;
• Fotos de alta qualidade em variados ângulos;
• Vídeos das roupas sendo usadas por modelos (opcional);
• Infográfico sobre as roupas explicando praticidades e benefícios (opcional);
• Conteúdo da audiência (depoimentos de quem já comprou a roupa).
Certamente você vai querer acessar o post “Descrição de produtos: como criar páginas de vendas ricas em informações na sua loja virtual?” agora mesmo. Leia e dê um plus nas suas páginas de produtos!
Dicas SEO para descrição de produtos
Ao criar descrições de produtos, fique atento também às seguintes dicas:
• Use a palavra-chave SEO mais buscada em relação a cada roupa para nomear cada página de produto. Assim, os consumidores acharão a página no Google;
• Inclua a palavra-chave SEO equivalente na URL de cada uma das suas páginas de produtos. Isso facilitará a indexação no Google;
• Insira a palavra-chave SEO equivalente também no conteúdo descritivo, na ficha-técnica, nas legendas das fotos;
• Não copie dados de produtos de outras lojas e nem dos fornecedores, pois o Google poderá punir suas páginas, o que diminuirá sua audiência orgânica.
Várias formas de descrever produtos
No artigo “Product Descriptions: 17 Fresh Writing Angles” publicado no Practical E-commerce, Marcia Yudkin lista 17 maneiras de descrever um produto. Resumidamente, são elas:
– Explique qual problema o produto resolve;
– Demonstre para quem o produto é bom;
– Exponha a história do produto e materiais com os quais é feito;
– Aborde como o produto melhorou a vida de outros clientes;
– Relacione o produto com a cultura popular;
– Mostre em quais ocasiões o produto pode ser usado e os usos sazonais;
– Aponte os benefícios das qualidades superiores do seu produto;
– Exiba as qualidades sensoriais;
– Ponha à vista combinações inesperadas de qualidades do produto;
– Traga à tona as emoções que o produto evoca;
– Dê a conhecer as alianças de marcas famosas que criaram o produto;
– Expresse algumas opiniões / sugestões sobre como usar o produto;
– Proponha razões para comprar mais de um exemplar do produto;
– Revele como usar o produto adequadamente;
– Torne público a razão do nome do produto;
– Torne perceptível uma fraqueza seguida de uma poderosa qualidade;
– Convença o consumidor que o preço é aceitável.
Como você pode observar, há múltiplas formas de descrever seus produtos e de se fazer a descrição para loja virtual de roupas. Apresente tudo da melhor forma possível e faça mais vendas com o seu e-commerce!