A Dermalogica, uma empresa norte-americana de cuidados com a pele, encontrou uma saída muito interessante para expandir seus negócios. Ela utilizou a solução de conversational commerce da Meta, o Whatsapp Business, para aumentar o engajamento com os clientes e as vendas de seus produtos. Assim, a marca conquistou 1,7 vezes mais receita por lead do que com o uso de mensagens por e-mail. Agora, nós comentaremos com vocês alguns detalhes dessa história de sucesso. Acompanhe!
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HISTÓRIA DA DERMALOGICA
A história da Dermalogica começou em 1986. A marca surgiu por iniciativa da esteticista escocesa Jane Wurwand. Naquele ano, ela fundou a primeira unidade da empresa em Carlson, uma cidade da Califórnia, nos Estados Unidos, onde começou a comercializar produtos para cuidados com a pele.
Hoje, a marca tem presença em vários países do mundo, onde fornece produtos como limpadores, esfoliantes, hidratantes e óleos faciais, entre outros. Ela vende esses produtos por meio de loja virtual, lojas físicas, lojas multimarcas parceiras, spas e clínicas de estética.
Livres de matérias-primas que irritam a pele, os produtos da Dermalogica têm excelente qualidade. Mas além da boa qualidade dos produtos, a empresa tem um jeito especial de lidar com os clientes. Ela utiliza uma abordagem educacional, com consultores experts que aconselham os compradores nas clínicas.
Na Alemanha, a equipe da Dermalogica resolveu potencializar esse estilo de comunicação da empresa. A ideia era fornecer atendimento também online aos consumidores, com consultores treinados. Para fazer isso, eles pensaram em usar uma ferramenta da Meta, o Whatsapp Business. Continue lendo!
O PROJETO DA DERMALOGICA COM O WHATSAPP
Os diretores da Dermalogica na Alemanha perceberam que os consumidores de cosméticos mudaram de comportamento recentemente. Eles passaram a preferir a aquisição de produtos via internet. Isso se tornou um problema porque a marca trabalha com consultoria personalizada individual, o que geralmente ocorre presencialmente.
A fim de adaptar a comunicação da empresa para este cenário, os diretores da marca quiseram implementar uma ferramenta que permitisse que seus consultores pudessem conversar com os clientes online, a partir de qualquer lugar. Eles escolheram, então, para esse projeto, a ferramenta Whatsapp. Saiba mais em seguida!
SOLUÇÕES
Entre as soluções do projeto da Dermalogica com a Meta podemos citar, por exemplo:
- Conversational commerce via Whatsapp: a empresa integrou o Whatsapp Business API com seus demais canais de comércio e de Marketing. Assim, os consumidores agora podem entrar em contato com os consultores da marca a partir de qualquer lugar, não apenas presencialmente. A comunicação flui em tempo real, individualmente, por texto ou voz. Os consumidores podem enviar fotos e vídeos. Enquanto isso, os consultores fornecem respostas para dúvidas e objeções, fazem aconselhamentos, indicam produtos e fazem recomendações de uso. Além disso, fornecem suporte pós-compra;
- Marketing e Automação: no Whatsapp, a Dermalogica conseguiu veicular campanhas, mensagens automatizadas e jornadas de Marketing;
- Encaminhamento de leads: para conduzir os consumidores para o Whatsapp, a Dermalogica realizou campanhas e distribuiu mensagens via Whatsapp, no site da marca e nas redes sociais. Também trabalhou com Marketing via e-mail e Marketing de Referência.
Além disso, a Demalogica contou com uma solução analytics para acompanhar o desempenho de suas campanhas, verificar a receita, conceber insights e desvendar comportamentos dos consumidores. Os resultados surpreenderam. Confira em seguida!
RESULTADOS DA DERMALOGICA COM O WHATSAPP
A Demalogica conquistou ótimos resultados com o Whatsapp Business. Em comparação ao uso do e-mail para prestação de consultoria, a empresa conseguiu com o Whatsapp entre janeiro e julho de 2024:
- 70% (1,7 vezes) de aumento na receita por lead;
- 90% (1,9 vezes) de aumento na taxa de abertura;
- 400% (5 vezes) de aumento na taxa de clique.
O Whatsapp, portanto, tornou-se uma importante ferramenta para a Dermalogica na Alemanha. A integração do aplicativo com outros canais da empresa como o e-commerce, por exemplo, potencializou as vendas online. Por isso, o conversational commerce via Whatsapp vale a implementação. Saiba como implementar no seu e-commerce a seguir!
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