A definição de e-commerce clássica é que este se trata de uma modalidade de vendas não presencial, isto é, feita através de equipamentos eletrônicos como computadores desktops, notebooks, tablets e smartphones, além de telefones, entre outros.
Um erro comum de quem se propõe a dissertar sobre o que é comércio eletrônico é dizer que ele só se realiza via internet. Não há nada mais equivocado. De fato, já em 1992 o Magazine Luiza mantinha um e-commerce via terminais / totens offline. Só três anos adiante é que a internet seria liberada para fins comerciais no Brasil.
Definição de e-commerce: tipos de comércio eletrônico
Para lhe oferecer uma melhor definição de e-commerce precisarei comentar sobre os tipos mais utilizados hoje em dia, são eles:
• B2B: quando uma empresa vende para outra empresa;
• B2C: quando uma empresa vende para um consumidor final;
• B2E: quando uma empresa vende para seus funcionários;
• C2C: quando um consumidor vende para outro consumidor;
• B2G: quando uma empresa vende para uma instituição governamental.
Além disso, o e-commerce pode ter outros nomes, conforme o seu foco de atuação.
Outras nomenclaturas do e-commerce
São nomenclaturas relacionadas ao e-commerce:
• F-commerce: vendas e-commerce a partir do Facebook;
• K-commerce: vendas de know-how empresarial no formato produto ou serviço;
• L-commerce: vendas com auxílio de tecnologias GPS e de localização;
• M-commerce: vendas via lojas mobile;
• P-commerce: vendas em que consumidores ajudam a personalizar o produto;
• R-commerce: vendas para fregueses (consumidores recorrentes);
• S-commerce: vendas via mídias sociais;
• T-commerce: vendas de produtos veiculados em programas de anúncios na TV;
• U-commerce: vendas em contínua rede de integração entre lojistas e clientes;
• V-commerce: vendas a partir de vídeos de exposições de produtos.
Além do mais, há ainda o Telemarketing, que não emprega a internet, mas que pode ser considerado um e-commerce, posto que é realizado com tecnologia eletrônica. Seja como for, é possível fazer quase todo tipo de venda no e-commerce.
O que vender no e-commerce?
Muito bem! Agora você já sabe a definição de e-commerce. Entretanto, talvez ainda não saiba o que comercializar. Basicamente, é possível vender tanto produtos quanto serviços nesse setor.
Em uma loja virtual de Turismo ou de agência de Turismo, por exemplo, você pode comercializar viagens, estadias, roteiros, passeios, etc. Enfim, o atual ministro da Ciência, Marcos Pontes, tem uma agência de Turismo fora da curva, com serviços inusitados.
É possível vender também uma ampla gama de produtos em dezenas de categorias como eletrodomésticos, eletrônicos, moda, informática, utilidades domésticas, utensílios de plásticos, artigos de papelaria, cama, mesa e banho, etc.
Como vender no e-commerce?
O principal instrumento de comercialização de serviços e produtos no e-commerce é a loja virtual. O jeito mais fácil de contar com uma é alugar uma plataforma e-commerce.
Ao alugar uma plataforma e-commerce você poderá criar e administrar uma loja virtual. Esta, por sua vez, permanecerá online 24 horas por dia, todos os dias do ano. Muitas vezes, sua loja fará vendas até mesmo enquanto você dorme.
Como criar loja virtual?
Para criar loja virtual é necessário ter conhecimentos para usar uma plataforma e-commerce. Algumas plataformas são mais simples e outras são mais complexas. Mas não se preocupe, pois se não souber usar o sistema e implantar uma loja, então é só contratar uma agência e-commerce que tudo estará resolvido.
Definição de e-commerce: um resumo
Resumindo, e-commerce é um modo de comercialização de produtos e/ou serviços o qual é realizado de forma não presencial, precisamente por meio de tecnologias eletrônicas que, por suas vezes, nem sempre estão conectadas à internet.