Decisão: a quarta etapa da Jornada do Cliente

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Descubra como criar conteúdo para esta fase converta mais clientes para o seu e-commerce!

Nesta foto, um homem segurando um notebook e um cartão de crédito representa a fase de decisão de compra da Jornada do Cliente
Decisão é quando o consumidor que passou pelas fases de Conscientização, Consideração e Intenção da Jornada do Cliente agora sabe qual produto deve comprar e, sendo assim, conclui uma compra. Foto meramente ilustrativa: @master1305 (edição com a IA do Adobe Photoshop Beta v25.12)

No e-commerce, Decisão é a quarta e última etapa da Jornada do Cliente. Ela acontece logo depois do lead (contato) conscientizar-se sobre um problema, considerar soluções e expressar uma intenção de comprar um produto para solucionar tal problema. 

Série de posts / outubro de 2024

Série semanal: Outubro do Vendedor

Olá, leitor do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Este post que você está lendo agora faz parte de uma série semanal em comemoração ao Dia do Vendedor (1) e Dia do Profissional da Propaganda (17) em outubro de 2024. São 4 posts ao todo, um por semana. Confira:

  1. Conscientização: a primeira etapa da Jornada do Cliente
  2. Consideração: a segunda etapa da Jornada do Cliente
  3. Intenção: a terceira etapa da Jornada do Cliente
  4. Decisão: a quarta etapa da Jornada do Cliente

Igualmente às outras etapas da Jornada, a Decisão integra-se ao Inbound Marketing. Para quem não recorda, o Inbound é uma estratégia de publicação de conteúdo para a Jornada do Cliente. Continue lendo para saber mais!

Considere se inscrever no nosso canal no Youtube para receber conteúdo sobre Marketing Digital e desenvolvimento de e-commerce em vídeo. Acesse o Agência e-Plus Channel e depois clique no botão “Inscrever-se”! Não precisa pagar nada, é cortesia da casa.

DECISÃO E SUA CORRESPONDENTE NO INBOUND MARKETING: O ENCANTAMENTO

Assim como a Jornada do Cliente, o Inbound tem 4 fases:

  1. Atração;
  2. Conversão;
  3. Relacionamento;
  4. Encantamento.

Porém, as etapas da Jornada referem-se às ações dos clientes; enquanto as do Inbound referem-se às ações que você, comerciante, deve praticar. Isto é, os clientes buscam soluções; e você deve entregar essas soluções para eles. Especificamente na fase de Decisão, os consumidores já estão prontos para fazer uma compra e, sendo assim, é seu papel dar o empurrãozinho final para que isto aconteça. Saiba como fazer isso em seguida!

Conteúdos da Agência e-Plus

Acesse agora a biblioteca virtual da Agência e-Plus!

Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente os nossos e-books e conteúdos sobre e-commerce e Marketing Digital!!

TÁTICA DE INBOUND: CONTEÚDO DE ENCANTAMENTO PARA A FASE DE DECISÃO

Narramos, desde o primeiro artigo desta série, a jornada do Verdevaldo, que tem um problema de segurança residencial. Se você leu, então viu que ele passou pela Conscientização, Consideração e Intenção da Jornada, isto é, já recebeu conteúdo de nutrição ou pré-compra.

Desse modo, o Verdevaldo já está ciente do problema dele, sabe qual a solução e qual produto comprar, uma câmera IP. Por isso, neste momento, ele só precisa decidir onde, em qual loja exatamente, fará a compra. Há uma grande chance disso ocorrer na sua loja virtual, mas isso não irá acontecer se você não agir rápido. Continue lendo!

A tática

Sabendo que o Verdevaldo está prestes a comprar uma câmera IP você, comerciante, cria uma campanha de tráfego pago ou envia uma oferta via e-mail para ele. Seu objetivo com isso é conduzir o Verdevaldo até a página de vendas de uma câmera IP na sua loja virtual.

Além disso, via RD Station, você agrupa leads que estão na mesma etapa que o Verdevaldo, e lhes envia o mesmo e-mail com a oferta da câmera IP. Dessa maneira, as chances desses contatos realizarem a decisão de compra dentro da sua loja online aumentam.

Vídeo: saiba mais sobre Inbound Marketing (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Ah! Tem outra coisa que precisa ser dita sobre conteúdo de Decisão. Nesta fase, seja o conteúdo que você preparar para enviar por e-mail ou tráfego pago, bem como o das suas páginas de vendas, devem ter viés persuasivo. Isto é, ele deve contar com Call-To-Actions (CTA) e argumentos de vendas.

Desfecho

O Verdevaldo, então, vê seu anúncio ou seu e-mail, ou ambos. Em seguida, clica no CTA, cai na sua página de vendas e finaliza a compra da câmera IP. Outros leads da sua lista fazem o mesmo. Assim, as fases de Encantamento e Decisão estão completas. A Jornada terminou. Enfim, você inicia o pós-venda para fidelizar seus novos clientes.

COMO ATRAIR, CONVERTER, RELACIONAR E ENCANTAR CLIENTES NO SEU E-COMMERCE?

Para atrair, converter, relacionar e encantar clientes no seu e-commerce, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus tem uma equipe experiente e com certificação na ferramenta de Automação de Marketing e Inbound Marketing RD Station. Desse modo, ela tem habilitação para criar, testar, configurar, otimizar e evoluir estratégias de Inbound com esta tecnologia. Além disso, ela fornece serviços de treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 grandes projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Xerox e Pirelli, por exemplo, na Espanha, Portugal, Costa Rica, Argentina, Equador, Colômbia e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: