No e-commerce, Decisão é a quarta e última etapa da Jornada do Cliente. Ela acontece logo depois do lead (contato) conscientizar-se sobre um problema, considerar soluções e expressar uma intenção de comprar um produto para solucionar tal problema.
Série semanal: Outubro do Vendedor
Olá, leitor do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Este post que você está lendo agora faz parte de uma série semanal em comemoração ao Dia do Vendedor (1) e Dia do Profissional da Propaganda (17) em outubro de 2024. São 4 posts ao todo, um por semana. Confira:
Igualmente às outras etapas da Jornada, a Decisão integra-se ao Inbound Marketing. Para quem não recorda, o Inbound é uma estratégia de publicação de conteúdo para a Jornada do Cliente. Continue lendo para saber mais!
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DECISÃO E SUA CORRESPONDENTE NO INBOUND MARKETING: O ENCANTAMENTO
Assim como a Jornada do Cliente, o Inbound tem 4 fases:
- Atração;
- Conversão;
- Relacionamento;
- Encantamento.
Porém, as etapas da Jornada referem-se às ações dos clientes; enquanto as do Inbound referem-se às ações que você, comerciante, deve praticar. Isto é, os clientes buscam soluções; e você deve entregar essas soluções para eles. Especificamente na fase de Decisão, os consumidores já estão prontos para fazer uma compra e, sendo assim, é seu papel dar o empurrãozinho final para que isto aconteça. Saiba como fazer isso em seguida!
TÁTICA DE INBOUND: CONTEÚDO DE ENCANTAMENTO PARA A FASE DE DECISÃO
Narramos, desde o primeiro artigo desta série, a jornada do Verdevaldo, que tem um problema de segurança residencial. Se você leu, então viu que ele passou pela Conscientização, Consideração e Intenção da Jornada, isto é, já recebeu conteúdo de nutrição ou pré-compra.
Desse modo, o Verdevaldo já está ciente do problema dele, sabe qual a solução e qual produto comprar, uma câmera IP. Por isso, neste momento, ele só precisa decidir onde, em qual loja exatamente, fará a compra. Há uma grande chance disso ocorrer na sua loja virtual, mas isso não irá acontecer se você não agir rápido. Continue lendo!
A tática
Sabendo que o Verdevaldo está prestes a comprar uma câmera IP você, comerciante, cria uma campanha de tráfego pago ou envia uma oferta via e-mail para ele. Seu objetivo com isso é conduzir o Verdevaldo até a página de vendas de uma câmera IP na sua loja virtual.
Além disso, via RD Station, você agrupa leads que estão na mesma etapa que o Verdevaldo, e lhes envia o mesmo e-mail com a oferta da câmera IP. Dessa maneira, as chances desses contatos realizarem a decisão de compra dentro da sua loja online aumentam.
Ah! Tem outra coisa que precisa ser dita sobre conteúdo de Decisão. Nesta fase, seja o conteúdo que você preparar para enviar por e-mail ou tráfego pago, bem como o das suas páginas de vendas, devem ter viés persuasivo. Isto é, ele deve contar com Call-To-Actions (CTA) e argumentos de vendas.
Desfecho
O Verdevaldo, então, vê seu anúncio ou seu e-mail, ou ambos. Em seguida, clica no CTA, cai na sua página de vendas e finaliza a compra da câmera IP. Outros leads da sua lista fazem o mesmo. Assim, as fases de Encantamento e Decisão estão completas. A Jornada terminou. Enfim, você inicia o pós-venda para fidelizar seus novos clientes.
COMO ATRAIR, CONVERTER, RELACIONAR E ENCANTAR CLIENTES NO SEU E-COMMERCE?
Para atrair, converter, relacionar e encantar clientes no seu e-commerce, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus tem uma equipe experiente e com certificação na ferramenta de Automação de Marketing e Inbound Marketing RD Station. Desse modo, ela tem habilitação para criar, testar, configurar, otimizar e evoluir estratégias de Inbound com esta tecnologia. Além disso, ela fornece serviços de treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.
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