Databranding: como melhorar a percepção do seu e-commerce usando este recurso?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Descubra qual o impacto das suas campanhas publicitárias na construção da sua marca!

Foto: a imagem ilustra a importância da análise de dados no databranding, mostrando uma equipe discutindo um gráfico e buscando insights para fortalecer a marca e sua comunicação.
Databranding usa dados provenientes de testes para melhorar campanhas enquanto elas ainda estão rodando. Foto meramente ilustrativa: @freepik

Databranding é uma prática que se baseia no método Testar e Aprender para medir numericamente o quanto uma campanha publicitária está impactando na construção ou evolução de uma marca. Essa prática permite otimizar a campanha enquanto ela ocorre, o que pode gerar melhores resultados. Saiba mais em seguida!

O QUE É DATABRANDING?

Com um modus operandi que se baseia em testes e coleta de dados, o Databranding é uma prática que possibilita verificar o sucesso de uma campanha publicitária de Brand Awareness (Consciência de Marca) com mais precisão e ao mesmo tempo em que ela estiver ocorrendo. 

Vídeo: saiba mais sobre Brand Awareness (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Em outras palavras, o Databranding permite modificar, corrigir ou otimizar elementos como o formato dos anúncios ou o público-alvo, por exemplo, mas não apenas isso. Ele também possibilita testar o impacto dessas alterações no momento em que elas estão performando. 

Com efeito, ao invés de usar dados de buscas orgânicas ou de redes sociais, que muitas vezes geram imprecisões, o Databranding abastece-se de dados provenientes de testes imediatos com o público real que está interagindo com a campanha no momento.

Inscreva-se no canal da @agenciaeplus no Youtube!

COMO O DATABRANDING FUNCIONA?

Como dito, o Databranding funciona por meio do método Testar e Aprender. Sendo assim, a equipe de Marketing deve primeiramente configurar a campanha, definir as métricas para medição e criar os testes. Logo depois, aplicam-se ciclos de testes, os quais geram aprendizados, e fazem-se as otimizações.

Cada ciclo precisa ter no mínimo 15 dias. Ao longo desse tempo, a equipe roda a campanha, aplica os testes, coleta os dados, analisa os resultados e realiza otimizações nos anúncios, público-alvo e nos formatos de distribuição dos anúncios.

Quando um ciclo termina, inicia-se outro com mais 15 dias, e assim por diante. Ciclo após ciclo, a equipe de Marketing usa os dados do ciclo anterior para obter aprendizados e, dessa maneira, realizar otimizações na campanha para o ciclo seguinte. 

E-Book IAgora, para onde vamos?

Um guia essencial para lojistas e profissionais de marketing digital otimizarem suas campanhas e ações estratégicas durante o ano

QUAIS VARIÁVEIS ENTRAM NA MEDIÇÃO?

Por meio do Databranding é possível medir variáveis de marca como a consideração de compra, por exemplo. E, além disso, o reconhecimento, associação, preferência e fidelidade de marca. Métricas de desempenho como alcance, engajamento, cliques, CPA e ROI também podem entrar no pacote.

Outro tipo de variável do Databranding é a métrica de público. Esta, por sua vez, envolve o perfil demográfico, os interesses de cada público, e os comportamentos e hábitos de consumo. Outras variáveis de campanha comuns são a qualidade dos anúncios, os formatos, canais de distribuição, dispositivos e temporização dos acessos.

Vídeo: saiba mais sobre Brand Marketing (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

QUAIS AS VANTAGENS DO DATABRANDING NO E-COMMERCE?

Entre as principais vantagens do Databranding para a construção de uma marca no e-commerce podemos citar, por exemplo, a possibilidade de mensurar os impactos de uma campanha utilizando dados concretos e gerar otimizações contínuas. 

Dessa maneira, o Databranding pode ajudar você a personalizar experiências, aumentar o engajamento e melhorar a conversão. Estas, sem dúvida, são coisas que podem fortalecer a sua marca de e-commerce. E os benefícios não param por aí, pois o uso de dados também pode ajudar a reduzir custos, crescer de forma sustentável e obter vantagens competitivas. Por estas e outras, vale a pena usar esse recurso.