Dark store, também chamada de micro hub, é uma loja que funciona como um mini centro de distribuição de produtos comprados online. Do Inglês, dark store significa “loja escura” e leva esse nome porque ela não aparece, isto é, não abre ao público. Sua função é servir de base para armazenar, separar e despachar produtos para entrega ao cliente final.
Esse tipo de loja é inserida em grandes centros urbanos, ou seja, em locais com grande densidade populacional. A ideia, desse modo, é encurtar a distância entre o centro de distribuição e os clientes para reduzir os prazos de entrega de produtos comprados no e-commerce. Com efeito, por meio das dark stores espera-se fazer entregas no dia seguinte, no mesmo dia ou até mesmo na mesma hora.
O conceito de dark store surgiu nos anos 2000 na Inglaterra. Posteriormente, na década de 2010, espalhou-se para a França e resto da Europa, bem como para a Rússia. Em 2019, empresas brasileiras passaram a usar o recurso, evoluindo com ele até os dias atuais. Agora, você conhecerá um pouco mais sobre elas e descobrirá como implantá-las no seu e-commerce. Continue lendo!
COMO AS DARK STORES FUNCIONAM?
Como dito, as dark stores não abrem ao público. Elas não têm vitrine. Estão espalhadas em centros urbanos, em uma localização estratégica, a poucos quilômetros das residências dos clientes finais de um e-commerce como o seu. Servem como mini centros de distribuição de produtos.
Contudo, elas são diferentes dos tradicionais Centros de Distribuição (CDs), que geralmente localizam-se nas bordas das cidades. Elas armazenam uma faixa estreita de produtos, os quais são determinados conforme a demanda da região. Por isso, são pequenas.
Além disso, em um micro hub, o processo de empacotamento é mais rápido, levando em média apenas 2 a 5 minutos. Isso, por sua vez, ajuda a otimizar o tempo de entrega. Uma dark store é, desse modo, ideal para aplicação no q-commerce.
IMPORTÂNCIA E VANTAGENS NO E-COMMERCE
As dark stores têm sua importância no e-commerce por vários motivos, mas o principal é a velocidade. Elas permitem fazer entregas mais rápidas, o que melhora a experiência de compra, a satisfação e a fidelização de clientes.
Outra vantagem desses micro hubs para empresas de e-commerce é a sua implantação em tempo reduzido. Devido ao pequeno porte da construção, é mais fácil instalá-las do que instalar um CD. Ela também não requer decoração de loja, pois não abre ao público.
Ademais, cada micro hub têm baixo custo operacional, pois requer menos funcionários e menos manutenção. Apesar disso, possui um alto poder e velocidade de processamento, preparação e despacho de pedidos.
COMO IMPLEMENTAR DARK STORES?
A primeira condição para implantar dark stores é ter uma demanda de compra de produtos online em determinadas regiões. Por exemplo, se você tem muitos clientes assíduos em São Paulo, então pode ser hora de implantar alguns micro hubs nesta cidade.
Primeiramente, você deve implantar as dark stores em um raio de 2 a 5 quilômetros de distância umas das outras. Essa rede distribuída lhe permitirá fazer entregas muito mais rápidas. Feito isso, selecione um mix de produtos enxuto, que possua alta demanda na região.
Enfim, integre cada micro hub à sua plataforma e-commerce e use um sistema de gestão de pedidos como o VTEX OMS. Assim, você poderá realizar experiências como a ship to store, enviando produtos de uma dark store para outra, para atender clientes locais.
Assim que puder clique em “Same Day Delivery” e saiba como fazer entregas no mesmo dia no e-commerce”