Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica de Marketing e vendas que aponta qual o custo médio que uma empresa tem para adquirir um novo cliente. Em outras palavras, o CAC mede quanto custa converter um consumidor em cliente.
No e-commerce, esta é uma das métricas mais importantes, pois ela permite ao gerente ou dono da loja virtual tirar conclusões sobre redução de custos e melhoria de processos de Marketing e vendas, entre outras coisas.
Em seguida, você ficará sabendo como calcular o CAC. Além disso, conhecerá algumas formas de reduzir esse custo no seu e-commerce. Continue lendo e fique por dentro!
COMO CALCULAR O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES?
Para calcular o CAC você deve usar uma fórmula bem simples. Basta dividir o valor do seu investimento em Marketing e vendas pelo número de novos clientes em um período.
O investimento mencionado pela fórmula pode se referir a vários fatores. Os salários dos profissionais, as comissões de vendas e os treinamentos, por exemplo, entram na conta.
Além disso, entram também o aluguel dos softwares e apps usados nos processos de divulgação e vendas, as mídias pagas e orgânicas para gerar tráfego no site, os recursos de Marketing Digital em geral.
E, ainda, inclui-se no investimento os custos do suporte, de telefonia, os gastos dos setores de produtos e administrativo, entre outras coisas. Quanto maior a empresa, maior também o investimento.
Para exemplificar, digamos que sua empresa e-commerce tenha gasto R$ 8.000,00 e obtido 100 novos clientes no último mês. Assim, dividindo 8.000 por 100 teremos um Custo de Aquisição de Cliente de R$ 80,00 no período.
Você pode, enfim, estipular uma Key Performance Indicator (KPI) para o próximo mês tendo em vista baixar esse custo. Uma KPI é uma meta a ser batida em um período. Estipule uma KPI e crie ações para atingi-la.
COMO DIMINUR O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES NO E-COMMERCE?
Para reduzir o CAC é necessário tornar mais eficientes os seus processos de divulgação e de vendas. Quanto mais você fizer com menos recursos, melhor será o CAC. Neste contexto, experimente realizar ações como:
Melhorar a conversão na sua loja virtual
Faça com que sua loja virtual se torne mais rápida, pois quanto menor o tempo de carregamento, maior a conversão. O layout também influencia muito as compras, portanto, recomendo fazer testes AB nas suas páginas de vendas para encontrar o formato que vende do jeito mais eficiente.
Diminuir o Churn Rate
O Churn Rate indica o percentual de clientes que abandonaram a assinatura do seu produto em um período. Sendo assim, você deve monitorá-lo a fim de entender as causas dos abandonos. Aí, então, será possível criar e colocar em prática medidas de contenção.
Reduzir o abandono de carrinho
O abandono de carrinho, aquela situação em que um consumidor seleciona vários produtos na sua loja virtual e depois desiste de finalizar a compra, desperdiça recursos de Marketing e aumenta o CAC. Assim como o Churn Rate, verifique as causas e atue sobre elas.
Melhorar suas campanhas de links patrocinados
Busque o máximo aproveitamento do seu orçamento de links patrocinados. Crie anúncios de alta qualidade a fim de obter um retorno melhor. Se puder, invista em Marketing de Performance, o que lhe permitirá medir o impacto das suas campanhas e otimizá-las em tempo real.
Investir em Inbound Marketing
Com o Inbound Marketing é possível atrair consumidores qualificados e, além disso, qualificar os visitantes que entram no seu e-commerce. Qualificar é preparar os consumidores para as compras. Esse processo pode otimizar a taxa de conversão e reduzir o seu CAC.
Enfim, faça do CAC uma métrica do seu comércio eletrônico. Comece a medir isso agora mesmo. Defina um período, o qual poderá ser mensal, por exemplo, para aplicar a fórmula. Ao final de cada mês faça as suas análises, tire as suas conclusões e realize as otimizações que puder para o mês seguinte.
Acesse e leia também o post “10 métricas do Marketing Digital para você monitorar” e, desse modo, leia um post complementar!