Curva ABC: qual a utilidade desse recurso no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as vantagens dessa metodologia!

A Curva ABC ajuda você a definir as prioridades do seu e-commerce. Imagem: @rawpixel.com
A Curva ABC ajuda você a definir as prioridades do seu e-commerce. Imagem: @rawpixel.com

Curva ABC é uma metodologia de gestão que classifica itens por grau de importância. Ela pode ser usada, por exemplo, nos setores de Marketing, compras, vendas e logística, entre outros, do seu comércio eletrônico para classificar os produtos, informações e fatores mais importantes para o seu negócio.

No e-commerce, classificar dados como os do seu mix de produtos por grau de importância é crucial para que você possa definir a prioridade dos recursos da sua empresa. E a Curva ABC, por sua vez, cumpre esse papel com sucesso. Saiba mais em seguida!

COMO FUNCIONA A CURVA ABC

Como dito, a Curva ABC classifica itens e informações por grau de importância. Ela usa o Princípio de Pareto para ranquear tais fatores em três classes, são elas:

  • Classe A: representa os 20% de itens ou dados mais importantes em uma lista. Por exemplo, se o fator em questão for um mix de produtos com 100 itens, a Classe A corresponde aos 20 mais vendidos.
  • Classe B: corresponde aos 30% de itens ou dados intermediários em uma lista. Se a lista em questão for um mix de produtos com 100 itens, então a Classe B da Curva ABC representa os produtos 20 a até o 50 da lista.
  • Classe C: representa os 50% de itens ou dados menos importantes em uma lista. Por exemplo, se a lista em questão for um mix de produtos com 100 itens, a Classe C corresponde aos produtos 50 a até 100 da lista.

Desse modo, ao classificar informações como um mix de produtos em classes A, B e C, um gestor pode definir quais produtos têm maior prioridade de transporte, armazenamento, divulgação, compras, vendas, etc., entre outras vantagens.

Vídeo: o uso da Curva ABC para fins de rotatividade de estoque

VANTAGENS DE USAR NO E-COMMERCE

No e-commerce é possível usar a Curva ABC não apenas para classificar os produtos do seu mix para fins de estocagem e logística, mas também para analisar e classificar grupos de leads e consumidores, planejar compras com fornecedores, organizar listas de palavras-chave para fins de SEO Marketing, etc.

Dessa maneira, ao saber qual a devida importância das coisas, você poderá obter mais facilidade para tomar decisões e definir suas estratégias. A Curva ABC, enfim, permite definir suas prioridades de forma precisa, o que pode lhe ajudar a evitar desperdícios de tempo, espaço e recursos.

Assim que puder clique em “Long tail” e saiba mais sobre o Princípio de Pareto usado na Curva ABC!