Cross-selling e upselling são duas técnicas de comércio que podem ser utilizadas tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais com ótimos resultados no que diz respeito ao aumento das vendas e do Ticket Médio.
As duas técnicas são muito parecidas. Elas têm apenas uma diferença básica. Confira:
– Cross-selling:
É quando um consumidor compra um produto e lhe oferecido um produto complementar. Por exemplo: após adquirir um bloco de folhas A3 o vendedor pergunta se você não gostaria de levar também um jogo de canetas nanquim próprias para dar acabamentos em desenhos.
– Upselling:
É quando um consumidor compra um produto e lhe é oferecido um produto adicional com qualidade “Premium”. Por exemplo: após adquirir um bloco de folhas A3 o vendedor pergunta se você não gostaria de levar também uma mesa de desenho com tampo de vidro temperado.
Quando, porém, essas duas técnicas são aplicadas em lojas virtuais, os produtos são oferecidos (na maioria das vezes) automaticamente por meio de scripts Front-end.
Digo “na maioria das vezes” porque algumas lojas virtuais contam com formas de atendimento integradas como o chat e o telefone, por meio dos quais há a assistência humana de um vendedor que, por sua vez, pode aplicar o cross-selling e o upselling.
Para que ambas as técnicas funcionem bem em seu site e-commerce procure oferecer poucos produtos complementares para não confundir seu consumidor, apresente as ofertas na página do produto que o consumidor veio comprar ou no carrinho de compras e explique as vantagens que seu cliente terá se levar aquele produto adicional.