Cross border, também chamado de comércio transfronteiriço, é o nome dado ao processo de vendas de produtos a partir do seu país para outro. No e-commerce, ele pode ser definido como o comércio feito por meio de uma loja virtual como a sua para consumidores do exterior.
A proposta do cross border, portanto, é alcançar consumidores internacionais. Mais do que isso, esse modelo de negócios visa construir uma marca e-commerce com relevância e autoridade global, tendo em vista aumentar a receita.
Seja como for, o poder do comércio transfronteiriço é enorme. Para você ter uma ideia, conforme relatório da Zion Research citado pela Market Finder, o e-commerce cross border chegou ao valor de US $562,1 bilhões em 2018, devendo atingir o montante de US $4 trilhões até 2027.
Em um cenário assim, o cross border pode ser o próximo passo a ser dado por marcas de e-commerce que já estão bem estabelecidas nacionalmente. Esse modelo de negócios talvez seja a próxima etapa de crescimento da sua empresa. Continue lendo e saiba mais!
NÚMEROS E TENDÊNCIAS DO E-COMMERCE CROSS BORDER
O cross border está em franco crescimento. Mas ele é como uma onda grande que apenas os surfistas mais preparados estão aptos a surfar. Se você é um destes surfistas, então é melhor não perder a oportunidade. A onda vem forte:
- 82% dos consumidores online do mundo já fazem compras no exterior, conforme a Fierce Retail citada pela VTEX;
- 67% dos consumidores globais que compram no exterior estão comprando porque os preços são mais baixos fora de seu próprio país, de acordo com infográfico da Invesp;
- 66% (aproximadamente) dos consumidores dos principais e-commerces globais contribuem com pelo menos 10% de seus gastos online mensais para o comércio internacional, segundo a Invesp;
- 22% das remessas de produtos físicos de comércio eletrônico, estima-se, é o montante que o cross border representará em 2022, conforme dados do Statista citados pela CED Commerce;
- 51% dos consumidores planejam aumentar seus hábitos de compras online internacionais, de acordo com a relatório da International Post Corporation citado pela Citcon;
- 80% dos varejistas em todo o mundo concordam que o cross border é lucrativo, conforme dados do eMarketer citados citados pela Syncee.
Pegar a onda do cross border, contudo, requer cuidados. Logo em seguida, apresento alguns obstáculos que você poderá enfrentar nesta empreitada. Esteja ciente desses obstáculos e prepare-se!
DESAFIOS E VANTAGENS
Para entrar no cross border você deve ter em mente que os desafios não são poucos. Para começar, leve em conta que os clientes no exterior procuram por produtos exclusivos e que não estão disponíveis em seus países. Além disso, eles buscam produtos com preços mais baratos.
Lembre-se, ainda, que no cross border você corre riscos de fraudes com cartões de crédito. Há a questão das devoluções de produtos, que podem causar muitos transtornos logísticos. Ademais, é preciso entender os regulamentos e os impostos governamentais dos países onde pretende atuar.
O comércio transfronteiriço também reserva complicações com os idiomas estrangeiros, problemas com o envio de mercadorias, entreveros com pagamentos e moedas, dificuldades com a aplicação do Marketing, entre outros fatores.
Para entrar nesse mercado, enfim, você precisará contar com uma plataforma e-commerce robusta como a VTEX, por exemplo, que conta com o recurso VTEX Global Checkout, o qual oferece meios para que os consumidores de outros países possam adicionar as informações de fatura e entrega dos produtos comercializados no seu e-commerce.
Aproveito a oportunidade para informar que a Agência e-Plus é certificada VTEX desde 2015, tendo produzido mais de 400 projetos de e-commerce nacionais e internacionais desde então. Desse modo, a equipe da Agência e-Plus pode ajudar a sua empresa a implantar um e-commerce cross border por meio das tecnologias VTEX. Entre em contato conosco, se precisar!
Como se pode observar, os obstáculos são grandes. Mas as vantagens são ótimas. O cross border proporciona um alcance global para a sua marca e-commerce, aumentando assim o número de consumidores e a receita da sua empresa. Por isso, vale a pena investir nesse modelo de negócios!
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