CRO para e-commerce

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Estratégias e táticas para aumentar a conversão de vendas da sua loja virtual sem a necessidade de investir em ações tradicionais de Marketing

Conversion Optimization Rate (CRO) para e-commerce
A aplicação constante do CRO possibilita que uma loja virtual aumente as suas vendas

Conversion Rate Optimization (CRO) ou Otimização da Conversão, em português, é um termo que denomina um conjunto de estratégias e táticas que visam otimizar processos, auxiliar e educar um usuário de site na realização de uma tarefa que pode ser, por exemplo, o preenchimento de um formulário, das etapas de um cadastro ou de um checkout, entre outras, e com isso fazer com que sua loja virtual possa vender mais.

Em outras palavras, ao atuar nos pequenos detalhes que otimizam os processos de um site e que auxiliam e educam os consumidores, o CRO viabiliza o aumento da taxa de conversão de vendas.

Para exemplificar, suponhamos que o seu site e-commerce de smartphones seja visitado por 10 mil pessoas e que 0,5% (50) delas realizem ao menos uma compra de R$ 500,00, o que lhe gera um faturamento bruto de R$ 25 mil mensais. O que aconteceria com essa loja após uma campanha de CRO?

Depois de passar por uma campanha de CRO, essa loja virtual de smartphones poderia aumentar a sua taxa de conversão para 2%, por exemplo, o que faria com que ela passasse de 50 para 200 compradores mensais.

Sendo assim, se o Ticket Médio continuar em R$ 500,00, esse site e-commerce de smartphones passaria de um faturamento bruto mensal de R$ 25 mil para um outro bem maior de R$ 100 mil. Com essa simples conta que fiz pode-se perceber, portanto, como o CRO é um recurso poderoso para os administradores de lojas virtuais como você.

Vídeo: importância de analisar os dados da sua loja virtual!

Como trabalhar com o CRO? Em primeiro lugar você deve levar em consideração que uma simples mudança nos procedimentos ou no Design da sua loja, por exemplo, pode gerar inúmeras consequências nos resultados de vendas. Só para você ter uma ideia, leia o artigo “Quando um botão faz toda a diferença no Design E-commerce” e tire as suas conclusões.

Contudo, você não deve mudar absolutamente nada em sua loja virtual sem antes realizar um estudo, o que pode ser feito por meio da análise do Big Data, do uso de softwares analíticos e de estatísticas de softwares de CRM e WMS, entre outros. Esse estudo deve ser diário, constante, e os testes e as otimizações que derivam dele devem ser periódicas, sempre buscando o aumento da conversão de vendas.

A vantagem de trabalhar com CRO em seu site e-commerce é que esta ferramenta possibilita que você obtenha uma melhoria nos seus resultados de vendas e de faturamento sem, no entanto, precisar investir em ações tradicionais de Marketing.