Criar loja virtual na Espanha não é um sonho exclusivo de espanhóis, mas também de portugueses e brasileiros, entre outras nacionalidades. Todavia, em muitos casos, o(a) empreendedor(a) não sabe muito bem por onde começar e como proceder. Por isso, trago neste post algumas soluções úteis.
A Espanha, vale informar, tem um ambiente digital favorável para o e-commerce. De acordo com o relatório Digital 2022 da We Are Social / Hootsuite, 94% da população deste país possui acesso à internet, ou seja, mais de 44 milhões de pessoas. Além disso, 87% usa redes sociais.
O mesmo relatório revela que 54% dos espanhóis compram produtos ou contratam serviços online todas as semanas. Enquanto isso, 18% pedem comida em casa e quase 15% compram artigos de segunda mão.
O setor onde os espanhóis mais fizeram compras online ao longo do período do estudo da We Are Social / Hootsuite foi o de eletrônicos (9.660 milhões de euros). Em seguida, os cidadãos da Espanha gastaram seu dinheiro em lojas virtuais de moda (9.270 milhões), cuidados pessoais e domésticos (4.470 milhões), móveis (3.200 milhões), brinquedos, tempo livre e bricolagem (2.540 milhões). Por último ficaram os setores de alimentos (2.440 milhões) e bebidas (1.400 milhões).
Enfim, um montante de cerca de 30 milhões de consumidores fazem pagamentos digitais na Espanha. O valor total das transações por eles realizadas é de pouco mais de 71.000 milhões de euros por ano. Como se pode observar, é um ótimo cenário econômico para lançar um e-commerce. Mas como fazer isso do jeito certo? Veremos!
PASSO A PASSO PARA CRIAR LOJA VIRTUAL NA ESPANHA
Para criar loja virtual na Espanha do jeito certo siga o seguinte passo a passo:
1 – Empreendedorismo
Seja você um espanhol, português, brasileiro ou de outra nacionalidade, Inicie sua loja virtual na Espanha pela produção de um Plano de Negócios. Este documento lhe dará uma noção melhor sobre o público-alvo, o Marketing e as operações logísticas e financeiras necessárias para manter seu empreendimento. Além disso, é por meio do Plano de Negócios que você criará a cultura organizacional, e definirá o porte e o tipo de empresa ideal para o seu e-commerce neste país.
2 – Desenvolvimento
Logo depois do empreendedorismo, passe para o desenvolvimento da loja virtual. Neste ponto, escolha a melhor plataforma e-commerce que puder. Sugiro a VTEX, que é headless e, por isso, possibilita integrar aplicações de terceiros facilmente. Além disso, ela permite criar um comércio unificado e omnichannel, ideal para o ambiente econômico da Espanha. A VTEX também tem live commerce, conversational commerce, e estratégia de envio com vários recursos logísticos.
3 – Lançamento
Assim que você passar a etapa de criar loja virtual na Espanha, o passo seguinte é fazer o lançamento. Lançar um e-commerce é dizer ao mercado, “olha, estamos aqui!”. Para fazer isso, use todos os recursos de comunicação publicitária que puder. Por exemplo, use os links patrocinados para obter tráfego pago, divulgue a notícia por meio de assessorias de imprensa, avise a comunidade via redes sociais e via Marketing de Influência. Dê o seu jeito!
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4 – Marketing
Criar loja virtual na Espanha e lançá-la no mercado não é o bastante. É necessário anunciá-la todos os dias para, desse modo, gerar audiência e vendas. Sendo assim, invista em diferentes tipos e canais de Marketing como o Marketing de Conteúdo, o Social Marketing e o Inbound Marketing, além dos anúncios patrocinados. É importante contar com uma plataforma de automação de Marketing para diminuir o trabalho manual, obter maior economia de tempo e diminuir os custos de divulgação.
5 – Otimização
Otimizar é nada mais do que medir e melhorar os indicadores de performance, isto é, as métricas da sua loja virtual. No e-commerce, uma das métricas mais importantes é a taxa de conversão. Você pode, neste caso, contratar um serviço de Conversion Rate Optimization (CRO), o qual lhe ajudará a medir e otimizar a taxa de conversão ao longo do seu Funil de Vendas. Esse tipo de serviço é fornecido por agências de Marketing Digital.
6 – Evolução
Parabéns, você realizou o sonho de criar loja virtual na Espanha. Mas agora é preciso fazer com que ela evolua. O universo do e-commerce evolui muito rapidamente e é necessário acompanhar esse processo. Novas aplicações são criadas todos os dias e você precisa ficar atento para selecionar as melhores e integrá-las na sua loja. Contar com uma plataforma headless como a VTEX ajuda muito, pois ela trabalha com APIs que facilitam a integração de apps de terceiros e novos apps do mercado.
SUPORTE PARA DESENVOLVER LOJA VIRTUAL NA ESPANHA
Para quem precisa de suporte para criar loja virtual na Espanha, recomendo contratar uma agência especializada. A Agência e-Plus, por exemplo, é uma agência de e-commerce, Marketing Digital e Inbound Marketing brasileira, mas com atuação em mais de dez países da América e Europa como Espanha, Portugal, Costa Rica, Argentina e Chile, por exemplo.
Ao longo de mais de dez anos, a Agência e-Plus já desenvolveu lojas virtuais para marcas de médio e grande portes como a Pirelli, Speedo, Pierre Cardin e Wahl. Criamos também a loja virtual da Embelleze na Espanha e em Portugal. Temos um portfólio com cerca de 400 clientes e o próximo, esperamos, poderá ser você.
A Agência e-Plus é certificada em tecnologias VTEX. Ela é reconhecida globalmente pelo Quadrante VTEX como uma agência com alta capacidade de execução de projetos de e-commerce e conhecimento avançado na área técnica. Além disso, a Agência e-Plus conta com certificação nas plataformas de automação de Marketing RD Station e E-goi, e certificação em Google Ads e Meta Ads. Para contratar o nosso suporte para criar loja Virtual na Espanha clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro: